PASSEIOS (cá dentro): Sintra, Castelo dos Mouros


ponte..., manhã cinzenta, praia desaconselhavel, hipotese alternativa, ida até Sintra, ao assalto do Castelo dos Mouros. Rampa da Pena subida. Chegada ao átrio do Palácio da Pena, e volta e meia, retro, para parar no parque gratuito. A pé, depois para trás, para a entrada do Castelo, frente a uma inestética construção moderna de quiosque, de aluminio.. Tipo Mc Donalds. Lida a descrição em português do painel, entrada no Jardim do Castelo. Ninguém à entrada, e nehuma placa de bilhetes, tickets etc. Ou indicação de preço de entrada.

Subida então, ao longo das veredas de musgo, pedra, gravilha e sombras centenárias. Ao cimo, quase, entre àrvores, panos de muralha com ameias, e entre as àrvores a bandeira das quinas. Mais subida a arfar, pela encosta, em reparação, entre dumpers e calceteiros, e travessia de meia porta de ferro.
Salta aqui, ao caminho, um portageiro. Bilhetes? Mas quais bilhetes? Tem de comprar bilhetes à entrada!, pois que nao se viu sinal, e sem interessar que haja, ou não, cartão de jornlaista, não, nem para tirar fotos. Proibidas sem bilhetes! Nem mas, nem meio mas. Então, e comprar ali mesmo, ao portageiro? Que não, só na entrada em baixo, no tal aluminico mac donalds anti turistico.

Entretanto, chega mais um casal, e repete-se a cena. Não tem bilhete, não entra. Mais protestos, mais negas. Pouco mais de minutos, e outro casal no mesmo logro. Sem bilhetes, meninos e meninas não entram, não é só a Luluzinha que não entra. E chegam mais, estrangeiros. Cultissimo e bilingue, o adamastor porteiro dispara. Tickects! No tickects no way! Ninguém passa, no passaran! Junta-se já uma multidão entre o desapontada e o irritada! Isto não é turismo! Porque não se vendem bilhetes na entrada do Castelo? Porque é que, uma vez aí chegados, e esfalfados, quem queira prosseguir, tem de descer a encosta, e reentrar no patamar de partida, e voltar a subir tudo outravez? Os turistas não querem percorrer uma prova de manutenção! Porque não está expresso e explícito à entrada do Jardim que se tem que comprar bilhetes? E o preço?


Regressado à base da montanha, dita Monte da Lua, rumo ao stand inestético, e vai de se pedir o livro de reclamações. Era ilegal e obsoleto, e assim, reza a primeira reclamação. E seguem logo as outras: Que nao é explicito, nem claro, nem visivel a necessidade de comprar bilhetes, à entrada do Jardim do Castelo. Que não se compreende que na entrada do Castelo não se vendam bilhetes. Que tudo isto é um péssimo serviço ao Turismo Nacional em geral, e ao Municipal de Sintra em particular. Ficou escrito. E ficam as fotos possiveis. Para parar a autocaravana há um magro espaço ao lado do tal pavilhao de postais e bilhetes. Alternativa, o parque de estacionamento à direita e imediatamente antes do largo fronteiro à entrada do Palácio da Pena.

Do Monte, onde todos andam na Lua. Autarcas e gestores!

Exibições: 1048

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Luis Nandin de Carvalho em 6 Novembro 2010 às 6:35
YES...
e este sábado (hoje) vou ate Aljubarrota...com a Carolina, numa visita cultural, turistica e gastronómica ao estilo MYGUIDE. Desta vez de carro. Depois deixo fotos! bjs.
PS
aqui tens um texto meu de 2009 que se fala na Batalha e Aljubarrota:
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2009/01/reuniao-de-autocaravanistas-no-ii.html
Comentário de Helena Banet Carvalho em 5 Novembro 2010 às 22:24
Sintra
Pois é Luis, tens que antes da visita te informar se nao se podem comprar bilhetes pela internete, e pedir as autarquias o livro de reclamaçoes Electronico... ou o simplex de socrates nao inventou essa.
Muito giro, Ha uma menina com um ar de familia no portao.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço