Pisa é uma das "jóias da coroa" de Itália e tem muito mais a oferecer que apenas a sua famosa torre inclinada. Tem um centro histórico belíssimo, com vários edifícios com fachadas de mármore que reluzem à luz do sol e criam uma paisagem de tirar o fôlego e ainda uma vida muito própria e única.

Caso tenha curiosidade em saber as primeiras impressões sobre a cidade pode aceder aqui.

Quando chegámos a Pisa ainda era muito cedo para fazer o check-in, como tal decidimos começar a descoberta pela cidade, enquanto íamos em direcção ao hotel, uma vez que este ficava a meio caminho entre a estação de comboios e a Praça dos Milagres (praça onde está a famosa Torre de Pisa).

Assim que saímos da estação seguimos em direcção à Praça Vittorio Emanuele, que é uma praça ampla e onde estão várias barracas a vender artesanato local.

Piazza Vittorio Emanuele

Roteiro em Pisa - Praça Vitorio Emanuelle

- Chiesa Sant'Antonio

Na Praça podemos encontrar a Igreja de Santo António, que foi fundada em 1341, tendo sido reconstruída após a Segunda Guerra Mundial. Na parte de trás do pátio, podemos encontrar o grande mural Tuttomondo de Keith Haring, última obra pública deste artista. Uma das coisas que nos fomos apercebendo ao longo do dia é que a maior parte das igrejas estava fechada e só conseguiríamos apreciar o seu exterior.

Roteiro em Pisa - Chiesa Sant'Antonio 


- Keith Haring Murale

Tal como referi, na parte de trás do pátio da Igreja de Santo António, encontrámos o Tuttomodo, que é um mural criado pelo norte-americano Keith Haring, em 1989, na parede exterior da Igreja de Santo António. Este é o maior mural feito na Europa, com cerca de 180 metros quadrados, aqui Haring encontrou o local perfeito para resumir toda a sua experiência artística, deixando um marco da sua linguagem visual e enviou uma mensagem de paz universal, estendendo a mão para os cidadãos da cidade.

Tuttomodo 

Seguimos depois em direcção ao Corso Itália, que é talvez a rua mais movimentada cidade e onde encontramos a maior parte do comércio da cidade, com todas as lojas comuns em qualquer cidade europeia. Mas nesta rua podemos também encontrar várias atrações, tendo sido assim que encontramos a Igreja de São Domenico.

Chiesa di San Domenico

A Igreja de São Domenico foi mandada construir, durante o séc. XIV, por Pietro Gambacorti, com um convento adjacente de freiras dominicanas, para a sua filha, a Santa Chiara Gambacorti. Mais tarde, no séc. XVIII o interior foi renovado, prevalecendo o estilo barroco. Contudo, durante a Segunda Guerra Mundial, o convento foi todo destruído e actualmente, a pequena igreja é utilizada pela Ordem dos Cavaleiros de Malta. No seu interior podemos encontrar diversas pinturas medievais a decorar as paredes e ainda uma tela de Giovanni Battista Tempesti, com as Histórias da Santíssima Chiara. Esta foi talvez uma das igrejas que tive mais pena de não poder visitar, uma vez que estava fechada, não sei explicar mas a sua fachada lembrando a época medieval despertou em mim uma vontade enorme de a visitar por dentro. Mas enfim...

Roteiro em Pisa - Chiesa di San Domenico 

Chiesa di Santa Maria del Carmine

Outra das igrejas possíveis de visitar no Corso Itália é a bonita Igreja da Santa Maria Carmine, construída em 1325, pelas Carmelitas. Durante o séc. XV sofreu algumas alterações, que a tornaram mais rica. Essa alterações passaram pelo acrescentar de capelas privadas e altares barrocos magníficos a esconder as estruturas medievais, com pinturas de Baccio e Aurelio Lomi, Santi di Tito, entre outros. A fachada actual foi construída em 1835 com trabalhos do artista Carrara.
 
Nave Central da Chiesa di Santa Maria del Carmine

Decidimos depois ir comer qualquer coisa, num dos muitos cafés do Corso Itália, para depois ir fazer o check-in e então partir à descoberta do resto da cidade.

Após a barriga cheia dirigimo-nos ao Hotel Bologna, fantástico hotel da cidade de Pisa e que posteriormente farei artigo, fizemos o check-in, mudámos de roupa, pegámos no mapa cedido pelo hotel e saímos à descoberta da cidade.

Na procura pela Igreja San Paolo a Ripa d'Arno, encontrámos a Cappella di Sant'Agata.

Cappella di Sant'Agata

A Capela de Santa Ágata é uma pequena capela românica, construída em 1063, pelos monges e foi erigida para comemorar a conquista da cidade de Palermo, dedicando-a ao Santo Mártir da Sicília. Localiza-se por detrás da Igreja San Paolo a Ripa d'Arno.

Até à Segunda Guerra Mundial, a capela estava protegida por um claustro, contudo no bombardeiro de 1943 essa estrutura foi destruída ficou decidido que não se procederia à sua reconstrução e a Capela ficaria agora numa zona pública e à vista de todos. Fiquei um pouco desiludida, não com a Capella em si (que mais uma vez só se vê por fora), mas com a falta de higiene presente no jardim à volta da mesma, onde só se vêm dejectos de animais.

Roteiro em Pisa - Cappella di Sant'Agata 

Chiesa San Paolo a Ripa d'Arno

Logo a seguir está a Igreja de San Paolo a Ripa d'Arno, que foi fundada por volta de 925 e é uma das obras primas da arquitectura românica.  Por volta de 1092 a igreja foi anexada a um mosteiro, tendo sido sede dos monges de São Bento. Ao longo dos séculos vários foram os responsáveis pela mesma, ao mesmo tempo que foi sofreram diversas alterações A sua fachada foi concluída no séc. XIV por Giovanni Pisano e no seu interior podemos encontrar um sarcófago romano do séc. IV, um crucifixo do séc. XIII e ainda frescos de Buffalmacco e Turino Vanni.
Mas mais uma vez a igreja estava fechada e ainda tinha uma cerca à volta, como podem ver na figura.

Chiesa San Paolo a Ripa d'Arno

Torre Guelfa

Bem em frente à Igreja está uma bonita praceta onde podemos sentar e apreciar a paisagem à volta, nomeadamente a Torre Guelfa. Esta foi construída aquando do domínio Fiorentino na cidade, em 1406. E tinha como função permitir avistar tudo à volta, de maneira a proteger a cidade e antecipar qualquer ataque. Durante o bombardeiro de 1944, foi praticamente destruída, mas em 1956 foi completamente restaurada e onde se tentou recriar a torre inicial.

Actualmente, está aberta ao público e quem a visita consegue vislumbrar paisagens magníficas.

Santa Maria della Spina

Deixámos a praceta e fomos à procura da Igreja de Santa Maria do Espinho. Esta é uma igreja de estilo gótico, construída em 1230, a mando da famíla Gualandi, sendo um dos edifícios góticos mais notáveis da Europa. O seu nome actual foi atribuído apenas em 1333, quando trouxeram para este local uma relíquia fantástica, um espinho da coroa de Cristo.

Ao longo dos anos várias foram as restaurações sofridas por esta bonita igreja, muito em parte devido ao aluimento das terras e à sua proximidade ao Rio Arno.

No seu interior, por sinal bem mais simples que o seu exterior, podemos encontrar algumas obras primas da escultura gótica. Nomeadamente, A Madonna da Rosa de Andrea e Nino Pisano e ainda o tabernáculo, onde se encontra o espinho da coroa de Cristo, de Stagio Stagi. Esta foi talvez a maior desilusão de todos, pois para além de estar fechada, estava cheia de andaimes à sua volta o que não permitia usufruir da beleza da mesma.

Santa Maria della Spina

 

Chiesa di Santa Cristina

Bem próximo da igreja anterior, encontrámos a Igreja de Santa Cristina, que foi fundada no séc. VIII, contudo terá sido destruída por uma inundação em 1115 e reconstruída três anos depois, tendo sofrido novas alterações ao longo dos anos. A estrutura actual data de 1816 e resulta do projecto de Francesco Riccetti. No seu interior podemos encontrar várias obras neoclássicas. Entre elas, uma pintura de Passignano, um tabernáculo do séc.XIV da Madonna e o Menino e ainda uma cópia do Crucifixo Medieval, de Enrido di Tedice. Finalmente encontrávamos uma igreja aberta e que seria possível visitar, mas parece que a sorte não queria nada connosco, pois estava a ocorrer um batizado, o que não nos permitiu tirar fotos ao seu interior.

Roteiro em Pisa - Chiesa di Santa Cristina 

Logge di Banchi

Logo ao virar da esquina está o Logge di Banchi, que é um pórtico, apoiado por doze colunas, construído em 1603, segundo o projecto de Bernardo Buontalenti. O nome Banchi refere-se ás bancas utilizadas na época para a venda de lã e seda. Actualmente, é um espaço onde se realizam diversos mercados (o mais famoso é o mercado mensal de antiguidades). No piso superior funciona o Arquivo Nacional e o acesso à mesma é feito a partir de uma ponte que a liga ao Palácio Gambacorti.

Roteiro em Pisa - Logge di Banchi 

Chiesa di San Sepolcro

Outro dos locais que encotrámos por acaso foi a Igreja do Santo Sepulcro, construída no início do séc. XII e projectada por Diotisalvi (que projectou igualmente o Batistério de Pisa). Acredita-se que tenha pertencido aos Cavaleiros Hospitalares de São João de Jerusalém e mais tarde aos Cavaleiros de Malta. No seu interior podemos encontrar a lápide de Maria Mancini Colonna, sobrinha do Cardeal Mazarin, um relicário de São Ubaldesca e ainda um painel do séc. XV de A Madona e o Menino.

Chiesa di San Sepolcro

Chiesa di San Martino

Outra das igrejas que encontrámos na nossa descoberta pela cidade foi a Igreja de San Martino e para nossa felicidade, estava aberta....MILAGRE..... Acredita-se que a Igreja de San Martino tenha sido construída em 1067, pertencente à Ordem Agostiniana. Em 1395 passou a ser conhecida como a Capela do Santíssimo Sancramento. Exteriormente, vemos uma fachada em mármore, que possui uma cópia de baixo relevo de San Martino e o homem pobre, atribuído a Andrea Pisano (o original encontra-se no interior), o lado esquerdo da igreja é feito de tijolo, o que acaba fazer um contraste engraçado com a sua fachada. O seu interior é bastante simples e ali pode-se encontrar um crucifixo de madeira pintado por Henry Tedice, no séc. XIII, no tecto encontramos o fresco O Redentor e os Santos,  do séc. XIV de Giovanni di Nicola e Cecco di Pietro.

Chiesa di San Martino 


Ponte di Mezzo

Chegava então a hora de passar para o outro lado da cidade e ir em direcção à Praça dos Milagres, para tal era necessário passar o Rio e como não podia deixar de ser tínhamos que fazê-lo na original Ponte de Mezzo, que remonta à época romana. Contudo, ao longo dos séculos várias foram as reformas sofridas, a ponte actual foi projectada por Sergio Aussanttem, por volta de 1949 e tem 89 metros de comprimento e os seus lados são reforçados por pedra branca de Verona. Esta elegante ponte, localizada no centro da cidade, liga a Piazza Garibaldi à Piazza XX Settembre e é famosa devido a uma competição que ali ocorre no último domingo de Junho, todos os anos, tradição que remontam à Idade Média.

Vista sobre o Rio Arno a partir da Ponte di Mezzo 

Chiesa di San Pietro in Vicoli

Depois de passar a Ponte de Mezzo encontramos a Igreja de São Pedro in Vicoli, de estilo românico, que foi consagrada em 1118, pelos Agostinianos. Esta bonita igreja foi construída em blocos de pedra e a fachada frontal é dividida em dois níveis distintos, o nível inferior é decorado com cinco arcos separados por rosáceas e losangos e por três portas, enquanto que o andar superior é composta por três arcos e uma janela central.

Chiesa di San Pietro in Vicoli 

Chiesa di Sant'Andrea in Foriporta

Outra igreja por nós vista foi Igreja de Sant'Andrea in Foriporta, que surge documentada desde 1104 e o seu nome surge uma vez que esta se localizava fora das paredes medievais da cidade. Este local serviu como igreja até 1839, tendo sido usado posteriormente como mercado de peixe. Durante a Segunda Guerra Mundial ficou fortemente danificada, tendo que ser restaurada e foi reaberta ao público em 1948. Actualmente, funciona como teatro, o Teatro de Sant'Andrea.

Chiesa di Sant'Andrea in Foriporta 


Chiesa di Santa Cecilia

Como podem constatar muitas foram as igrejas com que nos deparámos ao longo do dia, pena mesmo só o podermos fazer da parte de fora. A Igreja de Santa Cecília, foi outra das igrejas que vimos. Esta foi fundada em 1102 pelos monges Camaldolese, num terreno doado pela família Visconti, tendo sido consagrada em 1107. O edifício é de tijolo com base de pedra e a sua fachada é decorada com uma bonita janela, possui ainda um campanário de tijolo, datado de 1236 e que abriga três sinos do séc. XIV. Este foi outros dos locais que teve que ser reconstruído depois da Segunda Guerra Mundial.

Roteiro em Pisa - Chiesa di Santa Cecilia 

 

Chiesa di San Paolo All'Orto

Bem perto está outra bonita igreja, a Igreja de San Paolo All'Orto, que surge documentada pela primeira vez em 1086, com o nome de San Paolo in Burgo. Desde o séc. XII até ao séc.XV foi utilizado como convento, pelas freiras agostinianas. É uma igreja estilo românico pisano (característico de Pisa) e a sua fachada é atribuída ao escultor italiano Biduino, já a sua torre sineira data do séc. XVII.

Actualmente, é a sede da Gipsoteca de Arte Antiga da Universidade de Pisa.
 
Chiesa di San Paolo All'Orto 

Via Borgo Stretto

Seguimos depois em direcção à principal rua da cidade, a Rua Stretto Borgo. Esta é a "sala de visitas" da cidade, juntamente com o Corso Itália. Aqui se encontram as lojas mais caras, sob os seus arcos medievais.

Roteiro em Pisa - Via Borgo Stretto 

 

-
Chiesa di San Michele in Borgo

Na extremidade da Borgo Stretto encontramos a Igreja de San Michele in Borgo, que foi construída no início do séc. XI, fora dos muros da cidade, sobre um antigo templo dedicado a Marte e pertenceu aos monges beneditinos, durante a Idade Média. A fachada românica com influências góticas é do séc. XIV e nela podemos encontrar um santuário com a Madona e o Menino, de Lupo di Francesco. Já no interior encontramos um Crucifixo do séc. XIV, de Nino Pisano, pinturas de vários pintores, como Matteo Rosselli, Baccio Lomi, Aurelio Lomi e Giuseppe Melani e ainda frescos do séc. XIII.

- Chiesa di San Michele in Borgo 

Chiesa di San Nicola

Aproximando-nos do nosso destino principal, a Praça dos Milagres, encontramos a Igreja San Nicola, que surge mencionada pela primeira vez em 1097 e sabe-se que a mesma foi ampliada entre 1297 e 1313, sob o projecto de Giovanni Pisano, a mando dos Agostinianos. Mais tarde, em pleno séc. XVII, o edifício foi restaurado e foram adicionados vários altares e a Capela do Sacramento, por Matteo Nigetti. Anexa a ela temos a bonita torre sineira, a segunda mais famosa da cidade, projectada pelo arquitecto Diotisalvi.

Roteiro em Pisa - Chiesa di San Nicola 


Piazza Dante

E nesta descoberta pela cidade, "tropeçamos" na bonita e única Praça de Dante. Esta arborizada praça foi criada no séc. XIV, com a função de espaço dedicado ao comércio, com arcadas, pavimentação de tijolos e lojas de artesanato. Contudo, quando no séc. XV, Lorenzo de Medici decidiu mudar para este local a sede da Universidade de Pisa, foi necessário transferir a área comercial para a Praça Vettovaglie.

Actualmente, é um dos poucos espaços verdes da cidade e serve de ponto de encontro para estudantes e vários são os eventos e actividades que aqui ocorrem.


Chiesa di San Frediano

E bem próximo a esta bonita praça encontrámos a Igreja de San Frediano, que data de 1061 e foi fundada pela família Buzzaccherini-Sismondi. Inicialmente foi dedicada a São Martim. A sua fachada românica mostra características típicas da arquitectura medieval de Pisa e no seu interior podemos encontrar uma cruz rara pintada num painel dourado com o Crucifixo e Histórias da Paixão, vários altares barrocos e ainda frescos de Domenico Passignano e de Rutilio Manetti.

Roteiro em Pisa - Chiesa di San Frediano 

Piazza dei Cavalieri

Quando demos por nós estávamos a chegar a fabulosa Praça dos Cavaleiros, esta é a praça mais famosa da cidade, depois da Praça dos Milagres. Durante muitos anos foi o centro do poder civil e durante a segunda metade do séc. XVI tornou-se a sede da Ordem dos Cavaleiros de Santo Estevão. Não vos consigo descrever o quão encantadora e única é esta praça, que é bem ampla e com todas as atracções à volta da mesma.

 

- Palazzo dell'Orologio

Uma dessas atracções é o Palácio do Relógio, um antigo edifício medieval, que pertenceu à família Gualandi. O relógio e a cela campanária datam de 1696. Quando o Palácio foi construído incorporou a famosa Torre della Muda, onde em 1289 morreu Ugolino della Gherardesca. A partir de 1566 o palácio passou a hospedar a enfermaria da Ordem dos Cavaleiros de Santo Estevão e mais tarde passou para as mãos da família Gherardesca, que reformou o edifício.

A partir da década de 70, o local passou a pertencer à Escola Normal de Pisa. Quando chegamos à praça e olhamos este edifício não diríamos a história que ele carrega e quando finalmente ficamos a par da mesma passamos a olhar para ele de uma outra forma.

Roteiro em Pisa - Palazzo dell'Orologio 

- Chiesa San Stefano dei Cavalieri

Outra atracção da Praça é a magestosa Igreja dos Cavaleiros de São Estevão. Construída em 1565, tinha como objectivo servir a Ordem com o mesmo nome, fundada pelo Grão Duque Cosimo de Médici. Foi projectada por Vasari e David Fortini, já a fachada, em mármore branco,  foi projectada por Don Giovanni de Medici.

Roteiro em Pisa - - Chiesa San Stefano dei Cavalieri 

Piazza dei Miracoli

E logo ali ao virar da esquina. depois de passar a Praça dos Cavaleiros, começamos a vislumbrar os magníficos monumentos da Praça dos Milagres. Esta é o mais importante centro artístico e turístico da cidade, tendo sido declarado Património Mundial em 1987, pela UNESCO. Aqui encontramos todos os monumentos religiosos mais importantes da cidade, a Catedral (Duomo), o Batistério, o Camposanto. O Museu del'Opera del Duomo e ainda a famosa Torre de Pisa.
A sensação que se sente ao entrar nesta Praça é indescritível, pois tudo aqui é enorme, maravilhoso e único. Inicialmente, decidimos apenas dar uma volta pela Praça para ver todos os monumentos por fora e tirar muitas fotos e depois decidir quais os monumentos que queríamos visitar por dentro, sabendo de antemão que a subida para a Torre de Pisa, para mim estava fora de questão dado o meu estado de graça ;) .

Roteiro em Pisa - Jardim da Praça dos Milagres 

 

Nós optámos por visitar a Catedral (cuja entrada é gratuita), o Camposanto e o Batistério (o bilhete para os dois locais fica a 7€ por pessoa) e o André decidiu subir à Torre (o bilhete ficou em 18€). O bilhete da Torre é sempre pago à parte, quanto aos restantes se optar apenas por um monumento paga 5€, por dois paga 7€ e por três paga 8€.

- A Catedral

A Catedral de Pisa é o maior exemplo do estilo românico toscano e é dedicado à Santa Maria Assunta. Esta bonita Catedral foi idealizada pelo arquitecto Buscheto e iniciou-se a sua construção em 1064, mas devido à falta de verbas, ouve a necessidade de parar as obras até o imperador bizantino doar o montante necessário para o resto das obras.

Várias foram as reformas sofridas pela mesma ao longo dos anos, mas actualmente ainda podemos encontrar no frontispício as portas de bronze de Bonanno Pisano (de 1602 e que ilustram várias cenas da bíblia), no interior o bonito púlpito, uma das últimas obras de Giovanni Pisano e a lâmpada de Galileu, de Vicenzo Possenti.
Tal como já disse em cima, a visita à Catedral é gratuita, contudo é necessário que vá levantar bilhetes para que possa visitá-la. Posso dizer que gostei imenso do seu majestoso interior mas honestamente o exterior, para mim é bem mais bonito.

Roteiro em Pisa - Catedral 

- Battistero

O Batistério é o segundo edifício mais antigo da Praça dos Milagres, foi dedicado a São João Batista e é o maior Batistério da Itália. Este foi construído pelo arquitecto Diotisalvi, no séc. XII, resultando numa mistura de estilos arquitectónicos gótico e românico.
Este foi um dos monumentos que decidimos visitar dada a sua beleza exterior, o que nos levou a pensar  que o seu interior deveria ser algo de absolutamente fantástico.Pois.....Engano o nosso, o seu interior é extremamente simples e desprovido de decoração, o que nos deixou um pouco desiludidos....

Roteiro em Pisa - Battistero

- Camposanto

O Camposanto, também conhecido como cemitério monumental, foi o quarto edifício a ser construído na Praça dos Milagres, acreditando-se que será o cemitério mais bonito do mundo. Este é um belo claustro gótico, do séc.XIII, construído por Giovanni di Simone e onde estão enterrados as principais personalidades de Pisa, desde Reitores e Professores mais prestigiados da Universidade da cidade, até a governadores e as famílias mais importantes.
Aqui podemos encontrar três bonitas capelas, as mais antigas são a Capela Ammannati (onde jaz Lido Ammannati, docente de medicina da Universidade de Pisa) e a Capela Aulla (Onde encontramos a lâmpada de incenso de Galileu Galilei), já a mais recente é a Capela Dal Pozzo (onde se encontram algumas relíquias trazidas da Catedral).
Este foi para mim o local mais bonito que visitei, em toda a cidade. O seu jardim interior é extremamente bonito e todo o local é si é único e especial.

Roteiro em Pisa - Jardim interior do Camposanto 

Torre de Pisa

A Torre de Pisa é um bonito campanário que, logo após o início da sua construção, em 1173, começou a ficar inclinado, em parte devido ás características do solo. Esta é uma autêntica obra de arte, construída em mármore branco com cerca de 300 degraus e onde podemos encontrar uma mistura de elementos góticos com o estilo românico.
Como já disse anteriormente subir ao cimo da Torre para mim estava fora de questão, por isso fiquei na esplanada de um café bem próximo, enquanto o meu marido fazia a subida. Devo dizer, que achei o preço do bilhete bastante caro para uma subida de quase 300 degraus a pé, mas é uma das coisas que se faz uma vez na vida e por isso nem liguei. Quando compramos o bilhete é nos dada uma hora para a visita, ou seja, não podemos ir quando queremos, temos que respeitar os horários pois o interior é extremamente apertado e não pode haver pessoas a subir e a descer ao mesmo tempo. O André ficou encantado com a subida e ainda mais deslumbrado com as paisagens que conseguiu obter bem do alto da Torre.

Roteiro em Pisa - Torre de Pisa 

Nesta nossa descoberta por esta zona da cidade, mais distante do centro, encontrámos a Igreja de San Giuseppe. Esta foi fundada em 1530 e consagrada em 1572 e pertencia às freiras de Gesuate de Lucca. No seu interior podemos encontrar um órgão Agati, do séc. XIX e várias pinturas do séc. XVIII, podemos ainda ver uma bonita escultura de madeira coberta de gesso branco, Cristo caído sob a Cruz, de Giuseooe Giacobbi.

Após visitarmos os monumentos todos que queríamos, decidimos ir dar mais uma volta na zona para depois regressar à Praça, já de noite e assim poder tirar fotos com os edifícios iluminados e com menos gente à volta.


Chiesa di San Giuseppe

Foi uma das poucas igrejas que estavam abertas e por sinal era bem bonita, o que nos deixou ainda mais tristes por não termos conseguido ver a maior parte das outras igrejas.

Roteiro em Pisa - Chiesa di San Giuseppe 

Chiesa di Santa Catarina

Tivemos tempo ainda para ver a Igreja de Santa Catarina, que foi construída em 1251, a mando de São Domingos e dada aos frades da sua Ordem. A sua bonita fachada é feita de mármore branco e cinza e na parte superior podemos ver alguns elementos góticos. Já o seu interior abriga obras de Lippo Memmi, Fra Bartolomeo, Santi di Tito e ainda esculturas em mármore de Andrea Pisano e do seu filho Nino Pisano.
Contudo, e apesar de estar aberta, não havia iluminação nesta igreja o que fez com que as fotografias não tivessem ficado nada de jeito.

Chiesa di Santa Catarina 

Depois de mais umas voltas regressámos à Praça dos Milagres e tirámos todos as fotos possíveis e imaginárias, a fazer todas as figuras tristes comuns àqueles que visitam a Torre de Pisa. Depois da hora da palhaçada decidimos fazer o percurso de volta à zona do hotel e parar para jantar, pois estávamos ambos esfomeados.

A nossa escolha para jantar foi a Enoteca L'Etichetta, bem próximo do Corso Itália, e devo dizer que foi a melhor escolha possível. Foi o André que escolheu, ficou encantado com o design do mesmo e confesso que achei que ia ser uma banhada, mas foi o melhor local onde comemos nesta semana por Itália. Se quiser saber um pouco mais veja o primeiro artigo da série.

Enoteca L'Etichetta 

Depois de jantar demos mais uma volta pela cidade e fomos depois descansar, para recarregar baterias e acordar cheios de força para regressar a Roma e aproveitar aquele que seria o último dia de descoberta por Itália.

E assim termina mais um artigo desta série. Espero que tenham gostado :) .

E vocês já visitaram Itália? O que acharam? Ou ainda querem visitar?

Exibições: 43

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço