VIAGENS (lá fora): Cozumel e Cancun - México

Com coração mexicano e alma caribenha, Cozumel é um paraíso sobretudo em baixo de água.

Oficialmente, os Mayas foram os 1ºs a habitar a ilha da província de Quintana Roo. Já os mais teóricos, acreditam que estes foram precedidos por um grupo originário da mítica Atlântida. Mais tarde serviu de refúgio a piratas que por ali esconderam os seus tesouros.

Apesar da interessante e rica história que a ilha teve até meados do séc.XIX, foi Jacques Costeau quem a popularizou nos anos 60, dizendo que os recifes a sul da ilha fazem de Cozumel um dos 5 melhores mergulhos do mundo. E é a 2ª barreira de corais maior do mundo, perdendo apenas para a Austrália.

Começou assim, uma era de turismo sub. E eu estive lá! E quero voltar!

 

Em Cozumel, mergulhei todos os dias de manhã e 2 dias à noite. E o melhor de tudo, as saídas eram de barco, mar mexido e NUNCA enjoei! Só não mergulhei no dia que fui a Akumal, onde existe mergulho em caverna de água doce (Cenote - Rio subterrâneo). Preferi "praiar" em Villa de Rosas e, Tulum (as ruínas Mayas) ao invés de experimentar uma sensação claustofóbica.



Estava de regresso à hora de almoço, hora em que peguei a motoca alugada para passear pela ilha. Ou melhor, ía para um bar numa braia beber daiquiris, mojitos e margueritas! ;0)

 

Entre as atividades das tardes, maravilhosamente bem passadas, nadava, beijava e abraçava golfinhos. Das melhores experiências que já tive na vida. Até vontade de chorar tive. É algo...inexplicável.

Andei a cavalo pela selva (97% da ilha é parque natural e não está explorada). Galopei até mais não. A minha "Princesa" era um espetáculo. Só gostava de correr à frente de todos! Eu só podia andar a passo ou a galope. Trotar já não é comigo.

Passeei muinto pela ilha.

Vi o pôr-do-sol.

Mergulhei mais um poruqinho...

No dia 30 de Dezembro saí triste e já saudosistas da maravilhosa ilha de Cozumel. Foram 6 dias intensa e maravilhosamente passados na ilha da Riviera Maya.

Próximo destino Cancún.

Parei 2 horitas em Playa del Carmen para umas comprinhas.

Cancún é uma cidade diferente. Diria até que existem 2 Cancún, a parte onde vivem os Mexicanos e a Zona Hotelera, onde está a sofisticação, a festa 24h, as insfra-estruturas mais modernas os shoppings mais fashion, as praias com melhor infra-estrutura, os preços mais altos e, claro está, os turistas (americanada maioritariamente). Eu, como turistas que sou, estava nesta região, claro. Até porque a outra é considerada perigosa e nem me foi oferecida. No entanto, como curiosa, europeia e alma de jornalista que sou, lógico que foi ver a realidade dos Mexicanos de Cancun e fui passear para o centro. Reacção: bahhh! Nhaca!Rrrrr...

Punta Cancún, vulgo zona hotelera, é completamente moderna. Foi devastada em 2005 pelo furacão Wilma e reconstruída do zero, dando lugar a luxuosos e majestosos hotéis, uma Plaza cuja festa dura 24h (Plaza Fiesta), onde estão bares, casas de show e discotecas. As pessoas dançam em cima das mesas e dos balcões e há espectáculos de trapezistas e dançarinos, qual Moulin Rouge (ex.: Coco Bongo). É tipo Vegas sem os casinos.

A cidade é dividida por uma enorme lagoa (onde há jacarés) que separam o centro da zona hotelera.

 

As praias, em sí, são mais bonitas que em Cozumel.

 

Mas o que eu gostei mesmo foi de Isla Mujeres. A 25 minutos de ferry boat, de Cancun, está um paraíso perdido. Tudo nela é em ponto pequeno, desde o seu próprio tamanho (500mts de largura por 7 km de comprimento) até às casas e largura das Ruas. Neste pequeno paraíso perdido nas Caraíbas não se aluga moto para passear mas sim um carro de golf (pena que a foto nao ficou boa).

 


No dia 3 de janeiro às 4h da manhã saí rumo ao aeroporto com a sensação que ainda não era a hora! Há tantas opções de atractivos em Cancun e no próprio México que ficam sempre muitas coisas por fazer. Tais como, ir a Chichen Itza, passeio de barco pela lagoa na selva, mergulho no banco chichurro (onde estão 18 navios - incluindo galeões- naufragados, visita a Holbox e mergulho com os tubarões baleia, mergulhar em cenotes com ruínas, andar de mota de água na lagoa, etc).

As opções são muitas e salgadas. Não dá para tudo de uma só vez, especialmente depois de mergulhar 6 dias em Cozumel. Portanto a solução é juntar um generoso pé de meia e voltar! E já agora ir também a Cuba que fica a 45 minutos de avião. Nem queria acreditar que um dos meus destinos de sonho de adolescente estava ali tão perto. Tão perto e tão longe...

Cozumel (num fim de ano passado)

Nota: artigo publicado em Março de 2011 e escolhido pelo MyGuide para voltar a ser destaque em Junho de 2014.

Exibições: 3848

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Cristina Sartori em 22 Junho 2014 às 11:54

A água do mar mais linda que já vi.

Comentário de Filipa Studer em 23 Março 2011 às 17:46
Não posso concordar mais :)
Comentário de Vânia Meira Castanheira em 23 Março 2011 às 15:53

Filipa, obrigada pelas tuas palavras.

Realmente a experiência de nadar com golfinhos não tem descrição possível...por mais que tentemos faze-lo não há palavras que consigam transmitir tamanha emoção. É uma daquelas coisas que tem que fazer parte d'"A Lista".

Comentário de Filipa Studer em 23 Março 2011 às 12:46

Que vontade de entrar neste texto Vânia.

Cuba é um sonho, já lá estive, regressei e voltarei a regressar em breve...

Tenho uma fotografia idêntica à tua com um golfinho, uma mesma expressão e as minhas palavras quando relato essa experiência são muito semelhantes...algo inexplicável, como que um transbordar de amor que faz com que os olhos vertam gotas de água de mar.

 

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço