PASSEIOS (cá dentro): Um dia na aldeia mais pura do Algarve: Alte

Para todos aqueles que estão cansados da agitação do dia-a-dia, da rotina diária, de ver sempre as mesmas coisas - esta é a sugestão ideal. E já vão perceber porquê...

Alte é uma típica aldeia do Barrocal Algarvio – um local de paz e conforto no rebuliço do tempo presente. É considerada por muitos a aldeia mais tradicional do Algarve e aqui encontra-se um sítio esplêndido para passeios em família, longe da confusão e aproveitando as paisagens mais ricas da nossa natureza.

É especialmente no 1º de maio (e na semana que antecede este dia) que decorrem os momentos altos da vida desta localidade. Nesta época do ano, a aldeia é muito visitada devido ao seu evento anual – a Semana Cultural – em que é dado foco especial às tradições de Alte. Música, desporto,  artesanato, gastronomia e atividades culturais são temas que não faltam no programa das festividades.

Aqui (quase) tudo é tradicional, especialmente as casas, que têm a sua construção típica. Já as ruas estreitas aludem ao campo. Quem visita Alte, raramente resiste a tirar uma foto às habitações com características tão tradicionais e diferentes daquilo que vemos diariamente.

A zona da Fonte Grande é, muito possivelmente, em termos paisagísticos, a zona mais atrativa desta povoação. Durante vários séculos, as águas da ribeira correspondiam às necessidades da aldeia, pois eram utilizadas para lavar a roupa e encher os cântaros. Na altura do verão, a Fonte Grande é indiscutivelmente a "praia" desta aldeia e aqui vivem-se momentos muito agradáveis.

A ribeira de Alte atravessa a aldeia, desde a Fonte Grande até à Queda do Vigário. Este é também um dos sítios mais belos da aldeia, que suscita sempre muita curiosidade. E a imagem fala por si... Isto existe mesmo! E vale a pena.

Quanto à Fonte Pequena, presta homenagem ao poeta altense Cândido Guerreiro, sendo possível ler aqui alguns dos seus sonetos mais populares.

Ficou muito para mostrar, mas os dados principais estão lançados. Alte é, sem dúvida, um local a visitar. E a visitar. E a visitar...

Exibições: 8235

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço