GASTRONOMIA: Roteiro de escolhas certas

A simplicidade da vida é, ao fim ao cabo, aquilo que dos dá os melhores momentos, as melhores gargalhadas, as tertúlias mais vivas e apetecíveis. São os cinco sentidos a funcionar. É a vida a acontecer. Comer, o que se cultiva, ou comprar o mais fresco possível, e trazer cor de legumes, vegetais e frutas acabados de colher, é hoje um luxo possível e de valor inestimável.

8:00h –

Sábado rompe pelas portadas da minha janela, com um sol já intenso e com os sinos da igreja a tocar. Saio à rua, e sem o meu café descurar, leio brevemente as gordas do matutino. Com uma brisa fresca a cumprimentar-me pela manhã, pego na minha vespa, e sigo rua fora, até ao mercado chegar.

Quase no local, avisto ao longe o reboliço e oiço os habituais e tão sonantes ruídos de um mercado de rua. Já lá vão alguns anos que as compras mais apetecíveis na minha rotina doméstica são feitas ao sábado de manhã, no famoso Mercado Biológico do Jardim do Príncipe Real. Aqui vêm cada vez mais pessoas em busca de aromas, de sabores, do reviver uma cultura, de recuperar uma alimentação cada vez mais saudável e saborosa. Aqui chegam pessoas de todos os cantos da cidade, à procura da frescura… de um verde mais verde, mais vivo.

O Mercado Biológico é cada vez mais procurado. Sinónimo de mais nutrientes, de mais energia à mesa e saúde, de um sabor mais intenso. A escolha é variada e cada vez mais apetecível e, vale a pena, a cada sábado encher a cozinha da panóplia de frutas e legumes que aqui se vendem. E vendem-se com mais encanto.

Ervas, legumes, fruta… formam um retrato colorido apetecível, que faz as delícias de qualquer chefe de cozinha, e até despertam a vontade de cozinhar naqueles que ainda não descobriram os pequenos prazeres da Culinária e de despertar os sentidos através da satisfação da necessidade mais básica do Homem.

Senão este, há pelo menos mais cinco que começam e terminam ao mesmo tempo, das oito da manhã às duas da tarde. São estes os mercados de Loures, Oeiras, Carcavelos, Algés e da Avenida de Roma. Aqui criam-se laços de confiança e uma relação humana mais estreita e pessoal diferente daquilo que se consegue num supermercado ou hipermercado. Fornecedores e clientes experimentam um outro nível de relacionamento.

12:00h –

Hoje é dia de festa e, para muitos vou cozinhar. Por nenhuma razão particular, mas porque decidi reunir amigos e reviver as tertúlias de outrora. Este é o lado bom da vida… pelo menos o melhor. A cozinha é a Rainha da casa… mas não o seria se dela não fizesse um espaço por excelência para a criação de momentos de puro prazer e bem-estar para a família e para os amigos. Mas o prazer, aqui terá que ser sinónimo de uma alimentação saborosa, mas muito saudável. É imperativo!

Hoje elegi,

- Salada de Curgetes com Hortelã, Alho, Malagueta Vermelha, Limão e Azeite Extra Virgem, bastante invulgar, mas muito simples de fazer;

- Carne Assada com Beringelas, Tomates, Azeitonas, Alho e Azeite de Hortelã, de comer e chorar por mais, mas não esqueci os amigos que primam por uma dieta vegetariana e para eles a opção é igualmente apetitosa… Tomates ricamente recheados com ervas; 

- Farófias com Morangos e Manjericão, para fechar com chave d’ ouro.

 São as emoções à flor da pele… Cozinhamos na hora, com os legumes acabados de comprar no mercado biológico. Mas não é tudo… de há uns meses para cá tenho vindo a criar a minha própria Horta Biológica Urbana. A ela recorro para colher na hora ervas aromáticas, tomate, alface… tudo tem mais sabor, e é tão melhor… Até os morangos… os meus morangos…

Uma excelente forma, imperdível, de celebrar a vida e os amigos! E, este dia, de celebração na cozinha e na amizade, estende-se até o sol se pôr, através das minhas portadas…

Por tudo isto há que ponderar. Estas são, no fundo, escolhas que se assumem. Na vida traçamos roteiros… idealmente de escolhas certas.

Exibições: 310

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço