PASSEIOS (cá dentro): Sagres à beira mar plantado

Sagres é a localidade portuguesa situada no ponto mais ocidental do país e está inserida no belissímo parque natural da costa vicentina.

Chegar ao concelho da Vila do Bispo é experimentar um Algarve diferente, um Algarve descontraído, mais natural e envolto num misticismo único. Uma região onde a natureza selvagem por desvendar se alia a um património cultural muito rico, pronto para ser descoberto.

Terra dos Descobrimentos, Sagres é uma pequena vila muito simpática que se caracteriza pela simplicidade e pela boa energia que transmite. Essencialmente piscatória, nesta vila as pessoas aproveitam o que de melhor o mar e a terra têm para oferecer, o que proporciona uma gastronomia tipicamente algarvia, muito rica, saudável e variada. Os alimentos em destaque são peixes e mariscos variados, carne de caça, os doces regionais confeccionados à base de amêndoa, gila e ovos, e os licores tradicionais são o medronho e a aguardente de figo.

Esta localidade não é apenas conhecida pelos seus atributos óbvios mas, principalmente, por ser a “terra do vento”! Sabe quem já lá esteve a que me refiro. Aqui os ventos encontram-se e desencontram-se, envolvem-se e lutam entre si, varrendo tudo à sua passagem. Por esse mesmo motivo, esta zona é das mais procuradas pelos surfistas. Aqui situam-se dos mais belos paraísos do surf português. Do alto das grandes e retalhadas falésias pendidas sobre o mar, vislumbram-se enseadas, baías e as mais sublimes praias de mar revolto, onde as ondas são constantemente rasgadas pelas rápidas e ágeis pranchas de surf.

 

Uma região a explorar, um verdadeiro paraíso não só para surfistas mas para todos os amantes da natureza, dispostos a percorrer caminhos incertos, escalar falésias, contactar com vários animais como raposas, linces, águias ou golfinhos, e ainda andar constantemente com o cabelo ao vento. Com uma gastronomia deliciosa, características favoráveis à prática dos mais variados desportos (trecking, vela, passeios de barco, pesca, mergulho, windsurf, surf, kitesurf e golf), boas ondas e praias desertas onde estas praticamente não se manifestam, este destino tem tudo para agradar a gregos e a troianos.


Esta região caracteriza-se também pelo seu legado histórico, que inclui várias dezenas de menires erguidos entre 3000 e 4000 A.C. comprovando a presença humana neste território desde o período Neolítico, e pelo património cultural de grande importância histórica. Entre os vários locais sagrados destaca-se a Fortaleza de Sagres que, construída a mando do Infante Dom Henrique com o objectivo de enviar as suas embarcações rumo à descoberta, é hoje uma das maiores atracções da região. Considerada monumento nacional, foi construída no século XV e é composta pelo torreão, pela igreja Nossa Senhora da Graça e por uma rosa-dos-ventos com cerca de 43 metros de diâmetro desenhada no chão. A Fortaleza oferece uma vista esplendorosa sobre o Oceano Atlântico e sobre as arribas escarpadas onde as ondas batem violentamente. O vento invade-nos com um intenso cheiro fresco a maresia que nos limpa os pulmões e purifica a alma. Aberto ao público, este local é muito visitado pelos curiosos mas também por todos aqueles que buscam paz e harmonia nos seus pensamentos mais profundos.

 


A cerca de 6 km de Sagres situa-se o famoso Cabo de São Vicente, o ponto mais a sodoeste da Europa, onde a costa ocidental se encontra com a recortada costa meridional. Apelidado de “Promontorium Sacrum” pelos romanos, era considerado um local sagrado, dedicado ao Deus Saturno e só podia ser visitado durante o dia, pois a noite era reservada aos deuses. Este “fim do mundo”, fustigado constantemente pelas ondas furiosas e traiçoeiras que cavam grutas a cada investida, teve outrora uma grande importância para os navegadores da época dos Descobrimentos que seguiam a luz do altivo farol á beira abismo plantado.


Perfeito para quem quer aproveitar o calor na praia, provar a gastronomia típica, beber um copo nos bares chill out e dançar ao som do reggae. Imperdível para os apreciadores da natureza, do mar selvagem, da calmaria e da simplicidade. Um lugar sagrado, abençoado pelo mar e adoptado pelo vento.

 

 

Guia de praias:

Burgau

Cabanas Velhas

Boca do Rio

Salema

Figueira

Furnas

Zavial

Ingrina

Barranco

Martinhal

Mareta

Tonel

Beliche

Telheiro

Ponta Ruiva

Castelejo

Cordoama

Barriga

Murração

 

 

Festas
22 Janeiro - Festa de S. Vicente na Vila do Bispo
24 Março - Festa de Nossa Senhora da Encarnação
28 Junho - Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
13, 14 e 15 Agosto - Festas de Sagres - Padroeira Nossa Senhora da Graça
20, 21 e 22 Agosto - Festas de Burgau
7, 8, 21 e 22 Agosto - Festas de Barão de S. Miguel
29 Agosto - Festa do Banho 29
2º fim-de-semana de Setembro - Feira anual e festa na Raposeira
3º fim-de-semana de Setembro - Feira anual na Vila do Bispo
8 Dezembro - Festa da Nossa Senhora da Conceição

 

 

Especialidades gastronómicas
Percebes
Moreia Frita
Massada de peixe

 

 

Onde dormir

Parque da Floresta 
Vale do Poço - Budens

Budens
8650-080 - Vila do Bispo 


Martinhal Beach Resort & Hotel
Quinta do Martinhal, Apartado 54
8650-908 Sagres - Portugal
Tel.:282 240 200

Pousada do Infante
Dr. João Portugal
8650-385 Sagres
Tel.: 282 620 240

 

Navegador
Rua Infante Dom Henrique
8650-376 Sagres
Tel.: 282 624 354

 

 

(Fotos retiradas de www.google.pt)

Exibições: 1873

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Erica Duarte em 24 Fevereiro 2011 às 1:21
Ao Sagres Surf Fest :) Adoroo!
Comentário de Hugo França em 23 Fevereiro 2011 às 14:54
Adoro Sagres, fui a 2 anos atrás a um festival e este ano tb vou.
Comentário de Erica Duarte em 22 Fevereiro 2011 às 21:00

Sagres é, sem dúvida, uma zona a visitar no algarve. Menos caótica que os sítios mais turisticos, mas igualmente bela :)

Comentário de Filipe Amorim em 22 Fevereiro 2011 às 15:38
É um local a visitar quando voltar ao Algarve
Comentário de Maria Costa Domingues em 22 Fevereiro 2011 às 15:36
Fui a Sagres há dois anos atrás. Espero voltar este Verão à "terra do vento".
Comentário de Aldeia da Pedralva em 22 Fevereiro 2011 às 15:00
Podem tambem ficar na Aldeia da Pedralva... Turismo de aldeia... 24 casas típicas numa aldeia que resurge das cinzas !!! Vale a pena !!!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço