VIAGENS (lá fora): A Garganta funda e divina do Cares

Eu não gostava de caminhadas. Achava que eram uma perda de tempo, e que certamente o poderia gastar em algo mais útil.

Nessa altura achava que trekking teria mais a ver com a malta que gostava do Mister Spock, do que propriamente com calcorrear montes e espaços verdes, longe das cidades.

Eu antes também não gostava de cozido à portuguesa. Agora sempre que posso, como cozido uma vez por semana. Pudesse ser assim com o trekking.

As pessoas mudam. E eu mudei quando fui fazer a minha primeira caminhada. O local escolhido foi a Garganta do rio Cares, nos Picos da Europa, também conhecida como Garganta Divina, pela sua singular beleza.

Situado entre as localidades de Puente Poncebos nas Astúrias, e Caín, na província de Leon, este é um dos trilhos mais conhecidos e movimentados dos Picos. Com cerca de 12 quilómetros, e de dificuldade baixa, tem a duração de cerca de 6 horas.

Foi durante muitos anos, o único caminho existente durante os nevões dos fortes Invernos que por aqui se fazem sentir. Não será difícil imaginar o quão complicado seria atravessar estes trilhos no meio da neve, sendo que em algumas zonas pouco mais de metro e meio nos separam entre a rocha e o nada.

Nos anos 20 a Companhia Eléctrica del Viesgo melhorou o caminho para que os seus trabalhadores pudessem vigiar melhor os níveis de àgua até à central de Poncebos.

Onde não foi possível continuar o trilho, escavou-se na rocha, e isso por si só, é das coisas mais espectaculares que se podem testemunhar ali.

Sempre com o Cares como companhia lá ao fundo, era nas faces escavadas das suas rochas que íamos galgando metros até Caín, o final do destino traçado.

O primeiro sinal de falta de preparação para estas andanças, surgiu aos meus pés. Literalmente. As supostas botas xpto que me haviam custado os olhos da cara, e que nem me tinha dado ao trabalho de testar antes, começaram a fazer mossa.

Os calcanhares começavam a ceder. Nota mental: Nunca fazer caminhadas grandes com botas novas.

Mas a incrível visão que o vale nos oferecia, as escarpas de calcário, o trilho a serpentear até onde a vista alcançava, tudo fazia esquecer o cansaço.

A dada altura começaram a surgir os primeiros sinais de "nativos".

Saltando de pedra em pedra, as cabras de montanha brincavam à nossa volta como o Cristiano Ronaldo num relvado. E assim que nos aproximávamos, as fintas até estavam ao mesmo nível. É incrível como se equilibram onde não parece haver equilíbrio possível.

Como não havia nenhum sinal à Jardim Zoológico para não alimentarmos os animais, demos umas bolachas aos bichos, que não se fizeram rogados. Nem agradeceram, como se fosse a portagem a pagar para passarmos nos seus domínios.

Limitaram-se a virar-nos o rabo, e lá foram à sua vida.

Ainda não tínhamos tido a experiência de nos cruzarmos no meio de nada com famílias inteiras, com gentes de todas as idades que por ali se encantavam a fazer o mesmo que nós. Se ao primeiro "Hola", achamos estranho, ao terceiro a iniciativa do simpático "Hola" já era nossa.

As minhas plantas dos pés já pediam algum descanso. Os calcanhares e tornozelos já me chamavam os piores nomes. Mas havia que continuar a serpentear pelo trilho, e as imponentes montanhas não deixavam de nos surpreender. Lá em baixo, o rio mantinha-se sereno, e os meus pés já só pensavam em ir ao seu encontro.

Os pequenos túneis esculpidos na pedra calcária deixavam-nos de boca aberta, e eram sempre uma oportunidade para breves momentos de frescura, já que o Sol ia alto e estava bastante calor.

Mal queria acreditar quando começamos a ter um vislumbre dos telhados de Caín. Depois de banharmos os pés nas àguas geladas do Cares, veio até nós o aroma de um belo pedaço de queijo Cabrales. Acompanhado com sidra soube divinalmente.

Mas era tempo de regressar. Foi difícil convencer-me, a mim, mas principalmente aos meus pés para fazer o caminho de regresso. Achavam que estava louco. E estava. Regressamos e foi mais demorado do que gostaria. Pensei que nunca mais chegava, tinha os pés inchados, e o simples caminhar era penoso.

Mas consegui.

Acabei a minha primeira caminhada quase em lágrimas e descalço. Não, não tinha feito nenhuma promessa. Assim que apanhei asfalto, fiz o último quilómetro descalço até ao carro, com a promessa de investigar melhor o mundo dos acessórios para trekking.

Nota: Artigo publicado em Junho de 2011.

Exibições: 2739

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Rui Mesquita em 13 Agosto 2013 às 10:13

Olá Sónía. :)

Claro que posso dar dicas. É possível que me possa ter esquecido de algumas coisas com o tempo, nas naquilo que puder ajudar, estou á disposição.

Mande-me por msg aqui no myguide porque nem sempre estou com acesso ao email.

Cumprimentos,

Comentário de Sónia Guerreiro em 13 Agosto 2013 às 9:37

Olá Rui. Estou a pensar fazer o trilho da Garganta do Cares e uma vez que o Rui já o fez, será que me podia dar uma ajuda com questões práticas? Obrigada. Deixo-lhe o meu e-mail: info@soniaguerreiro.com

Comentário de Helena Guerreiro em 30 Junho 2011 às 17:31

O que dizer? As fotos falam por si, e o Rui dá sempre uma ajuda com a prosa. 

Este parece que até eu conseguia fazer, mas já sei que com botas novas não :)

Comentário de Ricardo Rodrigues em 30 Junho 2011 às 15:13

O ziguezague do caminho a perder de vista no desfiladeiro é fenomenal. Deve ter sido muito fixe fazer.

Excelente rui!

Comentário de Maria Inês Simões em 30 Junho 2011 às 14:54
As cabras a fintarem deve ter sido giro de ver, bem como tudo o resto :)
Comentário de Gil Ferreira em 30 Junho 2011 às 14:26
O caminho cortado na rocha é fenomenal, nunca tinha visto algo assim!!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço