Sabiam que o primeiro Monopólio era redondo?

É verdade!


O primeiro tabuleiro de monopólio era redondo, foi fabricado à mão em 1933 a partir de oleado, e pintado à mão pelo seu criador original, um engenheiro de aquecimento desempregado de nome Charles Darrow.

 




O tabuleiro tinha um diâmetro com cerca de 84 centímetros, as folhas de regras, cartas dinheiro e acções e fichas foram pintados a caneta e tinta guache, e o Monopólio tinha praticamente as mesmas composição e regras que o tabuleiro actual: existia o mesmo número de propriedades e as cores combinavam com as actuais, no entanto o nome das ruas eram provenientes da cidade norte americana de Atlantic City.


Este tabuleiro foi recentemente vendido por cerca de $145,000 em leilão na Sotheby’s Malcolm Forbes Toy Collection a 17 de Dezembro, e pode ser visualizado pelo seu proprietário actual, o National Museum of Play, em Rochester, Nova Iorque, que o adquiriu a fim de completar a sua colecção impressionante de 65 jogos históricos de Monopólio.


A versão do jogo comprado pelo National Museum of Play é a primeira versão de Charles Darrow, contendo todas as peças e regras codificadas por si. O jogo data o momento em que o Monopólio passou de tendência lúdica a ícone cultural.

 

História


O monopólio é proveniente da adaptação de um jogo inglês, inventado em 1904 por Elizabeth Magie intitulado Landlord’s Game, que tinha como objectivo ilustrar os perigos da má distribuição de riqueza.


O Monopólio viajou pelo Atlântico por diversas pessoas que adaptavam as placas e peças para jogar com os seus amigos. Ruth Hoskins jogou uma versão intitulada “Finance in Indianapolis”, a qual adaptou para a versão de Atlantic City, depois de se mudar para New Jersey.


Darrow introduziu aos amigos em Philadelphia a versão de Hoskins do Monopólio. Apercebendo-se da potencial rendibilidade do jogo, Darrow começou a produzi-lo manualmente a fim de o vender. Por dia conseguia fabricar 1 a 2 Monopólios no máximo, e as campanhas de publicidade eram somente virais, ou seja, pelo “passar a palavra” entre amigos e familiares, facto que resultou rapidamente na maior procura do que oferta.

 

 

Em poucos meses, Darrow registou a autoria do jogo e contratou uma empresa de impressão local para fazer conjuntos completos Monopólio (barato, pois Darrow ainda coloria as placas à mão).


Em 1934 Darrow ofereceu o jogo à Parker Bros, no entanto, a empresa achou que era muito complicado os jogadores descobrirem a forma de jogar, de modo que recusaram o Monopólio. Darrow permaneceu com o jogo, e efectuou encomendas do Monopólio totalmente imprimido a cores, o qual vendeu a retalhistas de renome, tais como a F.A.O. Schwarz em New York.

 

No ano seguinte, a Parker Bros pediu novamente o jogo, comercializando-o e fazendo história até aos dias de hoje.

 

Exibições: 958

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço