CULTURA: Prolongamento da exposição "A Viagem. Caricaturas de António para a estação Aeroporto do metropolitano"

Algumas figuras do Portugal do século XX “desfilam” na nova estação de Metro do Aeroporto. A responsabilidade é do cartoonista António, a quem o Metropolitano de Lisboa encomendou a decoração artística da nova estação.

 

Para a caricatura, este é sem dúvida um momento empolgante. É a primeira vez que ela ocupa um lugar de destaque num espaço público, com esta dimensão e de carácter permanente.

 

O Museu Bordalo Pinheiro considerou oportuno associar-se, expondo alguns dos estudos em desenho que o autor desenvolveu para chegar às representações definitivas que, uma vez passadas à pedra, deram lugar aos painéis.

 

São também apresentados na Exposição um conjunto de fotografias que documentam os vários momentos técnicos da execução dos painéis e as fontes de inspiração para o desenho do artista que compreendem um conjunto diverso de suportes gráficos.

 

 

……………………………………………………………………………………………….………….…………………

 

ANTÓNIO ANTUNES publicou os seus primeiros cartoons no diário lisboeta República, em Março de 1974. No final do mesmo ano, ingressou no semanário Expresso onde continua a publicar as suas obras.

 

Dos prémios recebidos destacam-se: Grande Prémio do XX International Salon of Cartoons (Montreal, Canadá, 1983), 1º Prémio de Cartoon Editorial do XXIII International Salon of Cartoons (Montreal, Canadá, 1986), Grande Prémio de Honra do XV Festival du Dessin Humoristique (Anglet, França, 1993), Award of Excellence – Best Newspaper Design, SND – Estocolmo, Suécia (1995), Premio Internazional Sátira Politica (ex-æquo, Forti dei Marmi, Itália, 2002), Grande Prémio Stuart Carvalhais (Lisboa, Portugal, 2005) e o Prix Presse International (St. Just-Le-Martel, França, 2010).

Realizou exposições individuais em Portugal, França, Espanha, Brasil, Alemanha e Luxemburgo. Publicou, entre outros, os livros, António - 20 anos de Desenhos (1994), Desenhos Satíricos (2000) e Traços Contínuos (2005); integrando também as colectâneas, Cartoons do Ano, desde 1999, e as internacionais, 1970's The Best Political Cartoon of Decade (1981), The Finest International Political Cartoons of Our Time, volumes I, II e III (1992, 1993 e 1994) e Cartoonometter (1994).

Foi júri de salões de desenho humorístico em Portugal, Brasil, Grécia e Turquia.

António dedica-se também ao design gráfico, à Escultura e à Medalhística. É director do salão de humor gráfico, World Press Cartoon.

 

Até 29 de Dezembro na Galeria do Museu Bordalo Pinheiro

Terça-feira a Sábado, das 10h às 18h

Encerra ao Domingo, Segunda-Feira e Feriados

Entrada Gratuita

 

Exibições: 250

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço