VIAGENS (lá fora) Polícia Nacional, a Vergonha da Nicarágua

 

Papa frita! Papa frita! Pap…”. Luz ainda gri­tou. E caiu ao chão. De uma altura de um metro. Per­deu os sen­ti­dos. Logo foi assis­tida. Pelos pre­sen­tes. Levaram-na para fora do recinto.Tudo pare­cia nor­mal, até que se ouvem gri­tos de fora da impro­vi­sada praça de tou­ros. Pegam em Luz ao colo. Abanam-na. Dão-lhe água. Bofe­ta­das. Inerte, não res­ponde a qual­quer estí­mulo. Grita-se por auxílio.

Luz tem ape­nas 13 anos. Ven­dia bata­tas fri­tas no inte­rior do recinto. A queda deixou-lhe visí­veis mar­cas. Estra­nho, mas não há um médico em espec­tá­culo tau­ro­má­quico. Saio do recinto. Vou ofe­re­cer ajuda.

 

A uns 15 metros, uns 10 impá­vi­dos agen­tes da autoridade. Vou dizer-lhes o que se passa. Que a jovem, bas­tante mal tra­tada, pre­cisa de um médico. Uma ambu­lân­cia. Carro. Qual­quer meio de trans­porte. O que quer que seja para ser trans­por­tada ao cen­tro de saúde de Altagracia.

Que vá a pé. Nada pode­mos fazer”, responde-me o mais expe­dito dos agen­tes da lei.

Como?? Mas vocês são agen­tes da lei. Estão aqui não só para a ordem e pro­te­ger, mas tam­bém para aju­dar a popu­la­ção”, retor­qui, no ini­cio da indignação.

Vê aqui algum carro? Que a levem eles. Não temos nada a ver com o assunto”, insis­tiu, a mesma figu­ri­nha. Agora a cres­cer. Peito mais inchado.

Com­pli­cado man­ter con­trolo emo­ci­o­nal. Ques­ti­ono a auto­ri­dade moral de todos aque­les agen­tes. Atrevo-me a suge­rir o que deve­ria ser o seu com­por­ta­mento. Pala­vras inú­teis. Tal como os ges­tos que as acompanham.

Essas regras são vali­das no seu país, não aqui. Sim­ples­mente, nada vamos fazer. Não esta­mos aqui para isso”, insiste. Em claro tom de fim de conversa.

Então o que raio fazem aqui?? Pas­sar mul­tas aos car­ros que não há?”, repli­quei, já de voz mais exaltada.

Os agen­tes mais velhos, de olhos fixos no chão. Como que a darem-me razão. Mas nada fizeram.

Espero que nunca pas­sem por situ­a­ção afli­tiva e que quem vos pode aju­dar sim­ples­mente vire a cara. Vocês são a ver­go­nha da polí­cia. Vocês são uma ver­go­nha para a Nica­rá­gua”, con­clui. E virei costas.

Indi­fe­ren­tes às minhas ofen­si­vas obser­va­ções, viram-me seguir Luz e dois fami­li­a­res pelo cami­nho ala­gado rumo ao posto de saúde. Metemo-nos em ata­lhos que, depois, sozi­nho, não fui capaz de copiar no regresso.

Nas urgên­cias, a médica optou por dei­xar Luz em obser­va­ções durante qua­tro horas. Durante o exame, um cão vaga­bun­deou pela sala. Música reg­ga­ton tocava no com­pu­ta­dor. Várias ima­gens de nossa senhora. Pobreza em todos os sentidos.

Vai ficar tudo bem. Estás bem acom­pa­nhada e já nada de mal te pode acon­te­cer”. Despedi-me de Luz e dos fami­li­a­res. Com ar ainda incré­dulo pelo facto de um estra­nho se ter inte­res­sado por eles. Quando tan­tos os ignoraram.

A polí­cia? É assim mui­tas vezes”, assu­miu a médica, não que­rendo comprometer-se com mais comentários.

Perdi-me no regresso. Mas con­se­gui vol­tar ao recinto. Cevi­che e tor­ti­lha de carne e queijo. Segui­dos de empa­na­das de frango.

Mais à noite, havia con­certo com can­tor conhe­cido no país. Fica­ría­mos pela casa colo­nial. Car­tas e xadrez. E pala­vras que agora lêem.
Não fomos às lagoas…

 

--

No site www.bornfreee.com  pode ace­der a outros rela­tos e ima­gens sobre a viagem.

 

Exibições: 117

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de MyGuide em 24 Novembro 2011 às 13:16

Excelente história. Obrigado.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço