VIAGENS (lá fora): Testemunho da viagem de Rui P. à Austrália, em Agosto de 2014

Antes de mais, esclareça-se que a Austrália não é bem um país. É um continente, como a Ásia ou a África, com quase o dobro da área da Europa. Dizer “vou à Austrália” é como se disséssemos “vou à África” ou “vou à Ásia”. Mas a verdade é que não dizemos isso. Dizemos antes “vou à Tailândia”, ou “ao Japão” ou o que seja.  Só nos damos conta da ligeireza da nossa ideia quando lá chegamos, depois de 27 horas seguidas de viagem (recomenda-se a Emirates que faz os possíveis para mitigar a expedição), e nos apercebemos da enormidade do sítio e das distâncias.  Dá-se a coincidência de a plataforma continental ser ocupado por um só país, mas isso é irrelevante para o caso. E também nem é bem um país. É mais uma filial bem humorada e com um clima francamente melhorzinho que o do Reino Unido e daquela outra ex-colónia Britânica que proclamou a independência para se baldar às taxas aduaneiras sobre o chá.  À semelhança do que se passou na América, também aqui e a pretexto de os nativos não serem cristãos, se declarou que o novo mundo era terra de ninguém (“terra nulis”) e passível de ocupação a troco de missangas, vírus e cobertores envenenados. Até à solução final e à ocupação total.  

Malgrado a sua história e o seu passado de saneamento étnico, que já está bem lá atrás e mais ou menos bem resolvido, com a devolução das terras ancestrais aos nativos e com o reconhecimento dos seus direitos e do seu modo de vida tradicionais, a Austrália é, reconheça-se, um caso bem sucedido, de squatting e de transposição da civilização ocidental, tal como a conhecemos, para o hemisfério sul. A Argentina e o Chile também são assim. O Brasil e a África do Sul têm potencial para aspirar a vir um dia a ser assim. Mas não há muitos mais. A Nova Zelândia é um parque natural para autocaravanas e filmagens de sagas míticas. O resto são praias e resorts turísticos, bons para passar férias, com tudo o que imaginamos a isso associado.  A Austrália não é só isso. É ainda um sítio ideal para viver, trabalhar e estar. Espaços amplos. Sensação de liberdade. Todas as paisagens e climas à face da terra E outras que não há em mais lado nenhum. Flora e fauna únicas. Os animais mais perigosos e venenosos do mundo. Que também não estão propriamente ali à nossa espera assim que chegamos ao aeroporto ou ao hotel. Eles andam por lá, mas é preciso andar muito e procurar bem para encontrarmos um jelly fish, uma sting ray, um white shark, um crocodilo de água salgada, uma áspide ou um aracnídeo letal.  

Melbourne podia ser uma cidade europeia. E Sydney podia ser Nova Iorque.De entre as 10 melhores cidades do mundo para se viver, 5 são australianas:Perth, Melbourne, Sydney, Adelaide e Brisbane (as demais são Vancouver, Toronto, Calgary, Viena e Helsínquia). A qualidade de vida é directamente proporcional ao seu custo. Não se estanha por isso que seja um destino migratório de eleição.  É patente a boa integração das comunidades estrangeiras. A grega por exemplo, é a mais numerosa fora da Grécia. A asiática por vezes parece paritária à ocidental. O estilo local é quase sempre casual, smart, laid back, no worries. O bom acolhimento e a hospitalidade é a regra. E nem é por interesse porque a única gratificação que se espera em troca é uma boa conversa e um sorriso. Toda a gente fala com toda a gente. Toda a gente veio de qualquer outro lado. Toda a gente tem família em qualquer outro lado.  Impera a ordem, a eficiência, a disciplina e as medidas de segurança (não se pode ingerir ou transportar à vista bebidas alcoólicas na via pública; é obrigatório o uso de cintos de segurança para todos os passageiros de quaisquer veículos e ninguém atravessa a rua fora das passadeiras ou sem que o semáforo para os peões o autorize e a Polícia autua mesmo a sério qualquer incumpridor) a que, com tempo, qualquer bom tuga adoraria adaptar-se. 

Em Melbourne recomenda-se o Novotel Melbourne On Collins, que é central e confortável, com bom pequeno almoço e free wi-fi na recepção e bar; os passeios free of charge no “City Circle Tram” que circunda o city center; as pequenas ruelas nas traseiras das grandes avenidas, cheias de petit cafés e bares; a promenade nocturna e o jantar à beira-rio em Southbank; os bifes suculentos, inclusive de kangaroo, o champagne australiano, que tem uma óptima relação preço/qualidade; as vistas panorâmicas da torre Eureka e da roda gigante (igual ao London eye), o Melbourne Museum, e a deslocação a Philip Island para ver o espectáculo único da Penguin Parade, na preciosa companhia do personal guide, Ben Barry, da Wild Escapes.   

Em Sydney, que é certamente uma das cidades mais prodigiosas do Universo, recomenda-se, por entre a imensa oferta hoteleira, o Grace Hotel, no coração do financial city centre, um notável edifício em estilo art-deco, situado a meio caminho entre o Darling Harbour e o Circular Quay (adjacente à Ópera), que são as principais promenades do centro; o passeio nos 2 percursos centrais dos autocarros hop on hop off, com paragens obrigatórias pelo menos no edifício da Ópera e no bairro “The Rocks”; o passeio às Blue Mountains e ao Featherdale Wildlife Park, para ver e pegar nos kangaroos, koalas, wombats e diabos da tasmânia (este último fica no entanto ao vosso critério, conta e risco); a visita ao night market de Chinatown (com jantar na 9Noodle House, no n.º 17-19 Goulburn St, Haymarket, que se destaca de entre a farta oferta de restaurantes orientais) e ao Paddy’s Market para as compras mais em conta da cidade (as mercadorias são quase todas made in china mas há produtos de qualidade muito aceitável);  Relativamente a Uluru / Ayers Rock, ficamos com mixed feelings. Se não tivéssemos feito a visita, certamente que o lamentariamos  mas tendo levado quase 4 horas para chegar (e outras tantas para voltar) na vã esperança de qualquer revelação ou experiência mística acerca do dream time nativo ou do sentido cósmico da vida, para acabar a testemunhar as variações de alaranjado do calhau, no pôr e no nascer do sol, é impossível evitar uma esmagadora sensação de desolação e isolamento. A verdadeira emoção consiste, isso sim, na visão da aproximação do monólito na distância, seja de carro seja de avião.

Tendo dito isto, o jantar no deserto à luz do imaculado firmamento do sul, com bifes de kangaroo e champagne à discrição, exibição de danças tribais e de didgeridoo e dissertação astronómica com direito a visionamento estelar por telescópio, é notável e único. As florestas tropicais e a barreira de corais de Queensland, no nordeste australiano, são das mais puras paisagens naturais passíveis de ser contempladas e experimentadas. As povoações parecem as do faroeste americano, com horários de abertura até às 15.30h, com aborígenes indigentes calcorreando as ruas, rednecks conduzindo carrinhas de caixa aberta em tronco nu.  O resort Silky Oaks, perto de Mossman e de Port está muito bem enquadrado. O acolhimento quer dos cómodos bungalows quer do agradável staff é notável e recomenda-se. Nem que seja por um só dia. A nível de hotéis nas árvores, está lá em cima (literalmente), ao nível do espantoso resort Ariau perto de Manaus, o qual, mesmo não sendo tão moderno ou confortável, é uma pérola de civilização e de ar condicionado em plena selva amazónica.  Cairns não chega sequer a ter interesse, mas já Port Douglas é uma simpática pequena vila turística passível de ser disfrutada ao menos por um par de dias. Não mais. O passeio de barco (duas horas para ir, duas horas para mergulho e almoço, mais duas horas para voltar), por muita simpatia e atenção que se receba dos nossos anfitriões que nos levam e trazem com toda a segurança e comprimidos e sacos para o enjoo, não se recomenda assim tão fortemente, a não ser com céu azul e mar calmo. Muito melhor é ir de helicóptero até ao limite da barreira de corais e voltar de catamarã. A visão aérea de que se goza durante 20 minutos, durante os quais pulamos que nem uma libelinha, sobre praias, rios, floresta cerrada e finalmente sobre os vários tons de azul do mar, de língua de areia em língua de areia, é de cortar a respiração e serve para carregar as baterias de boas recordações até uma próxima viagem. Ainda parece que foi ontem… Diz-se que o espaço é a última fronteira, e até pode ser. Mas a fronteira antes dessa e descontando a Antártida, que é só para pinguins, cientistas e outras aves raras, é a Austrália. Over and out.

http://www.travel-tailors.com/programas.php

Exibições: 384

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de MyGuide em 10 Fevereiro 2015 às 9:23

Bravo, Rui P.! Ficámos ainda com mais vontade (se é que tal é possível) de ir à Austrália.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço