PASSEIOS (cá dentro): Guimarães: 3, 2, 1… 2012!

Guimarães é Capital Europeia da Cultura. A cidade berço da nação abre os braços aos visitantes com um programa cultural recheado e o seu rico património bem evidenciado.


Guimarães tem razões para festejar com mais entusiasmo a chegada do novo ano. 2012 vai agitar a cidade que este ano é Capital Europeia da Cultura.

A programação cultural foi lançada oficialmente no dia 14 de Dezembro e é organizada em quatro tempos: Tempo de Encontros (Janeiro a Março), Tempo para Criar (Março a Junho), Tempo Livre (Junho a Setembro) e Tempo de Renascer (Setembro a Dezembro), com programas adaptados nas áreas culturais de cinema e audiovisual, música, artes performativas e arte e arquitectura.

Na apresentação foram adiantados alguns nomes como La Fura dels Baus, Wim Mertens, Pedro Burmester, Pat Metheny, Companhia Rosas, Ute Lemper e Ivan Lins. Esteja atento à Agenda Myguide que anunciará, ao longo do ano, os vários eventos pertencentes à programação de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 (http://www.guimaraes2012.pt/).

Mas a verdade é que esta cidade, berço da nação, é só por si um museu e um destino turístico cheio de interesse, palpitante de vida e agraciada com a hospitalidade minhota. Fizemos uma selecção dos locais a não perder, na cidade que este ano estará ainda mais vibrante!


LOCAIS A VISITAR

Paço dos Duques de Bragança

Palácio do século XV, com características arquitectónicas de casa fortificada, coberturas de fortes vertentes e inúmeras chaminés cilíndricas que denotam a influência da arquitectura senhorial da Europa desse tempo. Trata-se de um exemplar único na Península Ibérica que começou a ser reedificado em 1937, obra que se prolongou até 1959, altura em que foi aberto ao público e transformado em Museu, cujo espólio é datado dos séculos XVII e XVIII.

O edifício está classificado como Monumento Nacional.


Morada: Rua Conde D. Henrique

Telefone: 253 412 273

Horário: Diariamente, 10h - 18h (última entrada 17h30)

Entrada gratuita ao domingo de manhã

Site 


Sala Museu José de Guimarães

Apresenta, numa das salas térreas do Paço dos Duques de Bragança, uma exposição permanente de José de Guimarães. É possível admirar um conjunto de obras que o pintor e escultor vimaranense doou à sua cidade natal.


Morada: Rua Conde D. Henrique

Telefone: 253 412 273

Horário: Diariamente das 10h às 18h

Entrada gratuita ao domingo de manhã

Site 


Convento de Santo António dos Capuchos

Está situado num edifício construído como convento no século XVII, mas desde 1842 que é propriedade da Santa Casa da Misericórdia que na altura aí instalou o seu hospital.

Hoje em dia funciona como local de exposição, recebendo visitantes que queiram admirar algum património móvel da Instituição, percorrer os corredores, pátios e claustro, bem como visitar a Igreja do convento.


Morada: Rua D. Teresa

Telefone: 253 541 244

Horário: Todos os dias, 10h às 17h

Site 


Museu da Cultura Castreja

Este museu fica no Solar da Ponte, um edifício senhorial, propriedade da Sociedade Martins Sarmento e situado em S. Salvador de Briteiros. Com alguns traços barrocos, foi construído entre os finais do século XVIII e o início do século XIX e foi residência da família de Francisco Martins Sarmento, arqueólogo e escritor, que se tornou um respeitado investigador de nível europeu no século XIX.

Este é o primeiro museu dedicado à cultura castreja, cultura autóctone que apenas existe no noroeste peninsular, valorizando-a e prestando-lhe homenagem.


Morada: Solar da Ponte - S. Salvador de Briteiros

Telefone: 253 478 952

Horário: Todos os dias, 9h30 às 12h30 e 14h às 18h
(Encerra nos dias 25 de Dezembro, 1 de Janeiro e Domingo de Páscoa)

Site 


Museu Arqueológico Martins Sarmento

É uma instituição cultural de peso na cidade de Guimarães, fundada em 1881.

Nasce, como museu, em 1885, expondo objectos de grande valor arqueológico, e a partir de 1888 a sua instalação passou a estar disponível numa galeria criada sobre o claustro de S. Domingos.


Morada: Rua Paio Galvão

Telefone: 253 415 969

Horário: Terça a Sábado, 9h30 às 12h e 14h às 17h. Domingo, 10h às 12h e 14h às 17h

Site 


Museu de Alberto Sampaio

Situado em pleno centro histórico da cidade, foi criado em 1928 para albergar as colecções da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, entretanto extinta, e de outras igrejas e conventos da região de Guimarães.

Expõe colecções de escultura, arquitectural, de vulto e tumulária, dos períodos medieval, renascentista e restante período até ao século XVIII, e ainda, uma colecção de ourivesaria que é das melhores do país.

Aqui promovem-se também actividades lúdicas como os "Fins-de-semana em Família", que incluem teatros de marionetas, teatros de sombras, ateliês e visitas animadas, e as "Comemorações dos 10 anos da elevação de Guimarães a Património da Humanidade", em que é apresentada uma exposição fotográfica, com visitas guiadas ao museu e um teatro de sombras que conta a história do nascimento da cidade.


Morada: Rua de Alfredo Guimarães

Telefone: 253 423 910

Horário: Terça a Domingo, 10h às 18h

Entrada gratuita ao domingo de manhã

Site 


Núcleo Arqueológico da Associação Comercial e Industrial de Guimarães

O Núcleo Arqueológico da ACIG (Associação Comercial e Industrial de Guimarães) surgiu aquando das obras de remodelação e reabilitação do seu edifício sede, a Casa dos Lobo Machado. Desenvolveram-se sondagens arqueológicas que tiveram, como principal resultado, o aparecimento de um espólio vasto, quer a nível da cronologia, quer a nível do tipo de peças. Por isso, como iniciativa de responsabilidade social, criaram-se espaços expositivos para que este espólio pudesse ser partilhado com o público.

Da sua colecção fazem parte trinta peças, vinte e três em cerâmicas e sete peças metálicas, de diferentes épocas. Existem cerâmicas medievais, datadas entre os finais do século XIII e os inícios do século XIV, da segunda metade do século XVIII e um último grupo datado do final do século XIX.


Morada: Rua da Rainha D. Maria II, 58

Telefone: 253 420 090

Horário: Segunda a Quinta, 9h às 17h. Sexta, 9h às 13h


Parque da Penha

Faz parte da Reserva Ecológica Nacional e fica acima dos 500 metros de altitude. Tem uma área natural de cerca de 50 hectares. A flora e a fauna são muito diversificadas, tendo ainda grutas, ermidas, miradouros a visitar e percursos pedestres.


Horário: Aberto ao público durante todo o ano

Site 


Parque da Cidade

Com cerca de 30 hectares, está localizado bem no centro da cidade, fazendo-se o caminho até lá através de percursos pedonais traçados e recuperados. Esses espaços são preenchidos com atmosferas diversas, desde zonas de clareiras abertas a zonas de prado e árvores, passando por espaços mais lúdicos como um parque infantil, áreas de piquenique e equipamentos de apoio, nomeadamente um restaurante/bar e um parque de estacionamento.

Um bom local de visita para quem gosto do contacto com a Natureza e de passeios ao ar livre.


Horário: Aberto ao público durante todo o ano


Parque de S. Torcato

O Parque de S. Torcato tem um lago artificial, com barcos de recreio, percursos pedonais, um restaurante/bar, um parque de estacionamento e uma igreja em granito, de grande solenidade e grandeza, que chama a atenção e merece a visita.

O parque ocupa uma área de, aproximadamente, 3 hectares, com uma fauna e uma flora diversificadas.


Horário: Aberto ao público durante todo ano


GASTRONOMIA

Nora do Zé da Curva


Este restaurante "mora" numa antiga casa centenária recuperada. É reconhecido pela gastronomia regional do Minho, embora por vezes arrisque também a cozinha além-fronteiras.

O bacalhau, cozinhado das mais diversas formas, e a carne na brasa são especialidade da casa.


Morada: Viela Traseiras Santo António

Telefone: 253 414 457

Horário: Segunda a sábado, 12h às 15h e 19h às 22h. Encerra ao domingo ao jantar


Restaurante Fentelhas


Este restaurante é muito acolhedor e insere-se totalmente no espírito da região, transmitindo-o também a quem o visita. Com a sala decorada com motivos regionais, uma garrafeira com vinhos de todas as zonas vitivinícolas, e cuja especialidade é o vinho verde, e uma cozinha, também típica, continua a cativar a fiel clientela, mas também a de fora.

As especialidades culinárias passam pelo galo pica no chão, as pataniscas com arroz de feijão e um conventual cabrito assado. O leite de creme e as rabanadas fazem as delícias à sobremesa.


Morada: Rua Pedro Homem de Melo - São Torcato

Telefone: 253 551 292

Horário: 13h às 15h e 19h30 às 22h. Encerra ao domingo ao jantar


Adega dos Caquinhos


É uma tasca nicolina, bastante típica, património gastronómico das festas nicolinas (http://www.nicolinas.pt/index.php).

Cozinha regional típica bem no centro da cidade de Guimarães.


Morada: Viela da Arrochela

Telefone: 253 516 917

Horário: Diariamente, 11h às 24h


Restaurante El Rei


Situado num dos edifícios do Largo de Santiago, com construções dos séculos XVII e XVIII, fica numa casa muito típica e engraçada, com espaço acolhedor.

A ementa é regional, sendo que os reis são o bacalhau e o polvo, nos peixes, e o arroz de pato à moda antiga, nas carnes. Nos doces, governam o leite de creme e o pudim de ovos.


Morada: Praça de São Tiago

Telefone: 253 419 096

Horário: 13h às 15h e 19h30 às 22h. Encerra ao domingo


Restaurante Baptista


Fica numa zona residencial, nos arredores do Paço Ducal, à saída de Guimarães.

A sala é muito espaçosa, dando para sentar e servir cerca de cem pessoas, e a decoração apela ao regional, com motivos característicos. O tipo de cozinha não contrasta, enquadrando na perfeição neste espaço.


Morada: Urbanização da Cruz da Argola - Rua A, 180

Telefone: 253 432 216

Horário: 12h às 15h30 e 19h30 às 22h30. Encerra ao domingo


Restaurante D. Mafalda


Situado na Pousada Santa Marinha da Costa, num espaço com mais cerca de quatrocentos lugares, o ambiente é muito acolhedor, com uma lareira lavrada em granito no salão principal.

A comida é típica e, da oferta fazem parte sessões temáticas: ceias Medievais, para um grupo mínimo de setenta pessoas.


Morada: Largo Domingos Leite de Castro

Telefone: 253 511 249

Horário: Todos os dias, 13h às 15h e 19h30 às 22h


São Gião


Belo restaurante cuja dedicação à cozinha tradicional portuguesa tem vindo a ser reconhecida através de vários prémios e menções.

A sala, espaçosa, conta com uma decoração moderna e elegante, mas muito confortável. A vista é privilegiada.

As entradas como o fois gras com molho de amoras, o risotto e o salmão fumado fazem-se seguir dos tradicionais pratos de peixe assado ou grelhado, bacalhau cozinhado de diversas formas, e de um famoso arroz de tripas que inova ao ser acompanhado de feijão. Para sobremesa, pudim de Abade de Priscos, canilhas de massa estaladiça recheadas com creme ou strudell de maçã.


Morada: Av. Comendador Joaquim de Almeida Freitas

Telefone: 253 561 853

Horário: Terça a domingo, das 12h às 15h e das 19h30 às 23h. Encerra domingo ao jantar


Abade de Priscos


Situado no primeiro andar de um edifício do século XVIII, este restaurante prova que nem só da gastronomia regional vive o homem. Com uma ementa repleta de sabores das várias regiões do país, facilmente agrada a quem por lá passa. Num ambiente acolhedor, servem-se entre outras especialidades, bacalhau gratinado, pezinhos de coentrada, caril de camarão, arroz de pato, galinha mourisca, posta mirandesa, alcatra açoriana, coelho com segurelha e rojões com sarrabulho. Para a sobremesa, requeijão com chocolate e o tradicional pudim de Abade de Priscos, que dá o nome à casa.


Morada: Pç. Mouzinho de Albuquerque, Campo Novo

Telefone: 253 276 650

Horário: Das 12h às 14h30 e das 19h30 às 22h. Encerra ao domingo e segunda-feira para almoços.


ONDE DORMIR


Hotel de Guimarães (****)

Este hotel de quatro estrelas preocupa-se com o bem-estar e o conforto dos seus hóspedes, conjugando esses aspectos com uma decoração harmoniosa e moderna num edifício com uma arquitectura actual e apelativa.

Tem Spa e Health Club. Disponibiliza salas para a realização de eventos.


Morada: Rua Dr. Eduardo Almeida

Telefone: 253 424 800

Site 


Hotel Toural (****)

Situado no centro e Guimarães, é constituído por 30 quartos. Tem instalado um sistema de internet sem fios, que disponibiliza este serviço a todos e em todos os espaços.

Tem salas que disponibiliza para a realização de reuniões.


Morada: Largo A. L. de Carvalho

Telefone: 253 517 184

Site 


Pousada de Santa Marinha

Esta pousada histórica surge do restauro do Mosteiro dos Agostinhos do século XII, que venceu o Prémio Nacional de Arquitectura, em 1985.

O jardim do Mosteiro, os cantinhos interiores com fontes de granito, os mosaicos de azulejos, os claustros e os múltiplos balcões e varandas com vistas para a cidade, fazem desta pousada um local de estadia muito apetecível.


Morada: Largo Domingos Leite de Castro

Telefone: 253 511 249

Site 


Pousada de Nossa Sra. da Oliveira

Ao contrário da anterior, esta é uma pousada de charme em pleno centro histórico de Guimarães.

Mais pequena, tem apenas dez quartos e seis suites, o que, conjugando com o próprio ambiente e decoração, a torna ainda mais acolhedora. Os quartos são equipados com ar condicionado, televisão por cabo, mini-bar, secador de cabelo, roupões e telefone e todos os espaços disponibilizam internet wireless.


Morada: Rua de Santa Maria, apartado 101

Telefone: 253 514 157

Site 


NOITE

Largo da Oliveira e a Praça de Santiago


Desde a classificação do Centro Histórico de Guimarães como Património Mundial pela UNESCO, em 2001, que esta zona da cidade passou a ser mais dinamizada, nos sectores de turismo, lazer, restauração, mas também no que diz respeito à noite, proporcionando aos seus habitantes e visitantes locais onde sair e divertir-se à noite.

Nesse aspecto, o Largo da Oliveira e a Praça de Santiago são dois dos locais mais conhecidos, com vários bares onde centenas de jovens se encontram e divertem.


São Mamende CAE - Centro de Artes e Espectáculos de Guimarães

Ocupa um histórico edifício e foi concebido para funcionar como sala de cinema. Actualmente é um centro de artes e espectáculos, de três pisos, com sala de espectáculos, uma galeria de arte, um café-concerto e uma livraria.

Festas, concertos, workshops, entre outros, juntam as pessoas neste espaço cultural que agita o centro histórico desta cidade.


Morada: Rua Dr. José Sampaio

Telefone: 253 547 028

Site 

Facebook 


Club Trás-Trás

É um espaço pertencente ao Grupo Século XXI (http://www.gruposeculoxix.com/) e é uma referência da noite vimaranense. A música e a dança marcam a vida deste clube que e é também reconhecido pelos diversos eventos e festas que organiza.


Morada: Rua Gil Vicente

Telefone: 911 137 505

Facebook 

Exibições: 3558

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Pedro Castanheira em 3 Janeiro 2012 às 21:01

Em 2012 Guimarães vai ser muito falada. A espetativa em relação ao seu calendário de atividades é grande. Guimarães é uma cidade bonita, tem muito para dar, mas precisa de se promover. 2012 é uma oportunidade.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço