PASSEIOS (cá dentro): Vamos a Cascais?

Já foi uma das estâncias balneares mais famosas da Europa e até há umas décadas ainda havia lisboetas a lá chegar, carregados de armas e bagagens, para passar o Verão. Redescubra o prazer de visitar Cascais.


Se procurarem bem nos álbuns de fotografias mais antigos, alguns lisboetas conseguem descobrir vestígios de umas férias passadas em Cascais ou no Estoril. Até inícios da década de 70, havia quem fizesse malas e ocupasse uma casa a não mais de 30 quilómetros da morada habitual e, sim, sabia a férias, diz quem se recorda da experiência.


As “férias na Linha” eram procuradas por muitos nacionais e estrangeiros, ávidos do seu clima ameno, mar de águas serenas, diversão nocturna e de um certo glamour herdado dos tempos em que a aristocracia europeia aqui se refugiava. Com o passar dos anos, esse ambiente ficou agarrado às paredes das suas casas apalaçadas, aos hotéis, a hábitos e até a algumas das suas gentes que ainda a povoam. Mas há mais para além de nostalgia em Cascais…

Cheira a férias!
É o perfume da maresia, claro, que marca de imediato quem chega a Cascais e que, mesmo estando distraído da presença do mar, começa a ter os primeiros sintomas do recém-chegado a férias. A costa do Estoril é marcada por uma série de pequenas praias bem equipadas, dotadas de agradáveis esplanadas e ladeadas por um paredão que apetece percorrer. A estas praias junta-se a do Guincho, fustigada pelas vagas do Atlântico e dona de uma belíssima paisagem, muito frequentada por surfistas.
O património natural do concelho tem, pois, como trunfo maior a sua costa, integrada, em boa parte, no parque natural de Sintra-Cascais. De salientar ainda as arribas rochosas que se estendem até ao Guincho e que oferecem esse extraordinário espectáculo natural que é a Boca do Inferno, um vasto anfiteatro rochoso batido pela fúria das ondas.

Mas os odores chegam também das grelhas ao ar livre onde cozinha o bom peixe da região. Em terra de pescadores não faltam restaurantes, sobretudo, claro está, de especialidades de peixe e marisco. Destacam-se os da Estrada do Guincho, que aliam ementas de qualidade a uma belíssima vista de mar.
Se o que se quer é agitação, então é no centro da vila que se deve ficar. A Rua Direita e o Largo de Camões contam com esplanadas e comércio típicos de um destino de férias. Ainda junto à Baía de Cascais, a Marina oferece uma grande escolha de restauração e comércio de artigos náuticos, utilidades e moda.


Locais a visitar:

 

Centro Cultural de Cascais


Espaço de intensa actividade cultural, mais vocacionado para as artes plásticas, desde que abriu as portas, em 2000, alberga exposições de pintura nacionais e internacionais.
Horários: Terça a domingo, das 10h às 18h
Av. Humberto II de Itália
214848900
Site: Centro Cultural de Cascais


Casa das Histórias Paula Rego


Inaugurada em Setembro de 2009, a Casa das Histórias Paula Rego foi projectada pelo arquitecto Eduardo de Souto Moura para receber a obra da mais internacional artista portuguesa. A sua colecção integra obras de pintura, desenho e gravura da artista, a que se junta uma série de obras do pintor e crítico de arte Victor Willing, seu marido já falecido. Dispõe de auditório, cafetaria, esplanada e loja com produtos originais.
Horários: 10h às 19h (Verão), 10h às 18h (Inverno)
Av. da República, 300
Site: Casa das Histórias Paula Rego


Farol –Museu de Santa Marta


Abriu as portas ao público como espaço de lazer em 2007. A maioria das peças expostas foi restaurada e depositada pela Marinha Portuguesa/Direcção de Faróis. Para além da antiga residência do faroleiro, podemos ver as plataformas das baterias, viradas para o mar, e o centro de documentação e desfrutar da esplanada da cafetaria.
Horários: Terças a domingos, das 10h às 19h (Maio a Setembro), das 10h às 18h (Outubro a Abril)
R. do Farol


Museu Biblioteca dos Condes de Castro Guimarães
Localizado na Torre de S. Sebastião, um notável exemplar de arquitectura romântica de veraneio, e envolvido por um extenso jardim, este museu foi recentemente modernizado.
Do seu espólio destacam-se as colecções de mobiliário dos sécs. XVI ao XIX, pintura dos sécs. XVIII ao XIX, azulejaria portuguesa e hispano-árabe dos sécs. XVI ao XVIII, prataria dos sécs. XVI, XVIII e XX, porcelana oriental, etc. A Biblioteca contém várias preciosidades, nomeadamente a Crónica de D. Afonso Henriques e muitas encadernações armoriadas do séc. XVIII.
Horários: Terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Sábado e domingo, das 10h às 13h e das 14h às 17h
Av. Rei Humberto II de Itália


Casa da Guia
Nesta quinta oitocentista de dois hectares, com uma vista deslumbrante sobre o oceano, os recantos sucedem-se. À beira da falésia, alguns restaurantes e esplanadas oferecem o prazer de uma refeição a qualquer hora do dia. No exterior podem encontrar-se ainda quiosques de jornais, um viveiro de plantas, um espaço infantil, algumas lojas e um anfiteatro ao ar livre.
No centro da propriedade ergue-se a antiga residência dos condes de Alcáçovas, que alberga no seu interior vários tipos de lojas e serviços.
Av. Nossa Senhora do Cabo, 101
Site: Casa da Guia


Restaurantes, geladarias e esplanadas:


Sabores dos Alpes
Gastronomia típica das montanhas, com especialidades como Fondue, Raclette ou Charbonnade.
R. da Torre, 1155 F
Tel.: 210 996 296
Site: Sabores dos Alpes


5 Sentidos – Casa do Largo
Dentro do conceito inspirado nos gastro-pubs de Londres, aqui é possível saborear uma refeição a qualquer hora do dia, ao mesmo tempo que se ouve música e se aprecia uma exposição de artes plásticas.
Lg. Assunção, 6
Tel.: 961 571 194


Fortaleza do Guincho
Restaurante que exibe uma estrela Michelin, serve especialidades francesas e nacionais criadas pelo Chefe Vincent Farges.
Estrada do Guincho
Tel.: 214 870 491
Site: Fortaleza do Guincho


Santini
É uma tradição com décadas: passear pela Rua Direita enquanto se saboreia um cone do famoso gelado feito em Cascais.
Av. Valbom, 28
Site: Santini

Artisani
Gelados de fabrico artesanal, servidos em frente ao mar.
Paredão da Praia da Duquesa
Tel.: 214 835 680


Blue Bar Baía
No terraço do Hotel Baía, uma esplanada para apreciar os fins de tarde com um cocktail na mão.
Av. Marginal, Baía de Cascais
Site: Hotel Baía


Onde dormir:


Hotel Cascais Miragem *****

Av. Marginal, 8554
Tel.: 210 060 600
Site: Hotel Cascais Miragem

 
Hotel Albatroz Cascais *****
R. Frederico Arouca, 100
Tel: 214 847 380
Site: Hotel Albatroz Cascais


Farol Design Hotel *****
Av. Rei Humberto II de Itália, 7
Tel.: 214 823 490
Site: Farol Design Hotel


Grande Real Villa Itália Hotel & SPA *****
R. Frei Nicolau de Oliveira, 100
Tel.: 210 966 000
Site: Grande Real Villa Itália Hotel & SPA

Se ficou com vontade de saber mais sobre este concelho, consulte o guia BestGuide Cascais, Sintra & Oeiras. Pode adquiri-lo aqui

Exibições: 4379

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de ana dias em 28 Julho 2011 às 20:34
Optima dica, ja algum tempo que quero visitar estes locais
Comentário de Marina Soares em 11 Julho 2011 às 12:25

Outro dia almocei no Centro Cultural de Cascais, que não conhecia, e está-se lá muito bem na esplanada interior que faz pensar num claustro. A comida também era óptima, mas só me ficou na memória a tarte de pera da sobremesa!

Comentário de Joana Sá Pinto em 6 Julho 2011 às 11:03
O Santini rules há mais tempo, Joana. ;) Não há nada como aquele gelado de morango! E é engraçado porque também tenho umas memórias bem antigas, de andar a passar por Cascais, com a mão do meu pai de um lado e o gelado do outro!
Comentário de Joana Schmidt Costa em 5 Julho 2011 às 15:56
Artisani!!! Artisani rules!! :p

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço