VIAGENS (lá fora): Brasil e Carnaval – como a perspetiva dos media pode ser redutora

Quando se pensa no Brasil as imagens que vêm à mente são de Carnaval e de violência. Um Carnaval de marchas grandiosas desfilando pelas avenidas das grandes metrópoles e o borrão da violência, generalizada e gratuita, espalhando a escuridão sobre a paisagem ensolarada.

Esta é a imagem que os meios de comunicação social passam para os europeus já de si medrosos e acomodados à sua vidinha envolta em algodão em rama.

Quanto de verdade há nesta imagem que nos vendem? Quanto de mentira ou distorção da realidade? Com que fito? Qual a vantagem?

A dualidade da violência mesclada com a permissividade de uma sociedade que passa a imagem de um povo alienado e focado no prazer imediato e no meio mais fácil de a ele chegar será realidade ou mito? E porque é que os meios de comunicação social passam tal imagem?

O mundo desenvolvido, vidé Europa, vive enquistado numa realidade própria e em pressupostos que toma como certos para o restante do mundo. Ao sair dessa concha é confrontado com uma realidade que não sabe “ler”, onde não consegue sobreviver sem deixar de lado toda essa carga de ilusões.

Quando o avião, esse casulo, extensão da sociedade desenvolvida, começa a descer sobre o Brasil a primeira imagem que o turista europeu tem já é desafiadora. As favelas, com os seus barracos e casas sem reboco se encavalitando nos morros, mirando o abismo das encostas, desafiando a gravidade, co-existem, num equilibrio precário, com os arranha-céus e as avenidas largas da parte “boa” da cidade.

É nessa altura que as agências de viagens, interessadas em atrair este público e o seu dinheiro, atuam de imediato impondo uma barreira. Elas sabem que os seus clientes são frágeis e, na maior parte das vezes, incapazes de assimilar a diferença. Por isso os arrebanham para dentro dos autocarros de luxo com vidros fumados, e, numa correria, os enfiam dentro dos seus quartos de hotel europeizados, com ar condicionado, piscina e vista do mar em frente.

Entretanto a realidade fica lá fora, asseticamente isolada.

As agências de viagem e os media atuam em conjunto, dentro do mesmo paradigma, e não lhes convém, nem a uns nem às outras, alterar o “status quo”.

É bom para o lucro das agências de viagem encapsular os turistas e “obrigá-los” a aceitar os hoteis de luxo e as suas viagens guiadas. A imagem de violência generalizada e gratuita, repassada pelos media, ajuda ao negócio.

O Carnaval, no Brasil, é uma fonte importantíssima de receita para o estado. Só com turistas endinheirados gastando muito e bem é que essa indústria (que o é) sobrevive.

Mas será que o povo brasileiro realmente ganha mais com essa imagem que é veiculada?

O povo que labuta o seu dia a dia, que trabalha de sol a sol, que precisa de ter dois empregos para sobreviver, esse povo que é vilipendiado pela comunicação social, que é reduzido à condição de bandido ou miserável alienado pelo samba e pelo futebol?

Quem ganha? Quem perde?

O Brasil é um país imenso, com uma superfície que dobra a da União Europeia, com assimetrias incríveis e com uma população dispersa por esse território (menos de metade da população da Europa, com apenas 22 habitantes por Km 2) que luta, dia a dia, para evoluir. Com distâncias enormes a separar as povoações, o esforço da comunicação e do desenvolvimento local torna-se muito mais difícil. A educação precária de grande parte dessa população também é um desafio e um óbice.

Seria mais útil para as populações locais apostar num turismo de proximidade, num turismo sustentável, onde quem se desloca se envolve com a população autóctone e aprende uma nova vivência que lhe alarga os horizontes. Seria também mais útil para o turista que, ao se misturar com uma sociedade que vive com dificuldades para ele inimagináveis, iria ganhar em cultura, uma verdadeira cultura, fruto da sua experiência e não do que outros lhe contam.

A sociedade atual necessita urgentemente de um novo paradigma. O que a televisão, os jornais e revistas veiculam não é mais a verdade mas a consequência de agendas ocultas, de jogadas políticas ou económicas.

O choque cultural que os turistas europeus iriam sofrer ao contatarem com casas de construção precária, com a falta de saneamento básico e de água potável em muitas habitações, com estradas de terra batida e com abastecimentos alimentares deficientes na conservação pelo frio, iria consciencializar esses mesmos turistas para uma maior compreensão de uma sociedade que luta para se afirmar e para sair da pobreza.

É uma mentira falaciosa que todo o Brasil conviva com uma taxa de criminalidade brutal. Isso pode ser verdade para as grandes metrópoles mas não para todo o país. E, contudo, mesmo uma mega metrópole como S. Paulo que alberga mais de 10 milhões de habitantes em cerca de 1500 m2 viu a sua taxa de criminalidade descer mais de 70% nos últimos 10 anos.

Mas nas pequenas povoações (cidadezinhas de 10 a 30 000 habitantes) ainda se pode deixar a porta de casa aberta ou a chave do carro na ignição. E essas povoações, embora modestas na sua vivência do dia a dia, com seus habitantes de calções e chinelo de dedo, acabam tendo uma atração muito própria para o turista. Muitas delas se situam em áreas ainda virgens do contato pernicioso do turismo de massas.

Algumas destas pequenas povoações situam-se num litoral de praias extensas quase desertas, bordejadas de coqueirais, com arribas donde se avista um mar imenso e paisagens explendorosas.

O paradigma  está a mudar queiram ou não os grandes interesses económicos por trás do turismo “de rebanhos depredadores”. É só uma questão de tempo.

Talvez seja altura de as próprias populações tomarem na sua mão a gestão dos seus destinos e mostrarem que o turismo internacional oriundo dos países desenvolvidos pode, e deve, ser um motor de desenvolvimento sustentado e são para os povos que estão no caminho do desenvolvimento.

E quem sabe se esses povos não irão ensinar aos ditos desenvolvidos uma nova forma de interação entre culturas diferentes, uma forma baseada no respeito entre os povos e no respeito pela natureza.

Exibições: 100

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço