Projecto d'Orfeu 2013-2016 com Acordo Tripartido aprovado

Acordo Tripartido envolve Protocolos com 5 Municípios da região

Projecto intermunicipal da d’Orfeu
viu candidatura aprovada até 2016

A Secretaria de Estado da Cultura, através da Direcção-Geral das Artes, acaba de divulgar os resultados do Apoio às Artes na modalidade de Acordos Tripartidos, a celebrar entre a tutela, estruturas artísticas profissionais e respectivas autarquias parceiras, para os próximos anos. O projecto d’Orfeu 2013-2016, que envolve os Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Estarreja e Oliveira do Bairro, é um dos apoiados. A informação pode ser consultada no sítio da DGArtes em http://www.dgartes.pt.

A d’Orfeu Associação Cultural vai desenvolver um dos 23 projectos beneficiários, a nível nacional, destes Acordos Tripartidos, com um apoio financeiro aprovado de 150.000 Euros anuais para cada um dos próximos 4 anos (2013-2016). Este Acordo Tripartido projecta que a d’Orfeu, multi-estrutura de formação, criação e programação com trabalho reconhecido a partir de Águeda (principal Município parceiro), consolide o seu processo de desenvolvimento à escala regional, entendendo-se como seu território de intervenção a rede intermunicipal que inclui também Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Estarreja e Oliveira do Bairro.

Além dos 5 Municípios parceiros deste Acordo Tripartido, a Associação tem ainda relações de trabalho cultural formalizadas com Chaves (norte), Aveiro, Mortágua, Batalha, Fundão, Idanha-a-Nova (centro), Nisa (sul). A par desta grande rede que desenha a geografia do projecto d’Orfeu 2013-2016, ganham espaço decisivo outras parcerias estratégicas, em várias frentes: com o meio artístico (inúmeros acordos de permuta e intercâmbio de produções com companhias de todo o país), com a comunidade (diversos projectos conjuntos na área social e na educação, com escolas e instituições locais e regionais) e com o empresariado (relações dinâmicas entre economia e cultura, com valor acrescentado para ambas, sendo Mecenas da Associação o Grupo M. Rodrigues, AJAP Automóveis, Adega do Fidalgo, Sociedade Comercial do Vouga e Litoprint).

A actividade artística da d’Orfeu para o quadriénio assenta em 4 grandes áreas de intervenção. A plataforma d'Formação responde por uma oferta formativa abrangente e dirigida a todas as idades e públicos. Na Criação, além dos que prosseguem em cena, a vertente criativa fará surgir novos espectáculos já a partir de 2013. Na programação, as quatro grandes ‘marcas’ (Festival i, Festim, O Gesto Orelhudo e OuTonalidades), qualquer delas proposta singular no panorama do país cultural, têm novas edições garantidas e objectivos estratégicos a cumprir. A actividade editorial, sob o selo d’Eurídice, consolida-se como resposta ao anseio de documentar e dar eternidade a muita da actividade criativa desenvolvida na Associação ou nas suas relações artísticas.

A caminho de 18 anos cumpridos de actividade incessante, a d’Orfeu Associação Cultural tem percorrido um caminho bem sucedido de produção artístico-cultural, com impactos aos níveis local, regional, nacional e internacional. Através do seu trabalho e respectivo reconhecimento, projecta doravante as bases rumo ao futuro, reiterando, desta forma, o mérito e a consistência dos seus modelos culturais junto da comunidade e do público.

Exibições: 93

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço