PASSEIOS (cá dentro): SAGRES - O que de melhor a natureza nos pode oferecer

Mais do que uma simples vila, é uma forma de estar e viver...

Descubra os encantos da Vila de Sagres e o concelho de Vila do Bispo, com 60% da sua área inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é um dos poucos locais da região do Algarve onde a natureza selvagem, aliada a um património histórico cultural riquíssimo, se mantém intacta.


A pequena vila de Sagres está rodeada de praias maravilhosas e muitas vezes desertas, embora o mar seja aqui mais frio e perigoso do que na costa sul algarvia. Tal é o caso das praias de Telheiro, Ponta Ruiva, Beliche, Tonel (óptima para os praticantes de surf) e Martinhal, onde há uma escola de desportos naúticos para esqui aquático, surf e windsurf. As praias na zona, como as de Castelejo, Barriga e Cordama, não foram estragadas pelo turismo e apresentam todas areia fina e rochas no fundo de escarpadas falésias.

A visitar....

A Fortaleza de Sagres, que ainda mantém a sua orgulhosa altivez, foi mandada construir pelo infante Dom Henrique, com intuito defensivo. A sua origem remonta, pois, ao século XV, embora tenha sofrido várias alterações desde essa altura. No seu interior, e provavelmente do mesmo século, uma gigantesca rosa-dos-ventos, com mais de 40 metros de diâmetro, está desenhada com pedras no chão.

Cabo do São Vicente, diziam na Antiguidade (século VI a. C.) que este lugar era dedicado a Saturno, e que "assusta pelos seus rochedos, este ponto da rica Europa, que entra pelas águas salgadas do oceano povoado de monstros".
No período romano, é Estrabão que alega ser "o ponto mais ocidental da Ibéria, onde não é permitido oferecer sacrificios nem pernoitar, pois dizem que os deuses o ocupam a essas horas". E o povo de Sagres concluía que o Sol deste lugar emitia ruído quando se punha em cada dia...

Budens possui uma igreja matriz do século XVIII com altares em talha dourada, e duas bonitas ermidas: a de Santo António, que oferece um panorama da paisagem verdejante em redor, e a de São Lourenço, com um belo frontal de altar em azulejos do século XVIII. Nas proximidades, alguns moinhos abandonados, hoje apenas pitorescos e decorativos. Outro ponto de interesse é a pequena Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, surge isolada no meio do arvoredo circundante, simples e romântica na sua nudez, caracterizada pelos estilos romano e gótico.

Onde ficar...

Memmo Baleeira


Apenas a 5 minutos a pé do centro histórico de Sagres, o Memmo Baleeira Hotel oferece quartos elegantes e decoração contemporânea com janelas do chão ao tecto. Goza de vistas panorâmicas, 2 piscinas e de um spa.

memmohotels.com

Pousada de Sagres - Infante
Este hotel tem uma localização magnífica na costa, com vista para o Oceano Atlântico. Esta área é perfeita para umas férias relaxantes, passeando pelas praias desertas ou descobrindo a beleza da região.
A Pousada do Infante oferece mais do que apenas a localização ideal. Também dispõe de instalações excelentes, tais como uma piscina exterior, campos de ténis e um restaurante que serve uma cozinha de primeira categoria


pousadas.pt

Mareta View - Boutique Bed & Breakfast

Este estabelecimento de dormida e pequeno-almoço, situado na vila de Sagres, tem vista sobre a Praia da Mareta e as transparentes águas do Oceano Atlântico, impressionando pela qualidade do seu serviço.
Recentemente remodelado, o Mareta View - Boutique Bed & Breakfast apresenta 17 quartos, 8 dos quais têm uma fabulosa vista sobre o mar das suas espaçosas varandas privadas. Relaxe no conforto do seu quarto moderno e veja televisão por satélite.Durante o pequeno-almoço no Jardim Tropical, poderá sentir a brisa marinha. Faça uma visita ao jacuzzi e maravilhe-se com a vista panorâmica.


maretaview.com

Martinhal Beach Resort & Hotel

O Martinhal é um resort de 5 estrelas, situado no Parque Nacional do Sudoeste Alentejano, com vista sobre a praia de Sagres. Aqui encontrará disponível alojamento de luxo, fantásticas comodidades de lazer e de refeições.
O resort oferece uma escolha de acomodações de luxo, incluindo um hotel de estilo boutique, espaçosas moradias privadas, adequadas para famílias, que ostentam uma piscina privada.
As instalações de lazer no complexo incluem piscinas, campos de ténis, um centro de fitness, spa e um campo desportivo multi-usos.


martinhal.com

Casa Azul

Oferece acomodações a preços acessíveis no coração da aldeia de Sagres. As atracções nas proximidades incluem o Forte da Baleeira e a Fortaleza de Sagres.
Os quartos têm uma decoração moderna e estão mobilados de forma simples. Alguns quartos oferecem vistas magníficas do Cabo de São Vicente e da Fortaleza de Sagres.

casaazulsagres.com

Se pretende ficar por Sagres mais do que quatro dias, deixo algumas sugestões de casas para arrendar...

homelidays.com
villarenters.com


Um local a ser descoberto e explorado por quem estiver disposto à incerteza de do trilho a seguir, à “chatice” de voltar para trás no meio da poeira, e ao “incómodo” de descer a falésia para chegar ao areal...

Exibições: 1653

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço