PASSEIOS (cá dentro): Pré-História, Romanos e Árabes - Portugal Histórico

Propomos uma ampla visita ao rico património histórico português, desde a pré-história à ocupação romana e islâmica. Esta é uma viagem de Norte a Sul do país, combinando museus com legados ao ar livre. Gravuras, villas romanas e museus irão fazê-lo(a) sonhar acordado(a).

A Citânia de Briteiros é um dos exemplos mais interessantes da cultura castrense que se desenvolveu no séc. II a.C. no Noroeste da Península Ibérica. Os castros, como se chamam esses povoados, situavam-se em locais de grande altitude, para que os seus habitantes pudessem vigiar os movimentos estranhos à vida da comunidade. Deles nasceram muitas das actuais cidades portuguesas.

 

A região do Vale do Côa é internacionalmente reconhecida pela importância da sua Arte Rupestre, que em 1998 foi avaliada pela UNESCO como Património da Humanidade. Esta classificação distintiva esteve na origem da criação do Parque Arqueológico do Vale do Côa e do Museu do Côa.

 

Se gosta de visitar sítios arqueológicos, não perca e veja as casas ricas dos patrícios romanos. As mesmas lajes irregulares que marcavam uma das grandes estradas romanas do Oeste peninsular dão acesso àquela que foi uma requintada cidade do Império Romano. Construída sobre um planalto soalheiro, as construções já a descoberto revelam casas nobres de nobres romanos, que evocam uma civilização com brilho e requinte.

O Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, com as suas encostas em pedra calcária, cujo interior encerra belíssimas galerias visitáveis em Grutas como as de Santo António, Alvados, Moeda e Mira de Aire.

A descoberta da Gruta do Escoural está relacionada com uma antiga exploração de mármore na Herdade da Sala, que na sequência de um tiro de pedreira colocou a descoberto uma sala repleta de numerosas ossadas humanas e restos de cerâmica. Acabaria por se revelar um grande achado, tendo sido durante muitas décadas o único lugar onde estava documentada a Arte Rupestre Paleolítica.

Se gosta de visitar sítios arqueológicos, não perca Conímbriga e veja as casas ricas dos patrícios romanos. As mesmas lajes irregulares que marcavam uma das grandes estradas romanas do Oeste peninsular dão acesso àquela que foi uma requintada cidade do Império Romano.

O Cromeleque dos Almendres localiza-se na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, no concelho de Évora. Constitui-se no monumento megalítico mais importante da península Ibérica, e um dos mais importantes da Europa, não apenas pelas suas dimensões, como também pelo seu estado de conservação.

 

O Templo Romano de Évora, também chamado de Templo de Diana, é um templo de estilo coríntio, construído no início do século I, d.C. É o que resta do fórum da cidade de Évora e era dedicado ao culto imperial, contrariamente ao que nos chega pela tradição popular, que o identificou como sendo dedicado à Diana, deusa romana da caça. O templo, construído em mármore e granito, é rodeado por colunas coríntias colocadas sobre um pódio que se encontra quase completo.

Graciosamente alinhada sobre a margem direita do rio Sado e estendendo-se sobre um suave morro, Alcácer do Sal foi povoado desde tempos muito antigos. A comprová-lo, os vestígios arqueológicos encontrados que, remontando ao Neolítico, revelaram também a passagem de gregos, fenícios e outros povos da bacia do Mediterrâneo.

 

Estas são algumas das descobertas que pode fazer! Veja o Itinerário completo.

Exibições: 979

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de TravelTailors em 28 Novembro 2012 às 10:50

Obrigada, Pedro! É a nossa missão e um grande prazer. Abraço.

Comentário de Pedro Silva Dias Castanheira em 27 Novembro 2012 às 15:51

Obrigado Travel Tailors por lembrarem o rico património que existe no nosso Portugal !!! O nosso país não é só praia !!! Temos um vasto património cultural que está espalhado pelos quatro cantos dele , e apesar de não o explorarmos bem , vale muito a pena conhecer-lo !! Nem que seja para saber quem foram e como viveram os nossos antepassados !!! Portugal é um país riquíssimo em cultura histórica !!!! 

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço