É difícil de acreditar que todas estas imagens são estáticas, sem qualquer movimento. É ilusão de ótica, e de certeza que já ouviu falar disso. O termo aplica-se a todas ilusões que "enganam" o sistema visual humano. Assim, faz-nos ver qualquer coisa que não está presente ou vê-la de uma forma errada. Algumas são de carácter fisiológico, outras de carácter cognitivo. As ilusões de óptica podem surgir naturalmente ou serem criadas por astúcias visuais específicas que demonstram certas hipóteses sobre o funcionamento do sistema visual humano. Imagens que causam ilusão de óptica são muito usadas nas artes.

Mas engana-se quem pensa que a ilusão de optica é uma brincadeira de cores e formas conjugadas para enganar os nossos olhos e embrulhar o nosso cérebro. Não! Há mesmo quem estude esta questão, havendo também teorias quanto a este assunto. O conceito moderno de psicologia da Gestalt, ou psicologia da forma, defende a perceção como um todo: as suas propriedades não resultam da soma das partes. Assim, se houver um ponto negro numa folha branca, não há só o ponto negro mas uma totalidade, ou seja, uma figura que sobressai num fundo branco. Do mesmo modo que temos a tendência para organizar e agrupar elementos: estamos formatados para ver objetos, separando-os do fundo. Por exemplo, para vermos um cálice branco pintado num fundo preto, temos de fixar o olhar na parte branca. Se fixarmos o olhar na parte preta, podemos ver outras formas que não a do cálice. Temos, naturalmente, uma capacidade para percecionar figuras. Percecionamos mais facilmente as formas mais simples e regulares, simétricas e equilibradas. O professor de psicologia Akiyoshi Kitaoka do Japão criou um conjunto de ilusões ópticas que enganam completamente a nossa visão e nos fazem ver movimento onde nada mais há do que uma imagem estática.
Parece simples, mas não será assim tão trivial. Mas se se quiser divertir um bocadinho e surpreender o olhar, não deixe de espreitar estas imagens.

Exibições: 2604

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço