A conciliação das comunidades locais com o rio e promover essa mesma zona junto da população residente e de quem a visita, respeitando as especificidades ambientais, culturais e social das zonas ribeirinhas, levou ao aparecimento da empresa Ollem Turismo Fluvial que aposta nos cruzeiros fluviais para e através de uma embarcação típica completamente restaurada e adaptada, atravessar os baixios do Tejo ribatejano, dando a conhecer a beleza natural de uma zona do Tejo marcada por mouchões que parecem vaguear pelo rio, ao sabor da corrente, e pelas aldeias Avieiras construídas em palafite.

Uma Rota dos Avieiros que conta uma história começada no inicio do século XX, da fome que fez sair os pescadores da Praia de Vieira de Leiria, no Concelho da Marinha Grande, em busca do sustento que as condições do mar agitado não lhes oferecia durante o Inverno.

Os mesmos pescadores que subiram o rio Tejo e encontraram esta zona repleta de peixe, que primeiramente vinham até aqui apenas sazonalmente, permanecendo nos seus barcos, para mais tarde se fixarem nesta região com as suas famílias, tendo trocado definitivamente a pesca marítima pela fluvial, tendo sido autorizados pelos donos das terras da borda d’água a estabelecerem-se nas margens do Tejo.

 

E assim, se deu ao inicio das primeiras barracas de madeira em cima de estacas – palafitas, cobrindo-as com palha de caniço, estacas que já usavam nas dunas junto ao mar e que agora passavam a impedir que as cheias do rio Tejo atingissem as suas casas.

 

Mas também é uma rota dos Avieiros que nos leva, a partir de Valada do Ribatejo ao encontro de momentos inspiradores, ao encontro da aldeia do Escaroupim, da beleza de um Ribatejo desconhecido, de lendas e tradições, de uma vegetação única, dos cavalos lusitanos que correm livremente pela ilha dos cavalos, das garças brancas, dos corvos marinhos, das galinholas, dos guarda-rios e das águias pescareis.

Um mundo real que nos é dado a conhecer quando percorremos a bordo do Ollem, uma embarcação típica do rio.

 

O Objectivo principal da Ollem é colocar de novo o mapa do Ribatejo no mapa do Turismo de Portugal. É nossa intenção que a região do Ribatejo se transforme num novo destino turístico de qualidade, aproveitando as sinergias da proximidade a Lisboa. Iremos construir um Tejo Rota dos Avieiros com a sua personalidade própria onde haverá interacção com as quintas do Ribatejo onde produzem vinho, museus, cavalo lusitano, gado bravo, restaurantes, a Cultura Avieira com as suas aldeias recuperadas e a beleza natural da natureza nesta região.

Exibições: 1429

Tags: ", (cá, , , , (cá, , , avieiros, avieiros, , dos, lisboa, , avieiros, avieiros", dentro), dos, Mais...lisboa, passeios, passeios (cá dentro), passeios (cá dentro), passeios, tejo, avieiros, , ribatejo, rota, tejo

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Maria Madalena José de Mello Via em 25 Junho 2012 às 15:07
Comentário de Ana Tomasi em 14 Novembro 2011 às 14:21

E o preço do passeio?

Siga-nos no Facebook

Sugestão BestGuide

Eventos em Destaque

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...