BEM-ESTAR: Slow Living Yoga, professor de yoga convida a viver mais devagar

«Primeiro mudamos nós, depois muda o mundo à nossa volta e depois, se tivermos sorte, mudamos o mundo», lembra Jean Pierre.

No próximo sábado, dia 2 de abril, o Jean Pierre de Oliveira dirige uma palestra no seu estúdio urbano, situado no número 20 da Rua de Xabregas (sala 309) para apresentar o conceito de Slow Living Yoga. A partir das 10h30, o professor desafia os participantes a usar a filosofia e ensinamentos do yoga para impulsionar uma mudança interior.

 O próprio caminho de Jean Pierre reflecte a mudança de que fala. Há pouco menos de um ano, desistiu de uma carreira no marketing para se tornar professor de yoga a tempo inteiro. Para trás deixou um currículo com cargos de gestão em empresas como a Gillette, Ballentine’s, Intermarché, E.Leclerc e Aki/Leroy Merlin. «Hoje, sinto-me grato e feliz por ter escolhido este rumo», confessa. Mas sabe que a mudança que procura nunca termina. «É um processo demorado que pode levar uma vida, já que se trata de um caminho rumo a aceitação e ao bem-estar, neste corpo físico, aqui e agora», acrescenta. Não é nada metafísico, não é magia, é um simples trabalho mental.

 

Começar pelo princípio

Na palestra sobre Slow Living Yoga, Jean Pierre vai partilhar parte do método que instigou a sua mudança. Explica que quem o leva a cabo não precisa de alterar nada em concreto mas simplesmente manter-se atento ao exercício de controlar os pensamentos. E lembra que uma mente controlada, livre de preocupações e distrações, é o objectivo de um yogi. Mas sabe que distrair-se é fácil. «Um lembrete de hora a hora no telemóvel é um bom truque para manter o foco», encoraja.

 

«Mesmo que acorde feliz e com energia, isso não significa que a minha energia se vai manter positiva ao longo do dia. Ter boa vontade, só, não basta. É preciso actuar. Basta ficar frustrado, bloqueado, enervado, que a minha vibração muda. E cada vez que me sinto ‘atacado’, remoo os meus pensamentos e vou mantendo a minha energia em baixo». Identificado o problema passa para a solução: se quer que alguma coisa mude, comece por mudar a sua perspetiva das coisas. Pergunto-se: se alguém me aborrecer, quem está aborrecido? Sou eu. Se alguém me irritar, quem está irritado? Sou eu. Se algo me frustrar, quem fica frustrado? Sou eu. O truque é escolher não ceder ao desconforto. «Cada vez que me dou conta que estou com desconforto, fico satisfeito por ter conseguido constatá-lo. E quando me foco nesta pequena conquista, este sucesso, já não me estou a focar no que me causou desconforto», confessa.

 

Preparar a mudança

Se o primeiro passo é a tomada de consciência, o segundo é a sua materialização. Por isso, Jean Pierre recomenda que no final de cada dia, cada yogi procure pensar nas respostas para quatro simples perguntas: Quais foram as experiências do dia que desencadearam desconforto (quais os medos)? Quais foram os pensamentos do dia? Que sentimentos tive quando senti desconforto? Como é que estes desconfortos alteraram o meu comportamento? As respostas, promete, serão elucidativas.

 

Mais sobre Jean Pierre de Oliveira

 

Certificado pelo Yoga Alliance EUA, Jean-Pierre de Oliveira começou o seu caminho no yoga há mais de seis anos. Em paralelo com a carreira como gestor, trabalhava em tempo parcial como professor de yoga. Às formações com alguns dos maiores nomes do yoga internacionais, soma participações em vários eventos e seminários (como o European Yogi Nomads) e uma promissora carreira como formador de professores de yoga. Mentor do projeto Yoga Spirit, que fundou em 2009, orgulha-se de ter ensinado alguns dos professores de hatha yoga mais promissores de Portugal. Identifica-se com uma abordagem informal e natural à filosofia do yoga, que procura adaptar ao quotidiano de quem o pratica. Dá aulas em vários espaços em Lisboa e dirige ainda uma comunidade de yogis na Mouraria que conta já com cerca de 100 participantes.

 

Palestra é por donativo livre.

 

Exibições: 599

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço