PASSEIOS (cá dentro): Yellow Bus, uma forma diferente de ver Lisboa

Conhecer Lisboa do alto de um Yellow Bus não é apenas coisa para turista. Fomos experimentar o bilhete de 48 horas, que junta três circuitos em autocarros panorâmicos com o passeio em eléctrico histórico, e voltámos rendidos.

A ideia do bilhete Lisbon Premium 4 in 1, da Yellow Bus, é dar a conhecer, não só as principais zonas de interesse da cidade – Belém; Alfama, Mouraria e Castelo; Baixa; Parque das Nações… - como a história de ruelas esquecidas, de prédios com história, das novas construções. E não diga já que não lhe interessa, que só está em Lisboa de passagem, para trabalhar, ou que já conhece tudo. Haverá certamente muito por descobrir. Acerte a bússola, organize a sua agenda e prepara-se para umas horas bem passadas, e bem recheadas de pormenores muito interessantes. Prove um pouquinho mais da cidade que, por obrigação ou por herança, é muito sua. Torne-a ainda mais de si!

Hills Tramcar Tour

A viagem “Hills Tour” começa no Terreiro do Paço e tem a duração média de 1h20, se quiser fazer o percurso todo de seguida.Um eléctrico histórico levá-lo-á pelos bairros tradicionais de Lisboa. E não, não encontra o aviso quanto aos carteiristas: aqui, há um lugar para cada passageiro, não necessita de fazer a viagem em pé. E tem um guia à sua medida, pois receberá uns auscultadores onde poderá ouvir um pouco acerca da história dos sítios por onde vai passando. É assim que ficamos a saber que a Mouraria recebeu esse nome porque os mouros não podiam viver junto aos cristãos; ou que Lisboa é a cidade das sete colinas porque se queria equiparar a Roma, que tem sete colinas; ou que nenhum sítio é a casa do fado como Alfama, com ruas estreitas e, por vezes, sem saída; e ainda que não há outro bairro, como o de Santo António, onde haja tantos restaurantes, casas de Fado e cordas da guitarra portuguesa. Mas na Estrela, na Lapa e na Bica, até passar pela Praça do Município e regressar ao ponto de partida, muitas páginas de história tem ainda por desvendar.

 Olisipo Tour

Aproveite e vá conhecer um pouco mais. Temos a certeza de que vai querer aproveitar todos os percursos, e que vai voltar a apaixonar-se pela capital.

O ponto de partida é agora a Praça da Figueira. E a perspetiva também é outra. A viagem de cerca de 1h45 é feita num autocarro de dois andares que, com certeza, fará com que veja as coisas de outra forma... mau seria se, a 4 metros e meio de altitude, não achasse algo de diferente na paisagem. Se optar pela “Olisipo Tour”, o autocarro passa pela Casa dos Bicos, e faz uma paragem de pouco mais de um minuto junto ao Museu do Fado para lhe explicar a origem desta tão nobre canção, escrita pela dor e separação na época dos descobrimentos. “Uma rosa a florir na tapada”. Vai ouvir este trecho algumas vezes, o guia áudio tem como banda sonora o fado. “Lisboa tem cheiro de flores e de mar”.

Continua por Santa Apolónia, o Porto de Lisboa, que viu chegar à Europa as primeiras peças de ouro e prata. Segue-se a Marina de Lisboa, banhada pelo tão nobre rio Tejo. O Oceanário, o maior da Europa, segundo maior do mundo, casa de mais de 20 mil exemplares marinhos, de 200 espécies. A Torre Vasco da Gama. A viagem continua, e ainda há tempo para passar pela Igreja de Alvalade, dar uma espreitadela no maravilhoso lago do Jardim do Campo Grande, a Praça de Touros do Campo Pequeno, que, apesar de reformulada há pouco tempo, conta já com uma antiga história. Sabia que, antes das batalhas, era ali que muitos dos cavaleiros se preparavam, com touros? E sabia que a Avenida da Liberdade foi criada à semelhança dos Campos Elísios? E como a cada esquina encontramos um cheirinho a fado, vai poder também passar juntinho, não à “Casa da Mariquinhas”, mas sim à Casa – Museu Amália Rodrigues.

Tagus Tour

Na Praça da Figueira, o rumo agora é outro. O “vento” vira a bússola para os lados de Belém, e aqui iniciamos a “Tagus Tour”. Desta feita, tem a possibilidade de passar pelo Marquês de Pombal, pela Basílica da Estrela, ou mesmo pelo Museu dos Coches. Mas ajustar velas para os lados de Belém e não conhecer a Torre de Belém, o Museu do Oriente ou mesmo o Padrão dos Descobrimentos é a mesma coisa que ir a Roma e não ver o Papa.

Se quiser conhecer o Palácio da Ajuda ou o Museu de Etnologia pode seguir viagem no “Belém Tour”, um mini-bus descapotável que percorre os arredores de Belém. O ponto de partida é nos Jerónimos.

As cabeças ainda se agitam quando veem o autocarro de dois andares a passar. Vai ser confundido com mais um estrangeiro curioso, e são poucos aqueles que ouvimos falar português, para além do motorista. Mas a cidade ganha todo um outro encanto. Tivemos a sorte de o sol ter sido companheiro, e se soubéssemos o que sabemos hoje, pois bem, o protetor solar tinha ido na mala. Se passa todos os dias pelo Cais Sodré, por Belém ou mesmo pelo Marquês de Pombal, garantimos-lhe que passará a ver estes sítios com outros olhos, e observar pormenores que lhe escapam no quotidiano agitado.

Preços: 22,5€, gratuito para crianças dos 4 aos 12 anos

Locais de venda: Online, Praça do Comércio, Praça da Figueira, Elevador de Santa Justa, Rede de agentes oficiais, ou ainda a bordo do veículo.

Tel.: (+351) 21 361 31 93

Exibições: 8011

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Pedro Castanheira em 30 Maio 2013 às 10:26

É um passeio diferente e bonito ver Lisboa de cima de um autocarro descapotável. Se tiverem paciência conversem com algum turista que esteja a fazer a mesma viagem e irão aperceber-se da boa imagem com que eles ficam da nossa cidade.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço