Vai de férias? Antes de ir, dê sangue, convida o instituto

Isenções nas taxas moderadoras reduzidas. Crise. Emigração. Verão à porta – mais acidentes, menos sangue. Pode dizer-se que a missão do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) se torna mais difícil. Pelo quarto ano consecutivo, regista-se uma quebra nas doações, mas as necessidades mantêm-se, uma vez que os doentes nos Hospitais continuam a precisar de sangue. Por isso, os apelos renovam-se, sobretudo quando se assinalam efemérides como a de 14 de junho – o Dia Mundial do Dador de Sangue. Por todo o mundo, multiplicam-se iniciativas, às quais se junta o MAR Shopping com uma ação de recolha.

A Unidade Móvel do IPST marcará presença no parque exterior, junto à entrada MAR (porta giratória) do MAR Shopping, entre as 9h00 e as 14h00, e a ela se devem dirigir todos aqueles que desejem doar sangue.

No ano passado, o decréscimo de dádivas comparativamente a 2013 foi de 5,73% e, os primeiros meses deste ano mantêm a tendência de quebra.

É, por isso, que “estas iniciativas são muito importantes e a contribuição da sociedade civil tem sido essencial para contornar um cenário que não é favorável às dádivas de sangue. Às alterações efectuadas na isenção das taxas moderadores para os dadores, juntam-se o envelhecimento da população, a falta de disponibilidade durante os períodos laborais, a crise, e outras situações adversas”, afirma Ofélia Alves, responsável de programação e colheitas do Centro de Sangue e Transplantação do Porto.

A responsável alerta ainda para um período particularmente sensível para as dádivas de sangue: o verão. “Nas férias, há sempre uma diminuição de doações, enquanto as necessidades se mantêm. No ano passado, voltámos a sentir uma quebra na ordem dos 3%, o que é bastante significativo”.

MAR Shopping e IPST repetem assim uma parceria que vai já no terceiro ano e da qual resultaram mais de 300 inscritos para recolhas de sangue. Para 2015 estão agendadas mais três colheitas a 23 de julho, 13 de agosto e 10 de dezembro para antecipar os períodos críticos de verão e Natal – alturas em que as dádivas diminuem.

Exibições: 114

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço