VIAGENS (lá fora): Entre Atenas e as ilhas gregas

Atenas: a cidade surpreendeu-nos muito pela positiva, em particular ao fim da tarde quando parece fervilhar e as ruas se enchem de vida, com as inúmeras esplanadas apinhadas e as luzes se acendem sobre a Acrópole. De referir a vista do topo do Monte Filopappos ao final da tarde, quer para Acrópole quer para o resto da cidade e para o mar Egeu, que é simplesmente deslumbrante e imperdível.

Ilhas: em qualquer das ilhas consideramos que é fundamental alugar carro.

a) Milos: ilha muito tranquila e calma, muito diferente das ilhas seguintes, com uma variedade de ambientes naturais e de praias enorme. As praias são muito pouco turísticas, não tendo bares de apoio, pelo que é aconselhável andar sempre com "mantimentos" por perto. Gostámos muito do hotel (Salt Suites & Executive Rooms), em particular do espaço comum (muito bem cuidado e com uma decoração bem bonita) e dos quartos que são muito espaçosos e lindos a nível de decoração e espaço envolvente! Apesar de estar afastado de tudo e numa ponta da ilha acaba por ser uma boa escolha, porque a vila em que está inserido (Pollonia) é muito catita, charmosa e movimentada q.b. durante todo o dia. Ao jantar é um sítio muito agradável porque tem uma faixa de restaurantes catitas em redor da praia, do qual destacamos o "Enalion" com peixe fresco, muito saboroso e com empregados extremamente simpáticos e atenciosos. Das praias destacamos a Sarakiniko, pela sua paisagem invulgar e quase lunar, e Firiplaka pela sua beleza, sendo que todas tem a sua particularidade e beleza própria, com águas cristalinas (apesar de não muito quentes nesta altura do ano...). Quanto à capital Plaka, claro que é um "must-see", gostámos, mas não nos encheu o "as medidas". Contudo, não pode deixar de se ir lá comer a sobremesa ao restaurante recomendado por vocês, com o melhor petit-gatêaux (que neste caso, é mais grande-gatêaux) que já comemos na vida, e olhe que temos já uma "larga experiência"!! :) O porto (Adamas) vale a pena visitar à noite, porque tem muita vida e lojinhas; aliás, cremos mesmo que é o único local com muita vida na ilha!! ;)

b) Santorini: a ilha é lindíssima e foi a nossa favorita!! As paisagens são maravilhosas e de cortar a respiração, com a vista para a caldeira a dominar todo o ambiente. Para além disso, o Hotel Avant Garde Suites é simplesmente fantástico!! A vista, quer da piscina quer do quarto, é impressionante e o jacuzzi ao final da tarde foi o ponto alto! M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O.!!! O atendimento também é 5 estrelas: a Ntina (diminutivo de Konstantina; lê-se Dina), a recepcionista - achamos nós - não podia ser mais simpática, atenciosa, prestável e querida! Um amor! Adorámos!! Apesar de não ser nada central (o que é um contra) e estar inserido em Akrotiri (onde não se passa nada, nadinha!), recomendamos vivamente o hotel, mas claro alugando carro!! :) Voltaríamos lá, sem sombra de dúvida! Ou voltaremos... ;) Em relação às praias, destacamos a Praia Vermelha, pela peculiaridade, e a Kamari, que tem um ambiente bastante agradável e um paredão giro com bastantes bares e restaurantes. De qualquer modo, todas as praias são bastante diferentes entre si e merecem uma visitinha; também não há muitas... Para quem gosta de arqueologia e de História (como é o meu caso) deve visitar as ruínas de Akrotiri, que são absolutamente imperdíveis e muito mais impressionantes do que se pode imaginar. As duas cidades principais são lindas, cada uma à sua maneira, e extremamente arranjadinhas, tendo bastante movimento. Oía talvez seja a mais impressionante e parece tirada de um postal, sendo o destaque o pôr-do-sol, que é realmente lindíssimo - há que admitir! -, apesar de nesta parte do dia se aglomerar uma multidão tal que impede quase o movimento através das ruas. Já Fira é muito catita com as suas ruelas estreitas e vista permanente para a caldeira, dada a sua localização na parte mais alta da ilha. Dica importante: evitar o teleférico em dia de cruzeiros (a cidade transforma-se completamente nestes dias). De qualquer maneira não ficámos particularmente fascinados com o percurso de teleférico, tendo depois preferido o percurso a pé! Outra cidade bem "catita" é Pyrgos, valendo a pena explorar as suas minúsculas ruelas.

c) Mykonos: muito diferente de Milos e Santorini. É, sem dúvida, a ilha mais turística e talvez a que tem as praias mais bonitas das três, parecendo saídas daqueles postais que normalmente associamos às Ilhas Gregas: baías lindíssimas, areia muito clara e dourada, águas cristalinas e azul turquesa (mas isso são todas, pode é não parecer por causa da areia vulcânica, mais ou menos escura). A vila/cidade - Mykonos Town - é muito peculiar, gírissima, e uma pessoa facilmente se perde nas suas ruelas (literalmente! Demorámos 1h para encontrar a saída da cidade, na última noite, para regressar ao carro e depois ao hotel). É pena o ambiente ser tão turístico e estar sempre "apinhada" de tanta gente, mesmo em época média como a que fomos, mas ainda assim gostámos muito, em particular dos fins de tarde/pôr-do-sol que, mais uma vez, são lindíssimos na Grécia. O Rocabella Hotel & Spa é também fantástico e diferente dos outros, dado que é mais "hotel" e menos "pousada" e também mais "luxuoso" que os anteriores, muito apostado nos detalhes e em estar sempre a mimar os hóspedes (mimos no quarto ao final do dia, velinhas acesas no quarto à noitinha, massagem gratuita, bebidas na recepção, etc...). O pequeno-almoço também é muito bom e gourmet, claro!! Nota-se, claramente, que é um hotel mais elitista, enquadrado no ambiente da própria ilha, também mais luxuoso e elitista. As praias são, de longe, bem mais organizadas (quase todas com bares, esplanadas, espreguiçadeiras... um luxo, sobretudo se compararmos com Milos e algumas praias em Santorini!), apesar de manterem toda a beleza natural! Gostámos imenso do restaurante-bar da praia de Panormos; aliás gostámos imenso desta praia (Panormos), bem como da praia Elia e da praia Paranga.

Testemunho de Francisco e Alexandra F. de uma viagem às Ilhas Gregas, em Junho 2014, recolhido pela TravelTailors

Exibições: 479

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço