Apesar de tudo, achamos que ainda há razões para comemorar a liberdade. Há 40 anos, qualquer um destes nossos hábitos actuais era considerado ficção científica…

O país está deprimido e com pouca disposição para festejar uma revolução que já poderia ter dado mais frutos ao fim de quase quatro décadas. No entanto, há conquistas que são inegáveis e com as quais já nem saberíamos viver. Celebremos então as “liberdades” que se relacionam com o conceito MyGuide – Viagens, Lazer e Cultura – e que ainda nos vão trazendo algumas alegrias.

Poder falar
Longe vão os tempos das tertúlias de vão de escada, das reuniões secretas, das penalizações à conta de uma opinião divergente da estabelecida. Actualmente, usamos e abusamos dos “likes”, comentamos o que nos dá na gana, assinamos petições, criamos grupos de fãs e de ex-fãs. A disseminação das redes sociais e da interactividade em geral dá voz a cada um de nós. Todos temos uma opinião e vale a pena partilhá-la com os outros. Onde? No MyGuide , por exemplo, é convidado a editar os seus próprios artigos e a sua opinião é muito bem-vinda!

Poder viajar

Sim, a situação económica do país nunca esteve tão negra, mas a oferta de viagens a preços baixos também nunca foi tão grande como agora. Se pensarmos que até finais da década de 60 uma mulher não podia viajar sem autorização do marido, é engraçado pensarmos que a mesma mulher casada, hoje, pode comprar um bilhete de avião para Joanesburgo no leilão da TAP e partir amanhã, sem que o marido tenha tempo de dizer um ai.
É claro que ela, com ou sem marido, também pode optar por uma viagem low cost, através de uma das inúmeras companhias que fazem voos a baixo custo, e procurar o hotel ao melhor preço em sites de reservas on-line como o MyBookinGuide.
Se ela tiver dúvidas acerca das suas opções, pode consultar as opiniões que os viajantes do mundo inteiro publicam no TripAdvisor.

Poder ler


Já ninguém sabe o que é um livro proibido, nem é necessário ir ao estrangeiro comprar a última obra do seu autor chinês favorito. Sites como a Amazon  encarregam-se de fazer chegar às suas mãos o próximo livro que quer ler. Se a compra não é imprescindível, tem sempre a possibilidade do recurso às Bibliotecas e se gosta mesmo da ideia de partilha pode querer associar-se ao Bookcrossing, o clube formado por membros que gostam tanto dos seus livros que não se importam de libertá-los para que outros os possam ler. 

Poder ir a concertos em solo nacional

Portugal está finalmente na rota das grandes bandas e músicos internacionais, sejam eles mais mainstream ou mais independentes. Ainda nós estamos a suspirar pela vinda de uma banda ao nosso pequeno rectângulo à beira-mar plantado e já as datas estão e a piscar na bilheteira mais próxima. A crescente profusão de festivais musicais tem contribuído para a vinda desses tais nomes que há uns anos não pisavam o solo nacional. Só para exemplificar, temos nos próximos meses em cartaz eventos como o Festival Super Bock Super Rock, Festival Sudoeste, Optimus Alive, Queima das Fitas do Porto, Sumol Summer Fest, CoolJazzFest, Jazz em Agosto, cada um mais tentador do que o outro.


Poder marchar

Contra os canhões, claro, mas também contra o preconceito, contra a indiferença e as desigualdades. Marchas há muitas, mas as que nos parecem melhor expressar a liberdade do país são as de orgulho gay. A 18 de Junho, em Lisboa, e a 9 de Julho, no Porto, acontecem as já famosas Marchas de Orgulho LGBT, e a 25 de Junho, temos em Lisboa o Arraial Pride, e novamente a 9 de Julho, a Porto Pride.

Poder comprar preservativos coloridos e com sabores


Há cerca de 40 anos a publicidade aos contraceptivos era proibida. Hoje estão à venda nos supermercados, farmácias, estações de serviço, discotecas, bares e, claro, se alguém quiser dar-se ao trabalho, nas sempre divertidas sex shop onde também se encontram todo o tipo de brinquedos sexuais. A Contra-Natura, com várias lojas espalhadas pelo país, é já um império.

Poder dispensar as panelas

Ao mesmo tempo que entram cada vez mais homens para a cozinha, saem cada vez mais mulheres. A cozinha é vista por uns como uma arte, e como um mal necessário por outros que tentam, a todo o custo, reduzir o tempo da sua execução. Para estes últimos, que querem ver o trabalho feito com rapidez e sabor, nasceu a Bimby. Para os que querem ainda mais rapidez – porque os horários não permitem fazer cozinhados, porque não há bimby que lhes valha ou porque só querem desenjoar das receitas sempre iguais, há uma cada vez maior oferta de serviços de take aways ou de entregas de refeições ao domicílio

Poder não fumar

A máxima “a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros” aplica-se desde que, em 2008, foi interdito o fumo em lugares públicos fechados. Uns ganharam a liberdade de não ter que respirar o fumo dos outros em bares, discotecas, restaurantes, no trabalho. Outros ganharam a possibilidade de fazer um figurão com os cigarros electrónicos!

Poder ir à praia sem roupa

Desde 1977, data da criação da Federação Portuguesa de Naturismo, que esta procurava o reconhecimento do Naturismo na Lei. Em 1994 foi finalmente publicada a lei, que ainda hoje se encontra em vigor, e que permite esta forma de vida em harmonia com a natureza, traduzida na prática da nudez colectiva. Meco, Bela Vista, Barril, são apenas algumas das praias oficiais de naturismo do país. Para conhecer a lista completa e as praias mistas, consulte o site da Federação.


E como esta lista de pequenas-grandes liberdades já vai longa, paramos por aqui, não sem antes vos convidarmos a acrescentarem outras conquistas que ainda nos permitem dizer: Viva a Liberdade!

Exibições: 180

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Luis Marques Cotonete em 20 Abril 2011 às 11:32

Pois é, rápidamente nos esquecemos que as liberdades de hoje, são fruto de conquistas do passado.

Ainda bem que o myguide aborta este tema e nos relembra de algumas das conquistas alcançadas com o 25 de Abril.

Ganhámos a capacidade de escolher e isto é um valor inalienável.

Siga-nos no Facebook

Sugestão BestGuide

Eventos em Destaque

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...