Pessoas apressadas caminham todos os dias pelos túneis do metropolitano lisboeta. Uma urgência desmedida em chegar a um destino qualquer que as aguarda passivamente. Seres diferentes, espalhados por variados bancos, aguardam pela chegada do tão esperado metro. Os que se conhecem conversam entre si, quebram o silêncio deixado pelos que viajam sozinhos. Assim que o metro chega a confusão instala-se. As pessoas, conhecidas ou não, atropelam-se reciprocamente numa tentativa desenfreada para chegarem o mais rapidamente possível às pequenas e já apinhadas carruagens que se transformam em absolutos armazenamentos de seres humanos.
Algures no meio desta multidão acelerada lá estou eu. Empurro, esgueiro-me um pouco mais e finalmente consigo entrar para uma das carruagens! Meio segundo depois a porta fecha-se por detrás de mim com um sonoro bip-bip-bip. Foi por pouco, mas consegui! Estou dentro do metro! Mal me consigo mexer, quase sou esborrachada pelas portas, mas… consigo entrar! Uma mulher e um homem encostam-se a mim e assim fico eu durante um bom bocado. Não me mexo, pois não consigo, quase não respiro, para não ocupar mais espaço, e tento segurar a minha preciosa mala. Pouco depois, o que a mim me parece uma eternidade, há uma paragem! Saem duas pessoas, mas entram mais quatro! Os rostos, outrora quase inexpressivos, começam agora a ganhar traços de uma certa impaciência. Olhares saltitantes percorrem a carruagem continuamente num esforço falhado para se abstraírem do tempo. Alguns desconhecidos acotovelam-se mutuamente numa tentativa desanimada para alcançar uns simples milímetros de espaço. Um cheiro nauseabundo, a transpiração acumulada, começa a percorrer a carruagem… Um desespero crescente toma conta de mim… por que decidi eu apanhar o metro às sete da manhã?
O metro continua a sua travessia despreocupada, parando ocasionalmente para deixar alguns destes seres azafamados nos locais pretendidos. Última paragem, Santa Apolónia. Eu saio. São poucos os resistentes desta viagem atribulada, mas apesar de todas as dificuldades a pressa que exibiam ao princípio não se perdeu. Caminham rapidamente e seguem rumos diversos. Não param para observar ou para falar. Correm… têm medo de perder tempo…
Exibições: 156
Tags [escolha entre as seguintes: "passeios (cá dentro)", gastronomia, "onde dormir", cultura, bem-estar, actividades, noite, crianças, "comércio e tendências", "viagens (lá fora)", outros] - separe as tags por vírgulas e coloque tags com várias palavras entre aspas, sempre em minúsculas. Por exemplo, "passeios (cá dentro)".
Adicione um comentário
Olá Liliana, já descobri o tal livro:
Fica aqui um Video com Trailer do Livro
"Subway Life (Vida Subterrânea) é um projecto que levou António Jorge Gonçalves a desenhar pessoas sentadas em carruagens do Metro em 10 cidades, nos 5 continentes.
Tudo começou em Londres - onde o artista residiu durante três anos - com um exercício que consistia em desenhar a pessoa que se sentasse à sua frente no Metro.Era um método aleatório de escolha de modelos que pretendia obrigá-lo a desenhar aquilo que não podia escolher.
Ao regressar a Lisboa, decidiu estender o jogo a outras 9 cidades: Lisboa, Berlim, Estocolmo, Nova Iorque, São Paulo, Tóquio, Atenas, Moscovo, e Cairo. Mais informação em www.subway-life.com "
Pois é, o pensamento é comum a todos os utilizadores; tenho de arranjar espaço para mim, é só mais um. E de um em um, cria-se o fenómeno do enlatado.
Devíamos lutar pela diversificação do horário de trabalho.
O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.
Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.
Sabe tudo sobre o Myguide aqui
31 Março 2023 de 21:00 a 22:00 – MAR Shopping Matosinhos
0 Comentários 0 Gostaram distoCriado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.
Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.
Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.
© 2023 Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações
Ativado por
Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!
Entrar em MyGuide