Sabiam que o primeiro Monopólio era redondo?

É verdade!


O primeiro tabuleiro de monopólio era redondo, foi fabricado à mão em 1933 a partir de oleado, e pintado à mão pelo seu criador original, um engenheiro de aquecimento desempregado de nome Charles Darrow.

 




O tabuleiro tinha um diâmetro com cerca de 84 centímetros, as folhas de regras, cartas dinheiro e acções e fichas foram pintados a caneta e tinta guache, e o Monopólio tinha praticamente as mesmas composição e regras que o tabuleiro actual: existia o mesmo número de propriedades e as cores combinavam com as actuais, no entanto o nome das ruas eram provenientes da cidade norte americana de Atlantic City.


Este tabuleiro foi recentemente vendido por cerca de $145,000 em leilão na Sotheby’s Malcolm Forbes Toy Collection a 17 de Dezembro, e pode ser visualizado pelo seu proprietário actual, o National Museum of Play, em Rochester, Nova Iorque, que o adquiriu a fim de completar a sua colecção impressionante de 65 jogos históricos de Monopólio.


A versão do jogo comprado pelo National Museum of Play é a primeira versão de Charles Darrow, contendo todas as peças e regras codificadas por si. O jogo data o momento em que o Monopólio passou de tendência lúdica a ícone cultural.

 

História


O monopólio é proveniente da adaptação de um jogo inglês, inventado em 1904 por Elizabeth Magie intitulado Landlord’s Game, que tinha como objectivo ilustrar os perigos da má distribuição de riqueza.


O Monopólio viajou pelo Atlântico por diversas pessoas que adaptavam as placas e peças para jogar com os seus amigos. Ruth Hoskins jogou uma versão intitulada “Finance in Indianapolis”, a qual adaptou para a versão de Atlantic City, depois de se mudar para New Jersey.


Darrow introduziu aos amigos em Philadelphia a versão de Hoskins do Monopólio. Apercebendo-se da potencial rendibilidade do jogo, Darrow começou a produzi-lo manualmente a fim de o vender. Por dia conseguia fabricar 1 a 2 Monopólios no máximo, e as campanhas de publicidade eram somente virais, ou seja, pelo “passar a palavra” entre amigos e familiares, facto que resultou rapidamente na maior procura do que oferta.

 

 

Em poucos meses, Darrow registou a autoria do jogo e contratou uma empresa de impressão local para fazer conjuntos completos Monopólio (barato, pois Darrow ainda coloria as placas à mão).


Em 1934 Darrow ofereceu o jogo à Parker Bros, no entanto, a empresa achou que era muito complicado os jogadores descobrirem a forma de jogar, de modo que recusaram o Monopólio. Darrow permaneceu com o jogo, e efectuou encomendas do Monopólio totalmente imprimido a cores, o qual vendeu a retalhistas de renome, tais como a F.A.O. Schwarz em New York.

 

No ano seguinte, a Parker Bros pediu novamente o jogo, comercializando-o e fazendo história até aos dias de hoje.

 

Exibições: 659

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço