Cada vez mais o estilo de vida de cada indivíduo se adequa às suas características pessoais e às suas preferências individuais, sendo hoje possível interligar essas preferências e gostos à vida física e particular de cada um.
Hoje quem gosta de natureza pode viver no meio dela em casa feitas nas árvores, quem gosta do céu pode viver em prédios que quase o alcançam e quem se sente como peixe na água pode viver dentro dela com todos os confortos.
As casas barco têm sido uma alternativa para aqueles que têm um forte elo de ligação à água, baseando todo o seu estilo de vida em torno desse elemento, tão essencial à vida. Já há muito que assim o é e a verdade é que muitos pescadores e marinheiros já habitam em barcos há muitos muitos anos, assim como a moda de viver em barcos já se proliferou há muito tempo. Recordo que em Londres, há 12 anos atrás era possível alugar um quarto num barco ou simplesmente alugar um barco inteiro como habitação.
Hoje surgiu um conceito diferente de vida no meio aquático mas agora de habitação de luxo. De há uns anos para cá alguns designers e arquitectos têm desenhado fantásticas casas que são também barcos ou que simplesmente flutuam sobre a água. Um bom exemplo é o barco de origem alemã “Silberfisch” ou peixe prateado  situado em Oldenberg. Tem causado sensação pelas suas formas especiais.

Também a Holanda conhecida pelos seus inúmeros canais, apresenta hoje arquitecturas semelhantes. Em Amesterdão foi criada uma vila sobre a água. A fusão de uma arquitectura moderna e água é algo que não se vê com muita frequência. As casas barco aerodinâmicas flutuam serenamente sobre o rio Amstel.

A estrutura de alumínio revestido também possui um interior espectacular desencadeado pela ampla iluminação natural. A casa de baixo perfil flutuante é um excelente exemplo de como o design contemporâneo pode caber amigavelmente em qualquer contexto quando executado correctamente.

Só não vale enjoar!

Exibições: 1347

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Violeta Maio em 6 Fevereiro 2012 às 11:52

Fico feliz por ter gostado Nuno. Acho que este é um conceito fantástico.

Não tem nada que agradecer e fico a aguardar mais informações.

Comentário de Nuno Quaresma em 31 Janeiro 2012 às 21:53

A melhor coisa que fiz hoje foi sair do multitasking do trabalho e vir aqui visitar a sua pag, Violeta. Já me deixou inspirado para o resto da semana. Arquitectura na água... Acho que a última vez que sonhei com o conceito foi em 1998! Hoje já deu para voltar a deslumbrar-me com a ideia :)

Agradeço-lhe ainda o comentário ao meu trabalho e farei naturalmente muito gosto em enviar informação sobre os próximos eventos em que venha a participar.

 

Atenciosamente,

Nuno

Comentário de Maria Costa Domingues em 30 Abril 2011 às 21:16
Adorei o conceito, Violeta.
Comentário de Pedro Castanheira em 27 Abril 2011 às 19:07
É uma realidade, hoje cada vez mais, o conhecimento e a funcionalidade dos materiais permitem-nos fundir com os diversos ambientes que nos rodeiam, realizando assim as excentricidades de cada um. Só há um senão: normalmente é preciso muito dinheiro. Porque não beber um chá a dez metros de profundidade?

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço