Hoje os pés que há meses pisavam solo romano percorrem a calçada portuense a passo de turista. O sol resolveu espreitar depois de semanas e semanas de solitária e, por isso, também o corpo resolveu sair à rua, de Alma renovada.

A Avenida dos Aliados parece concentrar em si os quatro cantos do mundo. Vêem-se pessoas de todas as formas e feitios, em esplanadas, passeios, sopés de estátuas...

A rua que desce a caminho do Douro está em processo de mutação – em obras, por assim dizer – mas não desanima de todo quem por lá passa e sabe o que vai encontrar no final. O rio é recompensa mais que suficiente pelo trabalho de cortar por uma ou outra esquina para fugir aos buracos na estrada.

Os estrangeiros, esses – que o autoproclamam através das pernas cor de cal e cabelos loiros quase brancos – não hesitam em soltar um suspiro de admiração perante o Rio, que “bebe as cores da cidade”. (E. Gonçalves)

A vista é de espanto e, por isso, os olhos esbugalham, a voz fica presa e é esboçado um sorriso, assim, sem mais nenhum porquê, alheio a todos os senãos.

Junto aos cafés, um homem de tez escura toca Bossa Nova. As reminiscências não tardam a pairar no ar, acompanhando o voo das gaivotas e poisando em mim, em cheio na memória de quem sente falta do Tevere como se de um pedaço de Alma se tratasse.

A cúpula do Vaticano, o Castel Sant’Angelo, o Palácio da Justiça deixam em quem os vislumbra eterno deslumbre e eu não me limitei a vislumbrá-los. Contemplei-os. Dias e dias, semanas, quem sabe, já que na sua presença o tempo se perde (sem se perder) – parando, congelando, eternizando-se.

Hoje, de frente para o Douro, sentada na beira-rio na pedra quente do sol, não sei se ria ou se chore, se evoque palavras de agradecimento ou de rancor.

É estranho. É uma guerra entre rios mas, acima de tudo, entre vidas: em Roma vivi uma e hoje existe outra.

Ao Douro sei que tenho a agradecer o esplendor simples das suas margens e subtileza das suas correntes mas não perdoo tudo o que me faz lembrar e sentir.

Ao Tevere são também mil as palavras de gratidão que todos os dias envio telepaticamente mas não esqueço que foi quem roubou o lugar-estrela do Douro – o lugar capaz de mover mundos e fundos interiores, capaz de fazer renascer, feitas fénix, as mais preciosas memórias.

Um e outro, fazem doer porque fazem lembrar e, ao fazer lembrar, fazem sorrir e voltam a fazer doer. Um e outro são saudade palpável. São o que chamo portais de nostalgia.

Exibições: 480

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Rossana Martins de Freitas em 23 Abril 2013 às 15:42
Adorei e partilhei! ;)
Comentário de Olga Maria Soares Martins de Fre em 22 Abril 2013 às 14:24
Está lindo....

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço