PASSEIOS (cá dentro): Sobral de Monte Agraço, um concelho a descobrir, o desejo de voltar

Sobral de Monte Agraço, concelho rural da zona Oeste, oferece ao visitante a possibilidade de desfrutar de um fim-de-semana relaxante, aliando a História, Cultura, Gastronomia, Tradição, Natureza e Desporto.
Assim e desde logo, sugere-se ao visitante uma ida à emblemática Praça Dr. Eugénio Dias, de cariz pombalino, onde Joaquim Inácio da Cruz Sobral, no século XVIII mandou construir diversos edifícios: o Chafariz, a Igreja Nossa Senhora da Vida, a Câmara Municipal e o Solar dos Condes de Sobral. Na mesma Praça (no centro) mas de construção posterior pode admirar-se o Coreto e a Estátua alusiva ao Republicano e Médico Dr. Eugénio Dias. Nesta Praça o visitante pode imaginar as diversas transformações sociais, comerciais e políticas que por esta vila passaram ao longo dos tempos.

Uma vez que se encontra no centro na vila, poderá, também, visitar o Núcleo Museológico do Vinho, a Galeria Municipal (localizados numa Rua perto da Praça) e o Centro Interpretativo das Linhas de Torres onde se localiza, também, o Posto de Turismo. Aí poderá, com a ajuda de um guia, interpretar a História da 3ª Invasão Francesa e da construção das Linhas de Torres, assim como obter outras informações.

Depois da visita ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres, há que conhecer o Circuito do Alqueidão na Serra do Olmeiro e ficar a saber mais sobre as fortificações das Linhas de Torres, nomeadamente, sobre o Forte do Alqueidão. A 439 metros de altitude deixe-se envolver pela majestosa paisagem. O olhar cruza a 1.ª e 2ª Linhas de Defesa. Do Tejo ao Atlântico, é possível avistar várias fortificações cujos painéis informativos do local ajudarão a interpretar. O visitante está agora no coração de um conjunto arquitectónico militar sem comparação na Europa. Facilmente compreenderá, agora, por que razão a posição geográfica do Alqueidão foi o centro da estratégia defensiva de Wellesley, transformando-o no Posto de Comando das Linhas.

A seguir ao almoço, não deixe de ir visitar o Moinho do Sobral, imagem identitária do Concelho, recuperado pela Câmara Municipal. Sobranceiro à vila, encontra-se integrado no cenário paisagístico da Vila de Sobral de Monte Agraço, da Serra do Socorro e da Serra de Montejunto. Marca arquitectónica de um engenho tradicional de moagem, este moinho de tipo “Moinho Português” ou “Mediterrâneo”, pode ser visitado mediante marcação prévia.

Seguidamente, faça uma visita à Capela Romano-Gótica de São Salvador e à Igreja de Santo Quintino. A Igreja, Monumento Nacional, foi mandada construir por D. Manuel I em 1520. Por apresentar uma diversidade de azulejos é considerado um verdadeiro «Museu do Azulejo».

No final do dia e se sobrar algum tempo, poderá apreciar a bela paisagem do Concelho no Miradouro do Alto da Forca.
Caso pretenda permanecer em Sobral de Monte Agraço por mais algum tempo, fique a saber das outras actividades anuais de que poderá usufruir: Festa do Pão Artesanato e Sabores, Festas e Feira de Verão, Feira das Tasquinhas, Feira de Todos-os-Santos e Passeios Pedestres marcados (PR1 – Rota dos Moinhos; PR2 – Rota dos Sizandros; GR30 – Grande Rota das Linhas de Torres, Troço Concelhio de Sobral de Monte Agraço), para além de toda a programação do Cine-Teatro e do Centro Interpretativo das Linhas de Torres.
Antes de partir, aproveite a ocasião para adquirir alguns produtos do comércio local como o bolo «Dom Sobral», o «Santo Quintino», o «Horizonte» ou os tradicionais bolos de perna. Poderá ainda adquirir algumas recordações do concelho no Posto de Turismo.

Visitas guiadas Património Turístico-Cultural Concelhio:
Informações, preços e marcações:
Posto de Turismo/Centro Interpretativo das Linhas de Torres de Sobral de Monte Agraço
Praça Dr. Eugénio Dias, nº 12
Telefone: 261 942 296|Email: turismo@cm-sobral.pt
Horário: de Terça a Domingo das 10h30-13h e das 14h-18h30

Dormir
Casa de Campo Moinhos da Gozundeira
Localizada na aldeia da Gozundeira, a alguns kms após a saída da A8.
http://www.casadecampomoinhosdagozundeira.com

Comer
Restaurante Vilamanjar
Localizado no centro da vila, dispõe de um menu de época «Sobral nas Linhas de Torres» disponível mediante marcação, para além do seu menu habitual.
http://vilamanjar.com.sapo.pt/Restaurante_VilaManjar/Homepage.html
Restaurante Monteagreste
Localizado no centro da vila, na Praça 25 de Abril dispõe de uma ampla esplanada.
Telefone: 261 941 280
Restaurante Churrasqueira do Oeste
Localizado na aldeia da Gozundeira, perto da Casa de Campo Moinhos da Gozundeira
Telefone: 261796015

Pastelaria Pau de Canela
Praça da República, nº 3
Telefone: 261 942 944

Pastelaria Kenia
Praça Dr. Eugénio Dias
Telefone: 261 941 619

Actividades
Website do Município de Sobral de Monte Agraço
http://www.cm-sobral.pt/

Exibições: 1292

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço