A “desertora” Fernanda insistia: “Quero sempre dois ou três dias de praia para relaxar no final das férias”. Para passar mais tempo connosco, acabou por acompanhar-nos a Tikal/Flores. Por isso, não lhe foi possível cumprir com o desejado programa. Fernanda, os amigos são sempre para as ocasiões. Tratamos de realizar o teu sonho!

Pequeno pedaço de terra, independente da Inglaterra apenas desde 1981, o Belize tem tudo o que um amante de praia pode ambicionar. Importa explicar? É ainda um país relaxado, de misturas étnicas e uma realidade peculiar.

Quem tem praia ‘privativa’ – entre outros, tínhamos à disposição kayaks, camas de rede, espreguiçadeiras… - não hesita em abusar dos banhos de mar. Não fomos cerimoniosos.

As tranquilas e cálidas águas do Mar das Caraíbas, já na transição para o Golfo das Honduras, souberam a éden. Prazer celestial. A relembrar Zanzibar…

O cansaço acumulado por inúmeras e acidentadas horas de viagem em “chicken bus” neste périplo pela América Central ficaram aqui. O pó das articulações também. Não poderia haver melhor revitalizante. Aqui, o tempo não tem pressa. Nós também não…

Depois de, a toda a hora, experimentarmos tudo o que era fruta tropical, preparamo-nos para um estimulante snorkling. Quisemos faze-lo em dois locais. Primeiro, numa ilha afastada da costa. Depois, no meio do mar, entre várias ilhas.

Ligeiros cortes nas pernas ao atravessar os primeiros corais foram coisa pouca para nos desanimar. Até porque, segundos depois, já nos maravilhávamos. Peixes de mil e uma cores. Uns, estranhando a nossa presença. Outros, parecendo convidar-nos para brincar às escondidas. Entrando por umas fendas e saindo por outras. Em corais no fundo do mar.

Não levamos caderneta de ‘cromos’, mas foram muitos e belos os exemplares observados. Quanta tranquilidade e paz de espírito estas imagens subaquáticas proporcionam…

Horas de mudar de cenário. E de tentar a sorte na pesca. Enquanto nos deslocamos para o segundo ponto de snorkling, cana ao mar. Vento no rosto. Parcos cabelos em dança desorganizada. O sol a massajar o rosto ao alto.

Não me sinto com sorte. Alguns minutos depois, passo o ‘testemunho’ ao Carlos. Barracuda morde anzol. Não tarda, já salta no barco. Essa noite, será o nosso jantar.

Voltamos a mergulhar. Entre as ilhas que acompanham a costa. Agora seguimos o barco, que nos guia à distância. Mais do mesmo. De um mesmo de pura ilusão. De intensa beleza e harmonia. Sedutora fantasia. O tempo pára. Todos os nossos sentidos focados nas sucessivas imagens de peixes exóticos e corais. Sempre belos, surpreendentes…

O pôr-do-sol volta a ser de mar. De magia. Até as estrelas reflectirem nas águas todo o seu esplendor.

George Garcia, descendente de ‘piratas’ portugueses, é o nosso anfitrião. Os hóspedes não podem cozinhar no West Wind, mas abriram uma excepção para nós. “Com a condição do George, que adora peixe, ter direito à sua dose. Ele ajuda-vos a preparar o jantar”, disse-nos a esposa Lisa.  

O vinho foi argentino. A sala de jantar lembra a vida de um velho marujo. A conversa gira à volta da história desta parte do mundo. George, 67 anos, revela-nos o seu sangue português (será contado noutra história). E como há oito anos seduziu Lisa. Norte-americana, 23 anos mais nova.

Horas de um giro por Placência. Uma só rua concentra praticamente tudo. Luz e umas 30 pessoas animadas chamam-nos a atenção. Parecia uma festa. Gente animada. Vamos espreitar. Caixão aberto. Era um funeral. Retirada providencial.

A noite termina em baloiço nas redes junto ao mar. Com turistas da Estónia. Splashhhhh… O ponto final é em novo revigorante banho de mar…   

Sono retemperador. Voltamos a madrugar. Vamos a ter o mar só para nós. Novamente. O cenário começa a ganhar cor. Progressivamente. Estamos preparadíssimos para esta rotina. Estamos no Belize…

Exibições: 565

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de www.bornfreee.com em 10 Janeiro 2012 às 11:04

Ana, não custa experimentar escrever. Isto não é um concurso literário :) Apenas a partilha de momentos especiais. E, vais ver, ficarás surpresa. Vais gostar do resultado. Ainda assim, fica uma sugestão: escreve SEMPRE no próprio dia. É assim que podes adicionar frescos odores, texturas, cores, sabores, imagens às tuas experiências. Ficam muito mais ricas. Não cumpri à risca o que te digo, mas deixo-te as minhas primeiras experiências na área: naindiaenepal.blogspot.com africamundial2010eu.blogspot.com australianovazelandia.blogspot.com africatrio.blogspot.com colombiacompanheiro.blogspot.com

Comentário de MyGuide em 10 Janeiro 2012 às 10:45

Pois, Ana, por vezes, estas experiências são tão ricas que a ideia de as registar por escrito pode parecer assustadora. A nossa sugestão é que reparta a informação em artigos pequenos. Ou que faça apenas foto-reportagem com legendas... Tudo é bem-vindo! :)

Comentário de Ana Rita Machado em 10 Janeiro 2012 às 10:15

Zanzibar é sem dúvida uma ilha maravilhosa, estive lá durante 7 dias em relaxe absoluto.. Uma viagem inesquecível!!! O meu safari foi em 2 países, Quénia e Tanzânia, vivi momentos únicos e fiquei apaixonada por África.

Estive em locais mágicos como: Ngorongoro, Serengueti, Kilimanjaro, visitei uma tribo Masai, entre muitas outras coisas, ficaria um dia inteiro a contar como foi esta viagem.. Fica aqui um começo MyGuide, está prometido.   

Comentário de Marina Soares em 9 Janeiro 2012 às 11:14

Viagem que é viagem, acaba de molho! E com corais na equação, não podia acabar melhor. Estou a tomar notas!

Comentário de www.bornfreee.com em 9 Janeiro 2012 às 11:12

 

Zanzibar tem cores únicas. Uma palete de azuis que nos hipnotiza. sedução única face ao contraste com a “areia marfim”. E, como foi referido pela Ana Rita, depois de uns dias de safari por Ngorongoro e Serengueti, torna-se o relaxe perfeito. E eu que nem sou grande amante de praia… Gonçalo, agora é fazer planos e partir para os locais de sonho. Só se vive uma vez...

 

O Myguide deveria começar a pensar em organizar um jantarinho para amantes de viagens. Fica a dica :)

Comentário de Gonçalo Ferreira em 9 Janeiro 2012 às 10:58

Parece ter sido uma viagem maravilhosa, para mais tarde recordar..

Quero dizer-vos que adoro ler os vossos relatos de viagens, fico colado ao ecrã a ler do principio ao fim. A sensação que fico no final de ler é de que também lá estive.. Obrigado pela dica!

Comentário de MyGuide em 9 Janeiro 2012 às 10:34

Sim? Gostávamos tanto de ter aqui as suas impressões sobre Zanzibar, Ana!

Comentário de Ana Rita Machado em 9 Janeiro 2012 às 10:29

Já estive em Zanzibar e adorei!! Despois de um desgastante safari.. o merecido descanso nesta ilha maravilhosa.

Acho que vou aceitar a sugestão e quando estiver de visita pela Americas, vou conhecer Belize.

Obrigado!

Comentário de Ana Tomasi em 6 Janeiro 2012 às 11:59

A Fernanda tem razão. Acabar umas férias de mochileiro na praia é mais do que merecido. Gostei da sugestão.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço