VIAGENS (lá fora): Bosque Encantado, um segredo do País Basco

O País Basco é uma nação sem fronteiras definidas, mas com muito mais para oferecer que personagens revolucionárias em filmes de cinema ou noticiários de jornal. Desde Bilbao a Hondarribia passando por San Sebastian, seriam precisas muitas páginas para descrever tradições, costumes e inovações, enraizadas na alma basca, bem juntinho ao mar.

Mas não. Não vou por aí. Existe um segredo ainda mais bem guardado no País Basco, mais concretamente no coração da reserva da Biosfera de Urdaibai, património da Unesco. Já chego lá. Continuando…Os nomes são estranhos e difíceis de interiorizar. Olhamos para as placas na estrada, apontamos no mapa, abrimos mais uma vez o guia. E, voilá…”qual era a palavra mesmo?”. Percorríamos a costa basca impressionados com a beleza das vilas piscatórias coloridas e abraçadas por montanhas verdes. Sempre deslumbrados pela fauna e flora que nos envolvia nesta zona, passámos por Bermeo com a sua marina de pesca cheia de barcos de cores berrantes. Fomos a  Mundaka, uma das praias mais procuradas por surfistas de todo o mundo pelas lendárias esquerdas que rolam perfeitas até à areia, num paisagem idílica por entre a vegetação. Mas mais surpresas estavam para vir: mesmo em pleno estuário que dá forma à reserva de Urdaibai, onde o mar Cantábrico se une ao rio Oca para desenharem com esmero cada recanto na Natureza. Seguimos pela estrada que une as povoações de Guernika e Arteaga e já próximos de Kortzubi, desviamos novamente entrando pelo bosque denso. Tinha chovido na véspera e as terras estão moles e lamacentas. Arriscámos com o carro mais uns metros mas fomos forçados a parar com o risco de ficarmos atolados. Estacionámos numa clareira da floresta. Não se vê ninguém. Existem umas setas de madeira colocadas numas árvores que parecem indicar um caminho. Vamos a pé, enterrando botas e calças naquilo que parece, no mínimo, um caminho pouco seguro. Mas a curiosidade é maior que o receio. O sol brilha hoje por isso temos que aproveitar. Depois de 30 minutos a pé, chegámos. Boca aberta, espanto, sem palavras.Estamos no Bosque Pintado de OMA e sinto-me a Alice no País das Maravilhas a descobrir um mundo novo, mágico, surreal. Numa extensão que os nossos olhos não conseguem delimitar, árvores e árvores de perder de vista, pinheiros na sua maioria, têm os seus troncos pintados com cores alegres de figuras humanas, animais, traços geométricos. Corro de um lado para o outro por entre o arvoredo e olho em diferentes direcções existem desenhos que se completam como um puzzle desde que observados em determinada perspectiva. Como se cada tronco, cada ramo tivesse um papel a desempenhar neste teatro improvisado  cheio de segredos para dar.

Augustín Ibarrola, pintor e escultor espanhol, conhecido pela sua pintura carregada de símbolos e valores  sociais na defesa do povo basco, é o autor deste quadro onde a Natureza é a sua tela. Inspirado pela obra do dramaturgo Pedro Villora, Electra en OMA, Ibarrola dá largas à imaginação e ao talento proporcionando  uma experiência única e arrebatadora. Dá-nos a liberdade de ser parte desse pincel, de ser mais uma cor, um traço, um actor. De entrarmos na sua inspiração, de ser só coração, de voltar a ser crianças, neste Bosque Encantado

 

Nota: Artigo publicado em Fevereiro de 2011.

Exibições: 1368

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Sonia Faria em 16 Junho 2011 às 22:59
É mágico este sitio. Dá vontade de visitar.
Comentário de carla susana meneses cabral em 16 Junho 2011 às 22:06
estive muito muito perto.Fica para a próxima ...
Comentário de Milene Cabral em 16 Junho 2011 às 22:04
é realmente mágico Rita. as crianças sentem-se num outro mundo, é muito giro.
Comentário de Rita Silvério em 16 Junho 2011 às 22:03
nao conhecia...mt bom
Comentário de Carlos Gilberto Menezes Cabral em 31 Maio 2011 às 20:57
As coisas que tu descobres! Nao fazia ideia desse bosque! Gostei muito.
Comentário de Sonia Cabral em 31 Maio 2011 às 11:22
I aim to please! :-))
Comentário de Milene Cabral em 27 Maio 2011 às 15:18
bons complementos :)
Comentário de Sonia Cabral em 27 Maio 2011 às 15:05
Comentário de Sonia Cabral em 19 Maio 2011 às 14:39
Não conhecia! Obrigada pela partilha e por mais esta descoberta! Continuação de boas viagens! :-)
Comentário de Ana Maria Cano Meira em 16 Fevereiro 2011 às 11:05

Conheço muito de espanha e do país Basco e a sua descrição despertou-me lembranças doces e maravilhosas. Mas... não conheço a floresta encantada.

Obrigada pela partilha!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço