QUINTETO LISBOA | CULTURGEST | 7 DE SETEMBRO 2012

 

O Quinteto Lisboa é um projecto que reúne os músicos João Gil, José Peixoto e Fernando Júdice, e as vozes de María Berasarte e Hélder Moutinho. A história que o Quinteto de Lisboa vem contar, é simples. Tem por base o mesmo tipo de registo criativo que deu origem aos projectos musicais nascidos na década de oitenta. Tal como então, trata-se de dar uma alma nova ao fado, levando compositores e intérpretes a encontrar o melhor da canção de Portugal. 

Nos anos oitenta os pioneiros foram os Madredeus, e a Ala dos Namorados, que acabaram por espalhar pelo mundo uma nova abordagem da música popular urbana. No caso dos Madredeus, o grupo reuniu músicos provenientes de outras bandas Pop anteriormente bem-sucedidas em Portugal. Por sua vez, a Ala dos Namorados, também se compôs de músicos vindos de outros projectos relacionados com a música de pós-intervenção e a música tradicional portuguesa, e urbana.

Deste modo, o Quinteto Lisboa é um projecto que surge a partir da cumplicidade de vários anos entre a dupla de compositores João Monge (letrista) e João Gil (músico e guitarrista) - ambos fundadores da Ala dos Namorados - e de dois dos músicos que fizeram parte da segunda formação dos Madredeus, José Peixoto (guitarrista) e Fernando Júdice (baixista). As vozes são de Hélder Moutinho e Maria Berasarte.

O primeiro é um fadista da geração que surgiu na década de noventa e que faz parte do panorama musical do Fado, com três discos editados entre os quais um deles premiado como melhor disco de fado (Prémios Amália Rodrigues 2005). María Berasarte é uma cantora nascida em San Sebastian no Pais Basco e que após diversas colaborações com grandes músicos e compositores espanhóis como Javier Limon ou José Luís Montón veio a gravar o seu primeiro disco "Todas Las Horas Son Viejas", considerado pela crítica portuguesa como o melhor disco de fado gravado por uma voz estrangeira.  

Depois de grandes canções criadas para os grupos Trovante, Ala dos Namorados, Filarmónica Gil, Rio Grande, Fados de Amor e Pecado e Baile Popular, os compositores, João Monge e João Gil sentiram uma grande necessidade de criar algo que marcasse o “movimento” para aquela que pressente venha a ser a “nova Música Urbana Portuguesa” MUP.

O Quinteto Lisboa marca assim o “tempo certo” de um novo género musical que surge de uma grande vontade de ser português.

Exibições: 257

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço