VIAGENS (lá fora): Primeiros passos na cidade eterna

O avião aterrou adiantado uns minutos. Onze horas e um quarto em Roma e já nós, lusitanas de corpo e Alma, pisamos solo Erasmus, solo que virará casa durante os próximos 6 meses. As malas pesam só de olhar para elas. Três. Três grandes malas para cada uma das duas pessoas pequenas. A passadeira rolante não demora a carregá-las até nós e nós não demoramos a segurá-las. (Perder malas era o nosso maior pesadelo, veja-se bem!)

Segue-se uma ida à casa-de-banho, como não podia deixar de ser, e uma procura não muito complicada pelo shuttle que nos levaria à cidade eterna. Muitos passos e oito euros depois, sentámo-nos confortavelmente nos bancos de um autocarro rumo à Stazione Termini. Para lá dos vidros, a paisagem parece estranhamente familiar. Muitas árvores, pequenas casas aqui e ali e estrada, quilómetros e quilómetros de estrada. O sol brilha e faz um calor abrasador lá fora. É nesta altura que começamos a questionar-nos se preenchemos as malas com a indumentária certa. Casacos e mais casacos. Calções? Um par deles...

Meia hora e uns minutos mais tarde, avista-se o centro: Roma, a cidade eterna, dos edifícios possantes e arquitectura majestosa. Ainda não é “nossa” e já se nos entranha, não se estranha.

Descidos os degraus do autocarro, é inevitável uma inspiração profunda. “Estamos em Roma”, sussurramos a nós próprias, “e vamos viver cá”. A sensação que nos invade é de entusiasmo mas, outra vez de malas nas mãos, o cansaço grita mais alto. Ao longe vê-se um homem, jovem ainda, de cabelos loiros e olhos claros. Não parece italiano mas fala a língua fluentemente. Perguntamos-lhe pela Piazzale Valerio Massimo. Não sabe responder mas, de tão prestável, pede ajuda a um outro homem mais velho que nos indica num mapa a localização exacta. Dizem-nos que a melhor forma de lá chegar é apanhando o metro e saíndo na paragem Bologna. Nós agradecemos com um “grazie mille” de pronúncia manhosa e decidimos qual o passo seguinte: comer e beber (não foi difícil).

No final de uma longa combinação de listas brancas e negras no alcatrão, encontra-se um Snack-Bar que serve paninis. Pelo meio de algumas indecisões, acabamos por optar por um “chicken and cheese”, um simples de “mozzarella” e água fresca de preço módico de quatro euros e meio a garrafa..

A simpatia da senhora que atende e dos seus dois ajudantes surpreende quem espera dos italianos da capital pessoas frias e desligadas. São prestáveis e bem falantes com quem passa, com quem compra.

Acabado o almoço, o cansaço assola-nos. Apanha-nos como um autocarro dos que passam e soltam suspiros poluidores. Táxi parece-nos uma opção agora mais viável, por isso combinamos um preço (vinte euros) e rumamos à Piazzale Valerio Massimo. No caminho, ligamos ao proprietário da casa que vai ser nossa nos próximos meses. Chama-se Marco. Acontece que do outro lado da linha, alguém se recusa a fazer-se entender. É engano, é tudo o que percebemos. As nuvens começam a pairar sobre nós: não sabemos a localização exacta da casa e o número que temos é inútil. O senhorio é um fantasma. Será?

 

Cabeça bem assente nos ombros: vamos pensar. Faz-se luz e marcamos o número de uma amiga em Portugal que conhece a zona. Perfeito. Em cinco minutos damos com a casa cor escarlate. As grades nas janelas não a tornam acolhedora. Esse papel cabe às árvores que protegem do sol abrasador todo o passeio da longa Via Tiburtina. Encontramos na loja de motorizadas quem nos ajude a encontrar o Marco, o tal. Afinal existe, não é uma sombra. Existe: italiano, galã, simpático. Existe para nos conduzir à “nostra abitazione”, de paredes altas e de cores vivas.

Mas eis que a casa não parece tão nossa. Não o parece até ao momento em que decidimos pôr no armário de um dos três quartos fotografias de todos os que nos são queridos. De momentos que só nós sabemos legendar e que, por isso, tornam o lugar, há instantes desconhecido, nosso, só nosso. A porta número 235 da Via Tiburtina pertence-nos e o que nela viveremos ainda nos limitamos a sonhar mas vos garanto que o que sonhamos é grande, muito grande.

À decoração da casa não tardamos a acrescentar o tapete que o senhorio fez questão de nos tirar e colocar à entrada para com ele fugir. Bambus e relva na sala de jantar: check. Falta, pois, preencher o frigorífico e os armários da cozinha. O estômago grita por comida a sério e os corpos, cansados, por um banho.

Seguimos a dica da Filipa, vizinha dos estúdios, colega do Porto, e deixamos o número 235 em direcção à Piazzale Crociate, onde fica o Inn’s, o supermercado que vende bebidas alcoólicas a não mais de três euros e ricotta a 59 cêntimos. Em suma: o supermercado que viria a ser o nosso maior fornecedor de vícios, mimos e demais coisas. O “ragazzo” na caixa não é de grandes sorrisos e, depois de empilhar tudo o que trouxemos no cesto, grita-nos um nada afável “Buste?”. Não percebemos e, por isso, sorrimos e acenamos (“Sorrir e acenar, rapazes, sorrir e acenar”).

Buste afinal quer dizer sacos. Lá viemos nós com vários em cada mão, fascinadas com a Via Tiburtina e a quantidade de oficinas, sem-abrigos, árvores e carros que nela parecem coexistir em paz.

Em casa, temos uma surpresa de boas-vindas: não há água quente, o fogão não funciona, tampouco o frigorífico, e na casa-de-banho não há luz (ou cortina). Não estivessemos nós de Erasmus na più bella città del mondo, o mais certo seria chorarmos, mas nós rimo-nos (mal sabiamos nós quantas vezes o iríamos fazer). Rimo-nos e procuramos uma solução: jantar pão com atum e bolachas com queijo de barrar. Temos quatro meses para saborear as maravilhosas pastas, podemos sobreviver a um jantar de campista! (e a verdade é que sobrevivemos)


Sobrevivemos para viver o inimaginável, o incrível, o inesperado. Sobrevivemos para contar as mil e uma peripécias. Mas isso, isso são outras histórias. Para a próxima, quem sabe, sai um cheirinho delas.

Exibições: 184

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de MyGuide em 19 Abril 2013 às 10:31

Olá Isadora, gostámos muito do início deste "diário de bordo". Obrigado. E se tiver uma imagem para ilustrar, ficará certamente ainda melhor.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço