Garantem os especialistas que tem as melhores praias da Nicarágua. Para satisfazer banhistas e surfistas. A meia hora do lago Nicarágua, onde visitamos a ilha de Omepete.

Pela primeira vez, encontramos ambiente estival. Raros turistas locais. Em San Juan del Sur sobram europeus e norte-americanos. Turismo jovem. Descontraído.

Compartimos o quarto misto com mais sete pessoas. Outras insistem em ficar no hostel mais requisitado da região. Sem espaço nos quartos, acomodam-se em simples colchão em balcão exterior. O tempo está óptimo. Calor não falta.

Na vila, as águas do Pacifico não são cristalinas. O mar não tem ondas. A baía parece proteger um santuário. Nada como nadar com um sol a esconder-se progressivamente no horizonte. Destacando as figuras dos pequenos barcos ancorados ao largo.

Sol e lua ao alcance do nosso olhar. Imagem rara. Despedem-se ante o nosso testemunho. Lua vai subindo. O sol já se foi. Vamos caminhando. Espantando-nos com a palete de cores no horizonte.

As ruas começam a ganhar vida. E música. Importante boa escolha de restaurante. Apreciamos o bom peixe da primeira noite, mas foi uma pizza feita por genuínos transalpinos que nos tirou do sério. Mnhaaaammmmm!! Confessamos estar um pouco fartos de gallo pinto (arroz com feijão), servido a todas as refeições. Até ao pequeno almoço.

Na praia, sucedem-se bares. Subimos ao primeiro andar do mais animado. Estamos numa estância balnear de qualquer paraíso tropical. O ambiente é de festa. Algum álcool. Dança.

“Não desejam companhia?”, questiona uma das jovens que mete conversa. Caminhávamos, de novo, pela marginal. Sem que tivéssemos tempo de dar as buenas noches, já tinham fixado o preço nos 30 dólares. “Com direito a tudo”, acrescenta a mais ‘solta’, com um sorriso longe de cativante.

Ar amigável. E simpático. O nosso. Porém, não estamos interessados. Obviamente!

Perguntamos as horas (porque realmente queremos saber). “O tempo que desejarem. Vamos as duas por 30 dólares”. Não facilitam. Nem nós. Não quisemos estragar o negócio. Continuamos a deliciar-nos com os gelados e seguimos caminho.

Prometiam mais praias paradisíacas na região. Fomos ver. Novamente nas traseiras de uma pick-up. Cinco dólares valia ida e volta. Nova estafa. Zona inóspita. Mas com três bares, um deles com capacidade hoteleira.

Encontramos o paraíso para os surfistas. Ou, melhor, para os pretendentes a surfistas. Aqui são especialistas no ensino da arte de manter-se de pé em cima de uma prancha, dominando as ondas.

Não tivemos qualquer lição, mas éramos mais ousados mar adentro do que alguns dos candidatos a surfistas. A praia de Maderas não é propriamente indicada para mortais banhistas como nós. Assim que decidimos antecipar o regresso. Para a hora do intenso calor.

No mar, estivemos várias vezes para ser atingidos pelos ‘caloiros’ das pranchas. Já tínhamos arriscado demasiado. Ao menos, animaram-nos com quedas para todos os gostos. Das mais ridículas, às mais fantásticas. Algumas, verdadeiramente espectaculares.

Antes de gozar novamente a tranquilidade do Pacífico azul de San Juan del Sur, experiencia radical com barbeiro ‘nica’. Pensei que um de nós ía ficar sem orelhas. Afinal, correu bem demais. Nada para contar.

Exibições: 186

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Ana Rita Machado em 3 Fevereiro 2012 às 10:25

Sou uma apaixonada por surf, e pelos países da América central e América do sul. Há muito que digo aos meus amigos, que vou partir numa aventura de 3 meses pelas Américas e agora ao ler o vosso artigo deu-me uma vontade enorme de voltar a planear essa minha viagem. 

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço