O Pulo do Lobo é a maior queda de água do sul de Portugal continental, situando-se no rio Guadiana, a montante de Mértola. No seu longo percurso por terras de Espanha, o rio aproxima-se de Mértola e Beja. É entre estas duas localidades, a 6 quilómetros de Serpa, dentro do perímetro do Parque Natural do Vale do Guadiana, que a natureza nos proporciona um dos seus mais belos espetáculos.
Um percurso pelos deslumbrantes cenários que a presença das águas deixa adivinhar leva o visitante a paisagens abertas e solarengas. Um portão que o visitante abre e volta a fechar dá acesso ao Pulo do Lobo.
O Pulo do Lobo é o estado atual de uma vaga de erosão desencadeada no último período glaciário, há uns vinte mil anos, durante o qual o nível geral do mar baixou mais de cem metros, o que aumentou a energia dos rios, obrigando-os a reescavarem os respetivos leitos.
As águas da maior queda de água do sul de Portugal caem de mais de 20 m de altura sumindo-se num mar de espuma por uma garganta rochosa donde saem para um lago que, por contraste, parece estagnado, lá em baixo, entre as penedias. As margens altas e pedregosas, são tão apertadas que, segundo diz a lenda, até um lobo as transpõe de um salto.
O acesso a pé, é difícil, tendo de se atravessar o leito rochoso. O caminho por poente é mais fácil, existindo uma estrutura para melhor observar a queda de água. Depois de um mar de espuma pelo meio de uma estreita garganta rochosa, as águas desaguam num lago tranquilo.
Um passeio revigorante que, sem dúvida, merece o esforço da caminhada. A paisagem do Pulo do Lobo é espetacular, o leito do rio após a queda de água, encontra-se todo exposto, em rocha, por entre a qual serpenteia o rio Guadiana, num sulco criado ao longo de milhares de anos. Uma nota final: A visita é obrigatória!
Exibições: 1821
Tags [escolha entre as seguintes: "passeios (cá dentro)", gastronomia, "onde dormir", cultura, bem-estar, actividades, noite, crianças, "comércio e tendências", "viagens (lá fora)", outros] - separe as tags por vírgulas e coloque tags com várias palavras entre aspas, sempre em minúsculas. Por exemplo, "passeios (cá dentro)".
Adicione um comentário
Muito interessante, parece ser mesmo obrigatório! =)
Excelente sugestão, João! Obrigado!
O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.
Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.
Sabe tudo sobre o Myguide aqui
Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.
Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.
Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.
© 2023 Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações
Ativado por
Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!
Entrar em MyGuide