CULTURA: Produtora de Solveig Nordlund e Margarida Gil celebra 10.º aniversário

Produtora de Solveig Nordlund e Margarida Gil celebra 10.º aniversário com programa duplo no Teatro do Bairro em Lisboa.

Ao basear “O Espelho Lento” num conto de Richard Zimler, Solveig Nordlund criou uma média-metragem com a duração de 23 minutos. Já “Perdida Mente” de Margarida Gil começou por ser uma curta-metragem mas, durante a rodagem, o filme tornou-se de tal forma um objecto de estima que se estendeu até aos 62 minutos. Apesar das diferenças, as duas linguagens compõem juntas a duração média de uma longa-metragem.

Curiosamente, as duas longas-metragens ganharam prémios em Nova Iorque, em 2010. “Espelho Lento” foi considerado Melhor Drama no Festival de Curtas-Metragens do Centro da Cidade de Nova Iorque e “Perdida Mente” Melhor Argumento Internacional (Longa-Metragem) no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Independente de Nova Iorque. Mas as afinidades entre as obras das duas realizadoras não acabam aqui. Amigas e sócias da Ambar Filmes, que criaram em 2001, as realizadoras apoiaram-se nestes filmes nos mesmos fundamentos: a memória e o tempo, a percepção deste e da realidade, a perda do outro e a perda de si.

Em “Espelho Lento” da realizadora sueca Solveig Nordlund, a memória é assegurada pelo reflexo do espelho lento, que é devolvido só após um tempo incerto. Este elemento mágico permite a recuperação da memória de um passado que é agora presente, de uma ausência que é agora presença. É o objecto externo que interrompe o naturalismo da narrativa, transformando o reflexo em realidade. É, de facto, quando Carla revê a filha no espelho, mais de quatro anos após a sua morte, que a linha da sua vida se volta a unir, e ela pode abandonar o limbo escuro onde se tinha refugiado. Baseado no conto de Richard Zimler, o filme de Solveig Nordlund contou com a participação do escritor no argumento e com a sua participação como actor.

No filme “Perdida Mente” com realização e argumento Margarida Gil a memória vai-se, pelo contrário, desintegrando pouco a pouco. Joaquim tem uma doença que o faz esquecer das coisas, dos nomes, dos lugares. Vai esbatendo a fronteira entre o sonho e o quotidiano, alterando a realidade a partir do interior da sua cabeça. Neste mundo de doença-senilidade-alienação, o tempo é fluido, mistura-se. Joaquim “vê para trás” e, ao mesmo tempo, sente coisas que não existem – que é talvez o mesmo que ver o futuro. Como no texto citado de Guimarães Rosa, em que o narrador se “lembra das coisas antes delas acontecerem”.

Com “Espelho Lento” e “Perdida Mente”, Solveig Nordlund e Margarida Gil sopram juntas as velas do bolo que comemora o aniversário da produtora que criaram há 10 anos.

 

"O Espelho Lento" e "Perdida Mente" são projectados de 1 a 5 de Novembro 2011 às 21h no Teatro do Bairro (Bairro Alto).Saiba mais aqui http://ambarfilmes.blogspot.com/ ou aqui http://www.teatrodobairro.org/

Exibições: 450

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Anabela em 25 Outubro 2011 às 23:39
Parabéns pelo excelente trabalho

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço