VIAGENS (lá fora): Longa jornada até ao paraíso de Semuc Champey

Repetir caminhos não agrada. Mesmo que seja para optimizar o dia. A jornada. Foi por isso que a opção rumo ao sonhado Semuc Chaiampey recaiu no caminho mais improvável. Mais longo e difícil. O que nos obrigaria a um dia completo de viagem. Desconhecendo se teríamos as ligações desejadas. Seguiríamos por caminhos ainda mais remotos. Sem certeza de êxito.

Às 08:00 já a caminho de Huehuetenango. A norte. Primeiro, à larga. Depois, novamente entalados. Nada como o conforto do calor humano. Que na Guatemala é imenso.

Sem sabermos, prendiam aqui, neste dia, a sobrinha da ex-primeira dama do país. Acusação de tráfico de influências. Parece que, por cá, no dito terceiro mundo, esse crime existe. E que a justiça vai fazendo algumas coisas para o punir…

Em Huehuetenango, apenas tempo de comprar fruta. A partir daqui, já não haveria autocarros. Apenas os “colectivos” de 10 lugares. Que regularmente levam mais do dobro das pessoas. Quantas delas contorcidas. Verdadeiras malabaristas. Para piorar o cenário, em estradas nem sempre asfaltadas. E com demasiados troços vitimas de derrocadas. Algumas montanhas exibiam vincadas cicatrizes no dorso.

Aguacatán e Sacapulas foram as mudanças seguintes. Sempre a bom ritmo. Sair de um veículo e entrar noutro. E um xixi de fugida. Mesmo em locais esquecidos pela civilização, os transportes funcionam na perfeição. Fernanda diz que nos veio da sorte. Ainda não sabia que ela, sim, era a bafejada pelos deuses. Em Uspatán, em nova mudança, começamos a perceber que não iríamos cumprir o objectivo do dia.

Chegamos para rumar a Coban. O motorista faz uns acertos quanto aos lugares dos passageiros. Instala-nos aos quatro no último banco. Há quem se queixe. Reclame. Pelo tratamento alegadamente preferencial que nos deram. Quando pagamos o mesmo. Ao condutor, voluntariamo-nos para a solução que desejarem. Dono do veículo diz que nada será mudado. Há quem persista nos desabafos. Até ao momento em que notam que percebemos e falamos a sua língua.

Em Coban a noite já é cerrada. E, também isso, deixou de haver transporte para Lanquin. Era oficial: há que esperar pela manhã seguinte. Seriam mais duas horas e meia até ao local desejado. Mais uma vez, improvisar estadia.

Exibições: 71

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço