PASSEIOS (cá dentro): Palácio da Pena, um destino encantado


Ao ler o artigo sobre Monserrate, inspirei-me e fui até Sintra num Domingo à tarde. Deixámos o carro num parque perto do centro da vila, e começámos a nossa caminhada rumo serra acima. Decidimos que íamos visitar o Palácio da Pena e por momentos arrependemo-nos de não ter levado o carro até lá a cima, mas pelo exercício, vista e aromas valeu bem a pena a pedalada. Chegámos à bilheteira e optámos por um passe valido por 30 dias que inclui entrada no Palácio da Pena, no Convento dos Capuchos, no Castelo dos Mouros e no Palácio de Monserrate. Ao ultrapassar os portões de entrada dos jardins do Palácio da Pena a fome apertava, era preciso restabelecer o depósito de energia, como não havia grandes opções fomos conhecer a cafetaria do Palácio. Grande, simples, cores inócuas, uma vista bonita, os preços menos (ai minhas ricas queijadas da Piriquita..).
Depois de recarregar baterias entrámos no Palácio. De arquitectura romântica e ao mesmo tempo gótica, ficamos realmente surpreendidos com preservação de tudo, desde o mais ínfimo pormenor da pintura das paredes, ao mobiliário, e aos talheres. Um labirinto de secções, cada uma com a sua função, o Palácio parecia ainda ter cheiro a vida de outros tempos. Uma ala que muito me chamou a atenção foi a Sala dos Veados, circular, branca e vazia. Os únicos elementos decorativos eram as várias cabeças de veados pregadas na parede. Este salão tinha como função a recepção de convidados para festas e nunca foi utilizada para tal na altura da sua construção embora hoje em dia se possa alugar para eventos, exposições etc.
Depois de ver por dentro, era altura de ver por fora. Investigámos a vista de todos os terraços em todas as perspectivas possíveis. É possível alcançar lá bem ao fundo a outra margem longínqua, o amarelo da areia das praias, o azul do céu inesgotável, o verde luxuriante da serra.
A tarde passou num ápice e como o parque do Palácio fecha às 18h apressámo-nos a descer até à saída. Ainda assim deu para espreitar a fauna e flora dos jardins: muitos brincos de princesa e hortenses compunham o espaço e encontrámos até algumas salamandras em pequenos laguinhos de águas estagnadas.

A caminhada para baixo foi refrescante e mais vigorante (já que era a descer). Para nos aquecer fomos ao Estrada Velha quando chegámos à vila, beber um chá de limão e comer uma mega tosta mista.
E assim se passou um Domingo que abre a época de mais Domingos frios mas solarentos, que chamam por programas confortáveis e aconchegantes.

Palácio da Pena
Situado a 4 Km do centro histórico, dentro do Parque da Pena.
Estrada da Pena
2710-609 Sintra
Tel.: 219 105 340

Estrada Velha
Morada: Rua Consiglieri Pedroso 16
Sintra
Tel.: 219 234 355

Exibições: 1528

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Rui Correia Sampaio em 19 Maio 2011 às 23:51
Sintra faz parte do nosso rico património (respiro o seu ar todos os dias).
Comentário de Pedro Castanheira em 14 Novembro 2010 às 11:00
Sintra faz parte de um conto de fadas, seja qual for o ângulo em que a vemos, é sempre bonita. A fantasia e as lendas que a formam, dão uso ao nosso imaginário e transportam-nos aos séculos passados com o conforto deste século. São passeios que não devemos perder. Bonoto Joana
Comentário de manuela flaspoehler barreto em 7 Novembro 2010 às 16:47
Boa ideia Joana! Para seguir as suas pegadas numa destas tardes Outonais ou de Inverno solarento!
obrigada!
Comentário de João Miguel de Carvalho Jorge em 3 Novembro 2010 às 12:20
Quando o trabalho abrandar........ estou desejoso :|
Comentário de Ana Pracaschandra em 3 Novembro 2010 às 11:59
Joana! Fantástico! Há anos que não vou ao Estrada Velha e é tão bom! ;) Também tenho um passe desse de um mês para usar e o tempo está a esgotar-se :(. Baby quando é que temos tempo? lol
Comentário de Ana Tomasi em 2 Novembro 2010 às 17:13
Boa dica Joana. Sintra é de facto um destino de eleição e está recheada de Palácios para visitar. O da Pena é um dos mais bonitos!
Comentário de João Miguel de Carvalho Jorge em 2 Novembro 2010 às 16:58
Já fiz quase o mesmo, mas deixei o carro mais perto palácio. mas vale a pena respirar aquele ar fresco !!! Até parece que comemos um pacote de Halls, o palácio é espectacular, e a vista fenomenal !!!!
Explorem bem as muralhas ;)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço