Esquilo foi a nossa melhor surpresa durante as horas rumo a Chichicastenango. Bondade extrema e pureza infantil unidas num pequeno e castiço sexagenário que se orgulha, como ninguém, da sua alcunha.

“Chamam-me esquilo porque podo árvores. Subo onde os jovens têm medo. Também cuido de jardins. Sou muito bom no que faço. Trabalho desde os 15 anos…”, resumia o meu colega de assento. Estávamos no primeiro de dois autocarros que nos levaria a uma das meças do turismo da Guatemala.

Munido da sua “macheta” (catana) de respeito, Esquilo também trazia consigo um peluche. Guardado como a sua maior e mais importante relíquia. Representava-o na perfeição. Durante a hora que privámos, contou-me parte da sua vida. No fim, estava determinado em fazer mais por nós.

“Hoje não tenho nada que fazer. Se quiserem, vou mostrara-vos Chichicastenango”, disse, voluntarioso.

Obviamente, não aceitei. Iria fazer mais três horas para cada lado. Despedimo-nos com agradecimentos. E fotos que muito o honraram. E ainda mais a nós. Mudamos de transporte. Nem um minuto de espera. E mais umas três horas até ao destino.

Chichicastenango destaca-se pelo seu colorido mercado, duas vezes por semana. Aos domingos, tudo ganha maiores proporções. Pelo ainda maior número de visitantes.

As vendedoras trajam a cultura local. “Cor” é mesmo o que mais se destaca. Nas vestes e em tudo o que se vende. Roupa, comida, souvenirs… de tudo um pouco é composto o mercado. Já muito voltado para o “turista”.

Sim, confessamos. Caímos em penosa tentação. Se as malas viajavam com alguma folga – embora não muita – a partir de agora tudo se complicou. O que “perdemos” em dinheiro, ganhamos em volume. Obrigados a cuidados redobrados na organização das malas, de etapa para etapa. 

Ainda pensamos dormir em Chichicastenango, mas decidimos ganhar tempo. Avançamos para Panajachel, nas belas margens do mágico lago Atitlán. Aí chegados, num ímpeto resolvemos atravessa-lo na última lancha do dia. Sob um fantástico céu estrelado, rompemos sorridentes as águas até S. Pedro la Laguna.

Instalamo-nos com saída directa para o lago. O cenário justificava-o. Plenamente. E nós merecíamos.

Exibições: 69

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço