…Os Deuses continuam a viver aqui, abençoando o mar e o sol, protegendo o éden

Já devia ter escrito sobre este hotel porque, na verdade, é um daqueles locais únicos de que vale a pena falar e falar muito.Bastava dizer-vos que é o nº1 do TripAdvisor para Mykonos mas, acreditem, teriam que ler as mais de 600 reviews  ( das quais 99% são na categoria “excelente”) para entenderem grande parte do que vos trago aqui hoje.

Há hotéis e hotéis. O Hotel Tagoo ensina-nos rapidamente que as estrelas de classificação não servem para nada perante a recepção calorosa e familiar que sentimos logo quando chegamos ao aeroporto desta pequena ilha das Cyclades. O Tagoo foi parte da nossa experiência em Mykonos, é o rosto humano que tanto nos faz falta quando estamos além fronteiras e perante o desconhecido.

O Tagoo oferece o transfer do aeroporto para o hotel, 4km. A distância confirma-nos que acabou o stress. Estamos de férias. Ioannis recebe-nos de forma descontraída, casual e tem aquele ar super, super cool de quem acorda todas as manhãs com o mar à porta. Deve ter uns 50 anos, não sei. Moreno, como se espera de um grego. Em forma, mas discreto, low-profile. Algumas rugas dão-lhe um ar decidido, experiente, que só aumenta o seu charme mediterrânico sem nunca lhe tirar aquele ar jovial e apaixonado pela vida…pelo Tagoo, mas… principalmente por Anna.

É difícil saber por onde começar…porque há detalhes que não devem ficar para trás. Mas, primeiro que tudo…fomos arrebatados,logo à chegada, pela vista …e que vista. O hotel é um conjunto de varandas, terraços em vários níveis..unidos por escadas e escadinhas. Tudo tão branquinho com apontamentos de azul, como idealizamos no cartão-postal das ilhas gregas. Uma vista magnífica sobre um mar imenso aos nossos pés. Calmo, adormecido. Não tem ondas, apenas se arrepia com o vento norte que sopra forte durante os meses de verão. Meltemi. As bunganvílias são os detalhes de cor que encontramos junto às janelas, junto às portas dos quartos. Rosa forte. brilham com os primeiros raios da manhã e pintam-se de dourado com o pôr do sol, o momento em que o Tagoo mostra todo o seu esplendor.

Um dia Tagoo é sempre especial. De manhã, quando abrimos as portadas azuis supreendemo-nos sempre com o paraíso onde nos encontramos. Ainda meio ensonada penso: “ainda bem que vim”. O Mediterrâneo estende-se à nossa frente e é o presente não só da manhã mas de todo o dia no Tagoo. Mas a cada novo dia nunca consigo conter uma exclamação perante este cenário. Os “monstros”, como são chamados pelos habitantes de Mykonos, surgem na linha do horizonte como um ritual matinal. À medida que se aproximam no porto de Mykonos, surgem maiores  nesta objectiva que é a nossa janela no Tagoo. Imponentes, como reis dos mares, os cruzeiros chegam diariamente com milhares e milhares de turistas que entopem as ruas estreitas de Chora.

 

Enquanto isso, Anna está de sorriso rasgado, com uma energia contagiante enquanto nos recebe em mais um pequeno-almoço com vista para o mar. “Entra como turista, sai como um amigo”, esta é o lema do Tagoo. Este é o lema de Anna. Incansável e sempre disponível para nos ajudar em cada dia da nossa viagem. O seu inglês perfeito denunciam uma vida no Canadá onde estudou e criou os filhos. Herdou o Tagoo com a morte do pai e veio para o paraíso viver a sua história de amor com Ioannis. Por momentos, parece que estou num cenário do Mamma Mia e Anna é Meryl Streep. Curiosamente consigo ver parecenças. Cabelos louros, olhos claros. Mas esquecemos a ficção. A realidade é sempre  muito melhor. À beira da piscina,  no final da tarde, Anna faz um “briefing” mykoniano a todos os hóspedes: sugere restaurantes e petiscos em todas as zonas e a todos os preços, aconselha sobre o rent a car ou as moto4, fala das maravilhas da ilha, das praias, das pessoas, dos ferrys, da cidade, dos “monstros”, das outras ilhas das Cyclades.As suas sugestões são alimentadas pela experiência dos seus clientes e amigos que, a cada dia, descobrem novos lugares ou, que simplesmente reforçam as relíquias de sempre.

 Todos os momentos são únicos no Tagoo mas…o pôr do sol é arrebatador. Este, é sem dúvida, o momento alto de cada dia onde todos se encontram para o comemorar em grande. Esta festa de adeus ao sol tem um anfitrião, Jimmy.

 Jimmy, irmão de Anna é rei e senhor do bar. Vem também do Canadá pelos 6 meses de época alta do Tagoo. Ajuda Anna mas, principalmente, ajuda-se a si próprio. Porque não há melhor remédio para atenuar as consequências de um inverno rigoroso no norte da America do que esta poção mágica de juventude, de alegria, de vida.

Depois de mais um dia tórrido  e já revigorados por um  belo banho começamos a sair das “tocas” rumo ao “encantador”, o bar de Jimmy. Já com modelos “beach party” que acentuam o bronzeado, cabelos molhados e cuidadosamente deixados à solta, sandálias vistosas, ar descontraído…seguimos rumo ao bar de Jimmy que, debruçado, na piscina assegura vista de panorâmica para a despedida do astro-rei. São cerca de 2 horas de convívio onde o mundo parece mais pequeno e se falam várias línguas com um dicionário comum: CARPE DIEM. Sentados nos bancos altos do bar trocando conversa com canadianos, suecos, americanos e Jimmy…ou nas cadeiras da “plateia vip”, junto ao muro que ladeia a piscina. Ele, desce demoradamente  para aumentar o prazer. Todos os dias. No início ainda alto e brilhante para esconder-se cheio e corado até desaparecer envergonhado atrás do horizonte.

 

 Este é o sinal de partida rumo à noite cosmopolita de Mykonos Town ou pelas praias que se enchem para festas que duram até de madrugada. Mas, hoje ainda não. É noite de “Greek night”…

À primeira vista parece mais uma daquelas invenções à pressão para turista com folclore tradicional e com muita algazarra, venda de CD e cestinho a pedir contribuições.

 Mas, claro que o Tagoo não nos ia desiludir dessa forma.

 Se há momentos especiais num dia Tagoo, a “Greek night” é um deles. Tão simples, tão familiar. Somos convidados de uma festa…íntima. Apenas com as luzes ténues do bar e em redor da piscina, num ambiente romântico. Pasteis caseiros da gastronomia grega feitos sempre por  Anna para esta noite, uma ou duas vezes por semana. De uma forma natural todos comem e convivem sob o ceú já estrelado…quando a sonoridade da música grega se faz ouvir…a um ritmo próprio, singular. Anna sorri. Pega na mão de Ioannis e em frente ao bar, começam a dançar. De forma lenta para que os passos ( vários!) sejam aprendidos pelos convivas que, ainda atónitos, se deslumbram com a cena. Tentamos todos repetir a graciosidade e elegância de ambos. Mas em vão. Risadas. Juntamo-nos em abraço comum para que as tentativas sejam mais bem sucedidas. A música repete. Anna e Ioannis aplaudem.

Dançam novamente deixando-nos desarmados pelo seu amor. Um pelo o outro. Pelo Tagoo. Por Mykonos.

 

By Milene Cabral, Jan2012 ( Tagoo/Junho 2011)

Exibições: 807

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Joana Sá Pinto em 1 Fevereiro 2012 às 16:18

São momentos como esta Greek night que aqui descreves que dão valor às viagens. Quando fui a Mikonos assisti a qualquer coisa semelhante, mas num restaurante onde estava a acontecer uma despedida de solteiro. Desde então, fiquei com a mania que se algum dia me casasse seria lá... ;)

Comentário de Milene Cabral em 30 Janeiro 2012 às 14:43

Rita, quando fores é só avisar, tenho imensas dicas! Bjo e Obgda!

Comentário de Rita S em 30 Janeiro 2012 às 12:45

Bem, que vontade de lá ir. Nunca fui a Mykonos mas tenho muita vontade de ir conhecer a ilha. Quando me decidir já sei que hotel devo escolher. Obrigada e parabéns pelo artigo.

Comentário de Milene Cabral em 30 Janeiro 2012 às 11:39

Obrigada Ana Rita :) Mykonos é lindo e o Tagoo só enriquece a experiência! Bjo

 

Comentário de Ana Rita Machado em 30 Janeiro 2012 às 11:02

Fantástico este teu artigo Milene, já para não falar do destino lindo que é Mykonos.. as fotos estão lindas!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço