VIAGENS (lá fora): Entre Atenas e as ilhas gregas

Atenas: a cidade surpreendeu-nos muito pela positiva, em particular ao fim da tarde quando parece fervilhar e as ruas se enchem de vida, com as inúmeras esplanadas apinhadas e as luzes se acendem sobre a Acrópole. De referir a vista do topo do Monte Filopappos ao final da tarde, quer para Acrópole quer para o resto da cidade e para o mar Egeu, que é simplesmente deslumbrante e imperdível.

Ilhas: em qualquer das ilhas consideramos que é fundamental alugar carro.

a) Milos: ilha muito tranquila e calma, muito diferente das ilhas seguintes, com uma variedade de ambientes naturais e de praias enorme. As praias são muito pouco turísticas, não tendo bares de apoio, pelo que é aconselhável andar sempre com "mantimentos" por perto. Gostámos muito do hotel (Salt Suites & Executive Rooms), em particular do espaço comum (muito bem cuidado e com uma decoração bem bonita) e dos quartos que são muito espaçosos e lindos a nível de decoração e espaço envolvente! Apesar de estar afastado de tudo e numa ponta da ilha acaba por ser uma boa escolha, porque a vila em que está inserido (Pollonia) é muito catita, charmosa e movimentada q.b. durante todo o dia. Ao jantar é um sítio muito agradável porque tem uma faixa de restaurantes catitas em redor da praia, do qual destacamos o "Enalion" com peixe fresco, muito saboroso e com empregados extremamente simpáticos e atenciosos. Das praias destacamos a Sarakiniko, pela sua paisagem invulgar e quase lunar, e Firiplaka pela sua beleza, sendo que todas tem a sua particularidade e beleza própria, com águas cristalinas (apesar de não muito quentes nesta altura do ano...). Quanto à capital Plaka, claro que é um "must-see", gostámos, mas não nos encheu o "as medidas". Contudo, não pode deixar de se ir lá comer a sobremesa ao restaurante recomendado por vocês, com o melhor petit-gatêaux (que neste caso, é mais grande-gatêaux) que já comemos na vida, e olhe que temos já uma "larga experiência"!! :) O porto (Adamas) vale a pena visitar à noite, porque tem muita vida e lojinhas; aliás, cremos mesmo que é o único local com muita vida na ilha!! ;)

b) Santorini: a ilha é lindíssima e foi a nossa favorita!! As paisagens são maravilhosas e de cortar a respiração, com a vista para a caldeira a dominar todo o ambiente. Para além disso, o Hotel Avant Garde Suites é simplesmente fantástico!! A vista, quer da piscina quer do quarto, é impressionante e o jacuzzi ao final da tarde foi o ponto alto! M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O.!!! O atendimento também é 5 estrelas: a Ntina (diminutivo de Konstantina; lê-se Dina), a recepcionista - achamos nós - não podia ser mais simpática, atenciosa, prestável e querida! Um amor! Adorámos!! Apesar de não ser nada central (o que é um contra) e estar inserido em Akrotiri (onde não se passa nada, nadinha!), recomendamos vivamente o hotel, mas claro alugando carro!! :) Voltaríamos lá, sem sombra de dúvida! Ou voltaremos... ;) Em relação às praias, destacamos a Praia Vermelha, pela peculiaridade, e a Kamari, que tem um ambiente bastante agradável e um paredão giro com bastantes bares e restaurantes. De qualquer modo, todas as praias são bastante diferentes entre si e merecem uma visitinha; também não há muitas... Para quem gosta de arqueologia e de História (como é o meu caso) deve visitar as ruínas de Akrotiri, que são absolutamente imperdíveis e muito mais impressionantes do que se pode imaginar. As duas cidades principais são lindas, cada uma à sua maneira, e extremamente arranjadinhas, tendo bastante movimento. Oía talvez seja a mais impressionante e parece tirada de um postal, sendo o destaque o pôr-do-sol, que é realmente lindíssimo - há que admitir! -, apesar de nesta parte do dia se aglomerar uma multidão tal que impede quase o movimento através das ruas. Já Fira é muito catita com as suas ruelas estreitas e vista permanente para a caldeira, dada a sua localização na parte mais alta da ilha. Dica importante: evitar o teleférico em dia de cruzeiros (a cidade transforma-se completamente nestes dias). De qualquer maneira não ficámos particularmente fascinados com o percurso de teleférico, tendo depois preferido o percurso a pé! Outra cidade bem "catita" é Pyrgos, valendo a pena explorar as suas minúsculas ruelas.

c) Mykonos: muito diferente de Milos e Santorini. É, sem dúvida, a ilha mais turística e talvez a que tem as praias mais bonitas das três, parecendo saídas daqueles postais que normalmente associamos às Ilhas Gregas: baías lindíssimas, areia muito clara e dourada, águas cristalinas e azul turquesa (mas isso são todas, pode é não parecer por causa da areia vulcânica, mais ou menos escura). A vila/cidade - Mykonos Town - é muito peculiar, gírissima, e uma pessoa facilmente se perde nas suas ruelas (literalmente! Demorámos 1h para encontrar a saída da cidade, na última noite, para regressar ao carro e depois ao hotel). É pena o ambiente ser tão turístico e estar sempre "apinhada" de tanta gente, mesmo em época média como a que fomos, mas ainda assim gostámos muito, em particular dos fins de tarde/pôr-do-sol que, mais uma vez, são lindíssimos na Grécia. O Rocabella Hotel & Spa é também fantástico e diferente dos outros, dado que é mais "hotel" e menos "pousada" e também mais "luxuoso" que os anteriores, muito apostado nos detalhes e em estar sempre a mimar os hóspedes (mimos no quarto ao final do dia, velinhas acesas no quarto à noitinha, massagem gratuita, bebidas na recepção, etc...). O pequeno-almoço também é muito bom e gourmet, claro!! Nota-se, claramente, que é um hotel mais elitista, enquadrado no ambiente da própria ilha, também mais luxuoso e elitista. As praias são, de longe, bem mais organizadas (quase todas com bares, esplanadas, espreguiçadeiras... um luxo, sobretudo se compararmos com Milos e algumas praias em Santorini!), apesar de manterem toda a beleza natural! Gostámos imenso do restaurante-bar da praia de Panormos; aliás gostámos imenso desta praia (Panormos), bem como da praia Elia e da praia Paranga.

Testemunho de Francisco e Alexandra F. de uma viagem às Ilhas Gregas, em Junho 2014, recolhido pela TravelTailors

Exibições: 425

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço