Um banho de gente faz, bastas vezes, a imagem de uma cidade. Principalmente, se for sorridente. É isso que levaremos de San Jose. Que vive muito em torno da principal rua pedonal. Rasga o coração da cidade.

“Mi amor” é expressão que se houve amiúde. Nas ruas. Nos mercados. Uma doce forma de comunicar. De vender. Os costa-riquenhos mostram igualmente o seu lado latino na forma como comunicam. Até na sua sonoridade.   

Não é uma capital que nos surpreenda pela elegância arquitectónica. Ou pela beleza dos seus jardins. Nem pela exuberância do que quer que seja. San Jose afigura-se-nos humilde, mas simpática.

Tinha sido sob a inevitável chuva que deixamos La Fortuna. As paisagens até Ciudad Quesada são, como esperado, fantásticas. Daqui para San Jose, nada muda. A pequena Costa Rica tem quatro por cento da biodiversidade do Mundo. Percebemos porquê. Apesar do azar da meteorologia.

Para despedida, voltamos ao lugar do crime. Ao restaurante onde tinha comemorado o meu aniversario, há um mês atrás. A fome não era muita. Uma sopa de mariscos para cada um. Mas não uma sopa qualquer. Riquíssima. Mais onerosa (e saborosa) do que os pratos principais. Daí a sua fama.

No final, suspiramos por um gelado. Mas não um qualquer. Era novidade numa cadeia multinacional. “Já esgotou. Quer outro sabor?”, respondem-nos. Claro que não! Os outros já os conhecemos.

Duas “quadras” ao lado poderíamos ter mais sorte, sugerem. Fomos apressados. Restaurante já tinha fechado. Segurança à porta para não deixar entrar mais almas famintas. Ou gulosas, como era o caso. “Lamentamos, mas a máquina dos gelados avariou”.GRRRRR…

De volta ao primeiro restaurante. Que também fechava. Toda a persuasão do mundo para conseguir que nos servissem um geladinho. Mesmo um que já soubéssemos de antemão o prazer que nos ia dar. Que foi muitoooo…

Nova caminhada sem destino – mas sempre na mais segura ‘baixa’ - ao final da noite. Deitar a horas decentes. Iríamos madrugar. E a jornada ia ser longa. De volta ao avião, para chegarmos ao próximo destino.

Exibições: 67

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço