PASSEIOS (cá dentro): Setúbal e Tróia, duas margens do mesmo rio

 

O caminho entre Setúbal e Tróia é preenchido pelo rio Sado que, para além de oferecer um magnífico estuário que alberga famílias de roazes que se exibem assiduamente, acaba de mãos dadas com o Atlântico numa aliança que transportou a Baía de Setúbal para o clube das mais belas baías do mundo. E não é para menos, de um lado temos a península de Tróia, de geografia privilegiada, com areais brancos a relembrar a presença do paraíso que se estende para lá de um horizonte repleto de aroma a Alentejo; do outro lado temos a cidade de Setúbal que se prolonga para a Serra da Arrábida onde habitam praias de águas límpidas como pequenos portos de abrigo que nos protegem do mundo devolvendo-nos a tranquilidade.

 

Apesar de no Verão estes locais estarem sobrelotados, confiscando a possibilidade de apreciar a sua beleza com a exclusividade que esta merece, já nesta altura do ano, em que a Primavera se aproveita de um Inverno silencioso, estes são lugares excelentes para fermentar um fim de semana calmo.

 

A viagem de Setúbal para Tróia, faz-se nos barcos da empresa Atlantic Ferries, facilmente identificáveis por pintalgarem de verde alface um rio que é azul. Se a ideia for levar o carro para a outra margem, ter-se-á de apanhar um ferry boat na doca do comércio com destino ao cais Sul de Troia. Se a ida a pé levar a sua avante, basta apanhar os excelentes Catamarans na zona da "Beira-mar" e sair na Ponta do Adoxe em Tróia.

Já em Tróia, podemos usufruir dos passeios pela praia, ou aproveitar as infra-estruturas do Troia Resort e almoçar na marina (existem várias opções como o Restaurante Ribamar, Restaurante Púrpura, Restaurante do Tróia Design Hotel, entre outros), tomar um café no bar do Hotel Aqualuz, andar de bicicleta pelas ciclovias, ver o pôr-do-sol no bar Púrpura beach e, se for a horas disso, ir ver um espectáculo ao casino.

 

 

 

 

Em Setúbal é possível não perder o rio de vista passeando no jardim da Beira-Mar, embrenhando na zona das docas até ao Parque da Albarquel, subindo até ao Forte de S. Filipe e seguindo viagem pela estrada que dá acesso às praias e ao âmago da Serra da Arrábida. São várias as praias que a serra oferece, Praia da Albarquel, Praia da Figueirinha, Praia de Galapos, Praia do Creiro, Praia do Portinho da Arrábida, entre outras mais pequenas, mas igualmente bonitas. Apesar das suas águas frias, perdoa-se o arrepio sentido pela perfeição experienciada.

 

Sendo obrigatória a presença de máquina fotográfica no carteira, o deleite final é obtido pelo passeio pela serra, onde a paragem nos vários miradouros permite ir observando a paisagem num crescendo de beleza, onde os azuis do mar se vão agudizando e a florestação se vai tornando mais exuberante. Ao longe, consegue-se acenar à Tróia e, por pouco, quase que a agarramos ao esticar a mão.  Pelo meio, inspira-se o ar saudável, trocam-se risos sinceros e aumenta-se a paleta de conhecimento de sítios inesquecíveis.

 

No final, há sempre um bom peixe na grelha à nossa espera.

Exibições: 7911

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de ana dias em 5 Março 2012 às 17:46

gostaria mt de conhecer troia... boa ideia

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço