PASSEIOS (cá dentro): Viagem pelo Centro de Portugal I - Bairrada e Coimbra

Bairrada, terra de bons espumantes e vinhos e de leitão de crescer água na boca.

Apresento sugestões para um roteiro diferente por esta terra de sabores, cultura e paisagens únicas.

Iniciamos com uma visita à Quinta do Encontro, projecto da Dão Sul na Bairrada. De concepção arquitectónica única, inspirado no barril, este local rodeado de vinhas esplêndidas mostra-nos o que de melhor se faz em termos vínicos nesta região. Uma visita onde ficamos a conhecer alguns dos vinhos e a história da Quinta do Encontro, visitando a adega, de características modernas e terminando saboreando um espumante bruto Q do E.

Depois de deliciar o corpo e a mente com estes sabores, o próximo ponto de paragem será o Parque Termal da Cúria. Procurando retomar o esplendor e notoriedade de outros tempos, revela-se um espaço agradável e que apela à mais pura tranquilidade, sendo na verdade o que cada vez mais nos dias de hoje se procura. Assim espera-se que o esplendor e movimento de outros tempos volte rapidamente a este lugar único.

Continuando com a temática de relaxamento e tratamentos termais rumamos para a próxima paragem no Luso. Terra na boca de todos, pela famosa água, é um local bastante aprazível que apela à calma e a umas férias relaxadas usufruindo do que de melhor esta terra nos proporciona. 

Muito próximo e local de visita obrigatória é a Mata Nacional do Buçaco. Pérola da natureza e da arquitectura portuguesa onde se encontra o famoso Palácio do Buçaco. Sem dúvida um local de rara beleza que apela aos sentidos e ao mais puro relaxamento. A Mata Nacional do Buçaco apela a caminhadas pelos seus vários caminhos onde além do contacto com a natureza e espécies únicas pode ser possível ter um contacto com a história da própria Mata, nomeadamente com o anterior convento aí existente e seus locais de devoção e com um pouco da nossa história, relembrando a Batalha do Buçaco, episódio das guerras peninsulares que nos opuseram aos invasores napoleónicos.

Após uma noite relaxada na vila do Luso, o próximo ponto de paragem obrigatório é a bela cidade de Coimbra, onde sugiro duas paragens. 

A primeira leva-nos a visitar o recém reaberto Museu Nacional Machado de Castro. Possuidor de uma colecção digna de nota, passando por escultura, pintura, ourivesaria, mobiliário e arqueologia, é um museu de facto extraordinário cuja visita recomendo vivamente. De realçar o Criptopórtico, que não é mais do que o maior monumento romano em Portugal. Obrigatório. 

Em seguida e muito próximo visitamos o Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, recém património mundial, cuja visita nos leva a conhecer alguns dos locais desta histórica universidade, incluindo a deslumbrante biblioteca joanina. Sem dúvida a não perder.

Para finalizar descendo pelas belas vielas junto à Sé Velha de Coimbra e pelas escadas quebra-costas e Arco de Almedina, atingimos a baixa de Coimbra, onde numa das várias esplanadas podemos desfrutar de um momento de pausa saboreando um pastel de Tentúgal enquanto vislumbramos o Mondego.

 

 

Exibições: 1653

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço