O Porto está na moda, como, aliás, parte da costa portuguesa, Albufeira excluída. É um fenómeno de arrastamento que tanto tem raízes na descoberta de uma Lisboa cosmopolita e luminosa como na revitalização dos monte alentejanos em turismo rural.
O Porto é outra história: tem a resistência de Barcelona em traços mais suaves e a luz de Manchester. Do ponto de vista dos tons, está do outro lado da bússola em relação a Lisboa. E do geográfico também, apesar da curta distância à luz das distâncias globais.
No dia 15, o Porto recebe nova D'bandada que, ao contrário do que a fonética sugere, não pretende afastar mas antes aproximar. A primeira edição foi um estrondo com o "centro" criativo do Porto (Livraria Lello, Plano B, o Café Lusitano ou Armazém do Chá) a mudarem de funções para receberem concertos de bandas como Osso Vaidoso e músicos como Noiserv. Foi um acontecimento local, capaz de bombar sangue para a cidade e apenas com nova música portuguesa, nem toda exemplar em matéria de fogo de artifício mediático.
A entrada volta a ser a livre o que é o mesmo que dizer que a afluência supera a lotação mas a grande lição a tirar é a forma como a música ainda pode mexer com uma cidade. De onde eu venho, Almada, sempre houve bandas. Para a minha geração, os Da Weasel não eram apenas uma bandeira local mas uma fonte de inspiração para quem criar, independentemente de essa criação passar por customizar ténis, pintar muros ou simplesmente escrever. Com a deslocalização dos adolescentes pré-adultos do interior para o centro, esses movimentos locais praticamente desapareceram e mesmo as cidades periféricas são hoje meros dormitórios e lugares de passagem. É também o fruto de uma política de centros comerciais megalómanos em que a "normalização" de valores passou a ser a via única. Talvez a falta de dinheiro para alimentar esses elefantes brancos faça repensar a relação entre pessoas e lugares. E a música pode ter um papel importante.
Bandas: ALTO!, We Trust, Balla, Beatbombers, Birds are Indie, Black Bombaim, Blac Koyote, Capicua, Chullage, DJ Nery, DJ Ride apresenta Pixel Thrasher, Edumundo, Filho da Mãe, Hello Atlantic, League, Memória de Peixe, Miguel Araújo, Minta & The Brook Trout, Mirror People DJ Set, Mr Miyagi, Nice Weather For Ducks, Nuno Prata, Octa Push, Os Pontos Negros, Pedro Cardoso, Peixe, Samuel Úria, Sensible Soccers, Souls of Fire, Stereoboy, The Astroboy, The Poppers, Tren Go!Soundsystem e Youth Culture.
Exibições: 1461
Tags [escolha entre as seguintes: "passeios (cá dentro)", gastronomia, "onde dormir", cultura, bem-estar, actividades, noite, crianças, "comércio e tendências", "viagens (lá fora)", outros] - separe as tags por vírgulas e coloque tags com várias palavras entre aspas, sempre em minúsculas. Por exemplo, "passeios (cá dentro)".
Adicione um comentário
Também quero ir. Tens uma cama para mim, Joana? ;) Já agora, no outro dia ouvi uma notícia que dizia que o Primavera Sounds, no Porto, tinha sido dos festivais com menor adesão! Porquê?! O cartaz era óptimo e o Porto está já "aqui ao lado"!
O Porto sempre foi especial e ainda bem que assim é. Dia 15 não posso estar no Porto, com muita pena minha. Outros dias virão. Para a frente é que é o caminho, continuem...
O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.
Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.
Sabe tudo sobre o Myguide aqui
10 Fevereiro 2023 de 21:00 a 22:00 – MAR Shopping Matosinhos
0 Comentários 0 Gostaram disto16 Fevereiro 2023 às 14:00 a 26 Fevereiro 2023 às 21:00 – MAR Shopping Matosinhos
0 Comentários 0 Gostaram distoCriado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.
Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.
Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.
© 2023 Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações
Ativado por
Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!
Entrar em MyGuide