VIAGENS (lá fora): Dois palhaços animam a viagem

Juayua é o destino. A aldeia mais interessante da Ruta de las Flores, já perto da Guatemala. Vários transportes públicos para lá chegar.

Na América Central, cada viagem é uma surpresa. Começamos com um palhaço. Literal e profissionalmente, um palhaço. Entra no autocarro. Obviamente bem disposto, diz umas graçolas. Aproveita o facto de haver uns “gringos” (nós) no veículo para fazer piadas selectivas. Algumas em inglês, que só nós parecíamos entender. Arranca alguns sorrisos, não muitos. Recolhe dinheiro pelo espectáculo tão breve, quanto pobre. Fica surpreso quando o interpelamos em perfeito castelhano.

A vida continua. Troca de bus em San Salvador, a capital que prescindimos visitar. Destino volta a colocar-nos um palhaço no caminho. Agora um religioso. Com a autoridade que uma bíblia nas mãos supostamente lhe confere, um chorrilho de charlatanices. Promessas do paraíso aos crentes. O pior dos infernos aos restantes. Gastas e pouco criativas ameaças para todos os gostos.

Gasta a voz para se impor, mas ninguém lhe parece ligar. Ninguém olha para ele. Como se não estivesse lá. Sobe o tom das ameaças. E da voz. Usa mudança de opções sexuais de Ricky Martin para ilustrar a forma como a humanidade caminha para o fim. Felizmente esta viagem acaba pouco depois…

Sansonate. O último autocarro para Juayua já partiu. Estaríamos mal, não fosse o nosso anjo da guarda. Desta vez encarnado na mãe da pequena Paola. Tem o mesmo destino. Convida-nos a segui-la. Viagem de cinco minutos para outro lado da cidade, para o definitivo bus.

Quando percebemos, estamos em pé, apinhados como gado. Mas em cima de carrinha de caixa aberta. Fantástico. Saborosa experiencia subir a montanha, de noite, com as estrelas a guiar-nos. E a brisa a soltar cabelos…

“Ficam em minha casa. São quatro, mas não há problema. Insisto”, repete Ana. Uma e outra vez. Atenta à conversa dos adultos, a pequena Paola olha para nós como que a suplicar-nos que o façamos.

Não quisemos abusar da simpatia. Mesmo. Agradecimentos mais do que suficientes e um sorridente “até um dia”. A simpatia e hospitalidade dos salvadorenhos já não nos surpreende.

Juayua esperava-nos. Igualmente pacata. Instalados, deliciamo-nos com as popusas da Doña Cony. As melhores que provamos em El Salvador. Antes de um último copo mais emblemático bar da aldeia.

 

Exibições: 86

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço