Julho chegou e com ele os pés viraram amantes da calçada. Ao relento, de todas as vezes, descalços, numa ou outra ocasião, têm percorrido os mais diversos solos, as mais diversas texturas. Mas a fome, essa, é saciada através dos sentidos. Dos olhos abertos de espanto para o mundo, para a Invicta, e dos ouvidos tísicos de quem não quer deixar escapar nada.

Hoje é dia de partir em busca de uma ribeira diferente. Uma ribeira vista por quem está de fora, distante, mas que lá se sente. Hoje é dia de subir a Avenida d’O Fundador e passar a Ponte Luís I em direcção ao Jardim do Morro.

Aqui, no cimo de tudo, o mais pequeno som chega até nós de forma engrandecida. Tudo parece ter o seu lugar-chave e, ainda assim, coexistir em pleno equilíbrio. Tudo encaixa, tudo encanta. Mas, por momentos (e tudo tem o seu momento), ouve-se aquele som e aquele só. O metro ao passar a ponte. O saxofone de quem toca por prazer mais do que pelos trocos no chapéu. A bossa-nova vinda do rio rio e do Rio. As gaivotas que parecem trazer consigo a brisa do mar nas asas. E o silêncio, aquele cuja presença é difícil de presenciar. Aquele cuja partilha vale ouro.

Lá em baixo, passeiam-se formas. Pequenas sombras frenéticas que levam consigo os mais diversos artigos do típico kit turista: máquinas, mapas, óculos de sol e o impreterível sorriso de quem vê o Douro pela primeira vez.

Cá em cima, deitam-se na relva miúdos e graúdos, de barriga para o sol e olhos postos no reflexo de pontes e casas nas águas paradas.

Eu não o vejo pela primeira vez, ao rio, é certo. Mas de todas elas não consigo evitar suspirar perante tamanha beleza. Junto à Serra do Pilar pode até haver um velho casario, e pode até estender-se até ao mar, mas a sensação de pés descalços na relva, debaixo de sol ou céu estrelado, com vista para a vida portuense, isto sim, é Porto Sentido.

 

 

Exibições: 833

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Isadora Martins de Freitas em 6 Julho 2013 às 0:04

Muito obrigada!

Comentário de Olga Maria Soares Martins de Fre em 5 Julho 2013 às 11:51
Como sempre, adorei! Texto Sentido!
Comentário de Tânia Barreira em 4 Julho 2013 às 10:07

Bonito texto!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço