VIAGENS (lá fora): Uma viagem de sonho...

Viajar é: é mochila às costas, ténis confortáveis e uma cidade cheia de histórias para contar!

No inicio de 2011 fiz uma viagem que há muito estava nos "meus sonhos"... começou em Berlim, onde entrei num comboio rumo à Polónia, um pais ferido com os horrores da 2ª guerra mundial...Chegada a fronteira da Alemanha com a Polónia, as estações deixam de ser apresentadas em Alemão/ Inglês e passamos a ouvir apenas Polaco... Bem-vindo à Polónia!!!!! 

 

A dificuldade da língua aplica-se a coisas básicas, como dizer o nome da cidade para onde queremos ir... É simples, na Alemanha diz-se "Breslau", o que na Polónia é algo completamente desconhecido, mas se dissermos "Woclaw", estamos a falar da mesma cidade!

 

Para pedir informações numa estação de comboio, toda em obras, onde não existe posto de informações... resta apontar para o mapa e rezar para que corra bem!!

 

Quando finalmente conseguimos perceber qual é a linha onde vai dar entrada o comboio, eis que começamos a ouvir avisos (em polaco!) através do maravilhoso sistema de som da estação... começa toda a gente a correr para mudar de linha e nós ficamos sem saber o que fazer, mas como diz o ditado "em Roma sê Romano" e corremos sempre com a multidão... a verdade é que chegámos sempre ao destino pré-definido, sem surpresas!

 

As viagens de comboio atravessam aldeias muito pobres e quase desertas. Junto à linha de comboio é comum encontrar pequenos memoriais. As linhas não são vedadas como em Portugal, e no Inverno como está muito frio eles encharcam-se em vodka para aquecer, ora uma bebedeira junto a uma linha de comboio desprotegida não podia dar bom resultado! 

 

Todas as cidades têm praças fabulosas, com casas coloridas, esplanadas e muita animação! São claramente o cartão de visita do pais..

 

O ponto alto da viagem foi sem dúvida a ida ao maior cemitério do mundo... O campo dos horrores onde foram cometidas as maiores atrocidades de que há memória: Auschwitz!

 

 

Na entrada lê-se "O trabalho liberta"... e para os presos realmente era uma libertação morreram a desempenhar "as suas funções"... os que sobreviviam restava-lhes esperar o momento da libertação!

 

 

No final da visita saímos com uma sensação de "vazio", difícil de descrever... Vale a pena fazer a visita com guia do museu, tentando abstrair do discurso de "coitadinhas das pessoas que estiveram aqui presas", eles explicam alguns factos interessantes que passam ao lado aos que optam por não ir com guia. Os materiais de apoio à exposição são demasiado genéricos não contam a história, estão apenas presentes nas vitrines...

 

Auschwitz está transformado num grande museu, onde chegam dezenas de autocarros de turistas... isso acaba por tirar um pouco a carga pesada que este espaço possui.

 

Recomendo vivamente a visita, é uma experiência bastante enriquecedora!

 

Fora do grande museu, o país está em grande alvoroço, em fase de preparação para receber o campeonato de futebol... é o caos completo, será que os turistas que visitaram Portugal antes do Euro 2004 tiveram a mesma sensação??!

Exibições: 934

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Marina Duarte em 4 Setembro 2011 às 9:37

Olá Marina, chamo-lhe viagem de sonho porque há mto tempo que a queria fazer... Em relação a Auschwitz sabes qd vês um filme de terror e fechas os olhos para evitar certa cena e ficas sempre a pensar nisso?... Ir a Auschwitz foi ver a cena de terror de um filme e fez-me deixar de pensar nisso (pelo menos da mesma forma) :)

Não sou mto dada a fotos, costumo gravar os momentos na memória... mas prometo que numa próxima viagem ou tirar mais para depois partilhar!

Bulgária deve ser um destino bstante interessante, tb está na lista ;)

Obrigada pelo teu comentário, para uma principiante sabe sempre bem ouvir feedback :)

Comentário de Marina Soares em 2 Setembro 2011 às 15:04

Uma viagem de sonho é um título bastante irónico para uma viagem cujo ponto alto é Auschwitz... ;)

Gostei do artigo, mas gostava de ver mais fotos! As praças coloridas parecem-me bem engraçadas. As confusões com os comboios fizeram-me lembrar a minha passagem pela Bulgária.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço