QUINTETO LISBOA | CULTURGEST | 7 DE SETEMBRO 2012

 

O Quinteto Lisboa é um projecto que reúne os músicos João Gil, José Peixoto e Fernando Júdice, e as vozes de María Berasarte e Hélder Moutinho. A história que o Quinteto de Lisboa vem contar, é simples. Tem por base o mesmo tipo de registo criativo que deu origem aos projectos musicais nascidos na década de oitenta. Tal como então, trata-se de dar uma alma nova ao fado, levando compositores e intérpretes a encontrar o melhor da canção de Portugal. 

Nos anos oitenta os pioneiros foram os Madredeus, e a Ala dos Namorados, que acabaram por espalhar pelo mundo uma nova abordagem da música popular urbana. No caso dos Madredeus, o grupo reuniu músicos provenientes de outras bandas Pop anteriormente bem-sucedidas em Portugal. Por sua vez, a Ala dos Namorados, também se compôs de músicos vindos de outros projectos relacionados com a música de pós-intervenção e a música tradicional portuguesa, e urbana.

Deste modo, o Quinteto Lisboa é um projecto que surge a partir da cumplicidade de vários anos entre a dupla de compositores João Monge (letrista) e João Gil (músico e guitarrista) - ambos fundadores da Ala dos Namorados - e de dois dos músicos que fizeram parte da segunda formação dos Madredeus, José Peixoto (guitarrista) e Fernando Júdice (baixista). As vozes são de Hélder Moutinho e Maria Berasarte.

O primeiro é um fadista da geração que surgiu na década de noventa e que faz parte do panorama musical do Fado, com três discos editados entre os quais um deles premiado como melhor disco de fado (Prémios Amália Rodrigues 2005). María Berasarte é uma cantora nascida em San Sebastian no Pais Basco e que após diversas colaborações com grandes músicos e compositores espanhóis como Javier Limon ou José Luís Montón veio a gravar o seu primeiro disco "Todas Las Horas Son Viejas", considerado pela crítica portuguesa como o melhor disco de fado gravado por uma voz estrangeira.  

Depois de grandes canções criadas para os grupos Trovante, Ala dos Namorados, Filarmónica Gil, Rio Grande, Fados de Amor e Pecado e Baile Popular, os compositores, João Monge e João Gil sentiram uma grande necessidade de criar algo que marcasse o “movimento” para aquela que pressente venha a ser a “nova Música Urbana Portuguesa” MUP.

O Quinteto Lisboa marca assim o “tempo certo” de um novo género musical que surge de uma grande vontade de ser português.

Exibições: 203

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço