PASSEIOS (cá dentro): Sobral de Monte Agraço, um concelho a descobrir, o desejo de voltar

Sobral de Monte Agraço, concelho rural da zona Oeste, oferece ao visitante a possibilidade de desfrutar de um fim-de-semana relaxante, aliando a História, Cultura, Gastronomia, Tradição, Natureza e Desporto.
Assim e desde logo, sugere-se ao visitante uma ida à emblemática Praça Dr. Eugénio Dias, de cariz pombalino, onde Joaquim Inácio da Cruz Sobral, no século XVIII mandou construir diversos edifícios: o Chafariz, a Igreja Nossa Senhora da Vida, a Câmara Municipal e o Solar dos Condes de Sobral. Na mesma Praça (no centro) mas de construção posterior pode admirar-se o Coreto e a Estátua alusiva ao Republicano e Médico Dr. Eugénio Dias. Nesta Praça o visitante pode imaginar as diversas transformações sociais, comerciais e políticas que por esta vila passaram ao longo dos tempos.

Uma vez que se encontra no centro na vila, poderá, também, visitar o Núcleo Museológico do Vinho, a Galeria Municipal (localizados numa Rua perto da Praça) e o Centro Interpretativo das Linhas de Torres onde se localiza, também, o Posto de Turismo. Aí poderá, com a ajuda de um guia, interpretar a História da 3ª Invasão Francesa e da construção das Linhas de Torres, assim como obter outras informações.

Depois da visita ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres, há que conhecer o Circuito do Alqueidão na Serra do Olmeiro e ficar a saber mais sobre as fortificações das Linhas de Torres, nomeadamente, sobre o Forte do Alqueidão. A 439 metros de altitude deixe-se envolver pela majestosa paisagem. O olhar cruza a 1.ª e 2ª Linhas de Defesa. Do Tejo ao Atlântico, é possível avistar várias fortificações cujos painéis informativos do local ajudarão a interpretar. O visitante está agora no coração de um conjunto arquitectónico militar sem comparação na Europa. Facilmente compreenderá, agora, por que razão a posição geográfica do Alqueidão foi o centro da estratégia defensiva de Wellesley, transformando-o no Posto de Comando das Linhas.

A seguir ao almoço, não deixe de ir visitar o Moinho do Sobral, imagem identitária do Concelho, recuperado pela Câmara Municipal. Sobranceiro à vila, encontra-se integrado no cenário paisagístico da Vila de Sobral de Monte Agraço, da Serra do Socorro e da Serra de Montejunto. Marca arquitectónica de um engenho tradicional de moagem, este moinho de tipo “Moinho Português” ou “Mediterrâneo”, pode ser visitado mediante marcação prévia.

Seguidamente, faça uma visita à Capela Romano-Gótica de São Salvador e à Igreja de Santo Quintino. A Igreja, Monumento Nacional, foi mandada construir por D. Manuel I em 1520. Por apresentar uma diversidade de azulejos é considerado um verdadeiro «Museu do Azulejo».

No final do dia e se sobrar algum tempo, poderá apreciar a bela paisagem do Concelho no Miradouro do Alto da Forca.
Caso pretenda permanecer em Sobral de Monte Agraço por mais algum tempo, fique a saber das outras actividades anuais de que poderá usufruir: Festa do Pão Artesanato e Sabores, Festas e Feira de Verão, Feira das Tasquinhas, Feira de Todos-os-Santos e Passeios Pedestres marcados (PR1 – Rota dos Moinhos; PR2 – Rota dos Sizandros; GR30 – Grande Rota das Linhas de Torres, Troço Concelhio de Sobral de Monte Agraço), para além de toda a programação do Cine-Teatro e do Centro Interpretativo das Linhas de Torres.
Antes de partir, aproveite a ocasião para adquirir alguns produtos do comércio local como o bolo «Dom Sobral», o «Santo Quintino», o «Horizonte» ou os tradicionais bolos de perna. Poderá ainda adquirir algumas recordações do concelho no Posto de Turismo.

Visitas guiadas Património Turístico-Cultural Concelhio:
Informações, preços e marcações:
Posto de Turismo/Centro Interpretativo das Linhas de Torres de Sobral de Monte Agraço
Praça Dr. Eugénio Dias, nº 12
Telefone: 261 942 296|Email: turismo@cm-sobral.pt
Horário: de Terça a Domingo das 10h30-13h e das 14h-18h30

Dormir
Casa de Campo Moinhos da Gozundeira
Localizada na aldeia da Gozundeira, a alguns kms após a saída da A8.
http://www.casadecampomoinhosdagozundeira.com

Comer
Restaurante Vilamanjar
Localizado no centro da vila, dispõe de um menu de época «Sobral nas Linhas de Torres» disponível mediante marcação, para além do seu menu habitual.
http://vilamanjar.com.sapo.pt/Restaurante_VilaManjar/Homepage.html
Restaurante Monteagreste
Localizado no centro da vila, na Praça 25 de Abril dispõe de uma ampla esplanada.
Telefone: 261 941 280
Restaurante Churrasqueira do Oeste
Localizado na aldeia da Gozundeira, perto da Casa de Campo Moinhos da Gozundeira
Telefone: 261796015

Pastelaria Pau de Canela
Praça da República, nº 3
Telefone: 261 942 944

Pastelaria Kenia
Praça Dr. Eugénio Dias
Telefone: 261 941 619

Actividades
Website do Município de Sobral de Monte Agraço
http://www.cm-sobral.pt/

Exibições: 995

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço