Cada vez mais o estilo de vida de cada indivíduo se adequa às suas características pessoais e às suas preferências individuais, sendo hoje possível interligar essas preferências e gostos à vida física e particular de cada um.
Hoje quem gosta de natureza pode viver no meio dela em casa feitas nas árvores, quem gosta do céu pode viver em prédios que quase o alcançam e quem se sente como peixe na água pode viver dentro dela com todos os confortos.
As casas barco têm sido uma alternativa para aqueles que têm um forte elo de ligação à água, baseando todo o seu estilo de vida em torno desse elemento, tão essencial à vida. Já há muito que assim o é e a verdade é que muitos pescadores e marinheiros já habitam em barcos há muitos muitos anos, assim como a moda de viver em barcos já se proliferou há muito tempo. Recordo que em Londres, há 12 anos atrás era possível alugar um quarto num barco ou simplesmente alugar um barco inteiro como habitação.
Hoje surgiu um conceito diferente de vida no meio aquático mas agora de habitação de luxo. De há uns anos para cá alguns designers e arquitectos têm desenhado fantásticas casas que são também barcos ou que simplesmente flutuam sobre a água. Um bom exemplo é o barco de origem alemã “Silberfisch” ou peixe prateado  situado em Oldenberg. Tem causado sensação pelas suas formas especiais.

Também a Holanda conhecida pelos seus inúmeros canais, apresenta hoje arquitecturas semelhantes. Em Amesterdão foi criada uma vila sobre a água. A fusão de uma arquitectura moderna e água é algo que não se vê com muita frequência. As casas barco aerodinâmicas flutuam serenamente sobre o rio Amstel.

A estrutura de alumínio revestido também possui um interior espectacular desencadeado pela ampla iluminação natural. A casa de baixo perfil flutuante é um excelente exemplo de como o design contemporâneo pode caber amigavelmente em qualquer contexto quando executado correctamente.

Só não vale enjoar!

Exibições: 1476

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Violeta Maio em 6 Fevereiro 2012 às 11:52

Fico feliz por ter gostado Nuno. Acho que este é um conceito fantástico.

Não tem nada que agradecer e fico a aguardar mais informações.

Comentário de Nuno Quaresma em 31 Janeiro 2012 às 21:53

A melhor coisa que fiz hoje foi sair do multitasking do trabalho e vir aqui visitar a sua pag, Violeta. Já me deixou inspirado para o resto da semana. Arquitectura na água... Acho que a última vez que sonhei com o conceito foi em 1998! Hoje já deu para voltar a deslumbrar-me com a ideia :)

Agradeço-lhe ainda o comentário ao meu trabalho e farei naturalmente muito gosto em enviar informação sobre os próximos eventos em que venha a participar.

 

Atenciosamente,

Nuno

Comentário de Maria Costa Domingues em 30 Abril 2011 às 21:16
Adorei o conceito, Violeta.
Comentário de Pedro Castanheira em 27 Abril 2011 às 19:07
É uma realidade, hoje cada vez mais, o conhecimento e a funcionalidade dos materiais permitem-nos fundir com os diversos ambientes que nos rodeiam, realizando assim as excentricidades de cada um. Só há um senão: normalmente é preciso muito dinheiro. Porque não beber um chá a dez metros de profundidade?

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço