VIAGENS (lá fora): Escócia - Um roteiro pelas Highlands

Foi mais uma viagem fantástica e que correu muito bem a todos os níveis. Tenho não só a realçar as paisagens fantásticas da Escócia como a simpatia e hospitalidade dos Escoceses, sem dúvida, uma das viagens onde me senti mais “welcome”! Eles são mesmo incríveis ( com ou sem saias, ahahahahaha!).
Foram 4 dias de carro pelas Highlands logo à chegada e depois 3 últimas noites em Edimburgo, uma cidade diferente, com uma atmosfera única.

1º dia: STIRLING: (CASTELO DE STIRLING, WALLACE MONUMENT, OLD BRIDGE)

Chegámos a Stirling por volta das 16.30 , foi a estreia da condução à esquerda mas que correu MUITO BEM.
Ficámos no NeidPath B&B onde experimentámos logo na manhã seguinte um “full scottish breakfast”...com tomates, cogumelos, ovos, bacon, salsichas e haggis ( comida tradicional de miúdos de carneiro com papa de aveia e especiarias....enfim, PALAVRAS PARA QUÊ?...injecção de colesterol e calorias!!!



Quis que esta fosse a 1ª paragem porque é a terra de William Wallace ( lembram-se do Braveheart?) pois que este é mesmo o Braveheart real! este herói escocês do séc XIII que derrotou as tropas inglesas na FAMOSA “batalha da ponte de Stirling”...também num fatídico 11Set...de 1297....na OLD BRIDGE é realmente um herói nacional! A grande homenagem é feita no WALLACE MONUMENT( numa das montanhas da cidade de Stirling )


O CASTELO DE STIRLING –

foi a nossa primeira visita e vale bem a pena 2h dedicadas a este Castelo ( que será apenas o 1º de muitos ao longo da viagem) – um dos castelos mais importantes da Escócia situado mesmo no coração da “old town” de Stirling. Acredita-se ter sido construído algures no sec. XII e é parte integrante da história de resistência dos escoceses à ocupação inglesa ( William Wallace and Robert the Bruce) e também ligado a Mary, Queen of Scots...




2º dia: HIGHLANDS: de Stirling a Fort William - I

Um dos dias mais bonitos da viagem: em plenas Highlands , atravessando o Parque Nacional das Trossachs, o Queen Elizabeth Forest Park com inúmeros lochs ( lagos) lindíssimos como o Loch Ard, Katrine, Lomond...e vilas lindas como Balloch,Aberfoyle, Stronachlachar, Callander).....ADOOREI!!!! Pelo caminho...eram só montanhas e vales verdinhos com muitas ovelhas, vaquinhas cabeludas...as vacas charmosas das Highlands, e até gansos “a pastar”!!!!!




2º dia: HIGHLANDS: de Stirling a Fort William - II

Neste dia...avançámos para norte...e passámos nas Falls of Dochart junto ao rio Dochart....fomos para litoral até Oban, a capital do Marisco da Escócia, e ainda antes de chegar a Fort William tivemos oportunidade de ver o Kilchurn Castle...no Loch Awe....um magnífico castelo ( hoje já em ruínas) do sec XV.
A chegada a Fort William foi com chuva...mas compensada pelo tão acolhedor B&B “St.Anthonys”, o melhor de toda a viagem com uma vista magnífica sobre o Loch Linhe...

 

3º DIA - PARTE 1: "Road to Isles", Glenfinnam, Comboio a Vapor, Morar.. Ferry to Skye Island....

Um dos dias mais longos desta “roadtrip” nas Highlands! 

1)      Acordamos em Fort William com aquela vista magnífica...e vamos percorrer a “Road to Isles”, uma estrada panorâmica fantástica entre Fort William e Mallaig ( local onde apanhamos o ferry para a Ilha Skye) – é considerada uma das estradas mais bonitas por ir sempre à beira dos lagos e com paisagens lindas. É igualmente o percurso do famoso comboio a vapor Jacobita, é o comboio do Harry Potter!!! Sabíamos a hora da partida e conseguimos não apenas tirar fotos como acompanhar todo o percurso e chegarmos a Mallaig praticamente ao mesmo tempo! Este comboio é mesmo de filme!!!....conseguimos apanhar o “Hogwarts Express” a atravessar o famoso viaduto de Glenfinnam...tal como surgiu no filme do Harry POTTER!Magnífico!

 

 

2)      Glenfinnam junto ao Loch Shiel em plena “Road to the Isles” onde foi erigido o Glenfinnam Monument ( em homenagem ao Bonnie Prince Charlie)

 

3)      Antes de chegarmos a Mallaig ( porto para apanhar ferry) passámos por Morar...e por belíssimas praias de areia branca...quem diria,hein? ( não, não dei nenhum mergulho!)

depois fomos para a ilha SKYE ......

 

3ºDIA - PARTE 2 : ILHA SKYE/EILEAN DONAN CASTLE/CHEGADA FORT AUGUSTUS(LOCH NESS)

1)      ILHA SKYE: As 13.45 apanhámos o ferry…para a Ilha Skye, na costa ocidental da Escócia , a maior e mais conhecida das “Hébridas Interiores” como é chamado o grupo de ilhas. É conhecida pela beleza natural, história e vida selvagem. Se tivessemos mais tempo poderíamos ter mais tempo para observação de aves, etc… As Cuillins Hills, o castelo Dunveagan ( do clan Mcleod!) o porto de Portree e muitas das suas paisagens bucólicas...tivemos oportunidade de ver! É, contudo uma ilha que merece pelo menos 2 dias para ser visitada a sério!!! Está muito presente a cultura e herança gaélica e as tabuletas estão em ambas as línguas...

 

 

2)      EILEAN DONAN CASTLE: Logo à saída da Ilha pela ponte que a une ao Continente....fomos até Loch Duich ver um dos castelos mais famosos , Eilean Donan Castle

 

3)      FORT AUGUSTUS/ LOCH NESS: Chegada a Fort Augustus, na margem do Loch Ness e ao igualmente simpático Caledonian Hotel...ainda demos uma volta na simpática vila!

 

 

E no caminho...também encontrámos uns cavalinhos todos fashion...com um corte de cabelo....muito à frente!

4ºDIA: O famoso Uruquart Castle no Loch Ness....O Blair Castle....QUEEN´S VIEW

 

 

5ºDIA:   a pitoresca PILTCHORY ( Edradour Distillery) ; GLAMIS CASTLE

Depois de um pequeno almoço fantástico no nosso B&B em Piltchory ....fomos finalmente visitar uma Destilaria de Whisky, “The Smallest Distillery in Scotland” – EDRADOUR...uma produção quase familiar e por isso muito exclusiva e cara!!!

 Antes de chegarmos a Edimburgo...a paragem obrigatória no Glamis Castle....lindo, lindo, lindo...dos castelos mais lindos que visitámos por dentro e por fora...pena não deixarem tirar fotos dentro porque as salas são todas fantásticas, muito ricas e decoradas e ainda em pleno uso. Foi o castelo onde a rainha mãe passou a infância e está cheio de histórias antigas e actuais ligadas a vários elementos da família real, recepções de Estado, etc..

Nota: artigo publicado em Fevereiro de 2011 e de novo colocado em destaque, em Agosto de 2014.

Exibições: 32177

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Milene Cabral em 12 Fevereiro 2014 às 15:05

Desculpem o atraso nas respostas... Silvana, não é nada perigoso porque eles são super civilizadosm tudo está super bem indicado, é só ir devagar e sempre a lembrar-se que tem que ir à esquerda, por vezes esquecemo-nos!!!

Inês, não me recordo ao cerro mas quando cheguei , fui à loja de souvenirs e lá sabiam e depois fiquei a aguardar, eu acho que foi antes das 12h, valeu a pena esperar!!!

Comentário de Inês Santos em 24 Dezembro 2013 às 14:55

Oi Milene, você lembra a que horas o trem passa pelo viaduto?

Seu blog está sendo muito útil para montar meu roteiro, obrigada.

Abraços e Feliz Natal

Comentário de silvana a f em 12 Junho 2013 às 4:36

Oi Milene

Gostaria de saber se vc teve dificuldade em dirigir nas estradas da Escócia, por ser mão inglesa. Estou indo em julho até Edimburgo, e estou receosa em alugar um carro para ir até as Highlands, pois a galera daqui falou que é super perigoso dirigir do lado contrário ao nosso. Obrigada desde já. Um abraço.

Comentário de Sérgio Luis Parimoscki em 2 Maio 2013 às 18:00

Simplesmente fantástico...... minha viagem dos sonhos. Parabéns.

Comentário de Milene Cabral em 17 Agosto 2012 às 10:45

Oi Tiago :) Infelizmente não te posso ajudar nas tuas dúvidas porque não percebo nada de viajar de autocaravana, o que é necessário e não estou dentro das regras que aplicam na Escócia. Eu aluguei um carro e fiquei em B&B ao longo da viagem que rondavam cerca de 60€/quarto duplo com pequeno almoço. Não me lembro de ter pago nas estradas, e está tudo impecavelmente limpo e organizado e tudo atrai a vida ao ar livre :). Fui em Junho e as noites eram frescas mas não estava muito frio, parece-me que em Setembro poderás dormir sem problema na caravana. Boa Viagem! Vais adorar!

Comentário de Tiago Rafael Silva Andrade em 17 Agosto 2012 às 10:39

olá bom dia, vi o seu comentário que fez a Milene, da sua viagem a escócia. eu sou novo nisto e queria pedir-lhe alguma ajuda e tirar algumas dúvidas, eu gostei da ideia de alugar uma Autocaravana para puder passear por lá, acho que deve ser super divertido pois deve-se poder estâncionar em locais com vistas muito lindas. As minhas duvidas são, como fez em relação aos banhos, se as auto estradas são pagas, se podemos estâncionar em qualquer lado para dormir , se as noites são muito frias para se dormir dentro da caravana, se tem a ficha de "isqueiro" para carregar os telemoveis, se as autocaravanas ja trazem roupas quente ou se temos que levar, e por ultimo qual foi a empresa onde alugou?! aguardo resposta breve, pois quero ir agora em Setembro. cumprimentos

Comentário de Tânia Márcia Lima Leão em 26 Junho 2012 às 0:00

Obrigada, Milene!

Pode colocar esse seu roteiro da Riviera, porque ainda não fui lá.

Adoro o interior da França!!!

Beijo

Comentário de Milene Cabral em 25 Junho 2012 às 23:14

Oi Tania, realmente eu preferiria ficar numa vila mais pequena e mais característica. Inverness achei uma cidade maior e menos interessante. mas obviamente tem tudo a ver com o que se procura, nas vilas mais pequenas...há menos animação à noite e tudo fecha mais cedo, por ex. eu deixei a animação para Edimburgo e nas Highlands foi deitar cedo e cedo erguer :) Acho que merecem mesmo uma visita pela natureza, pelos castelos, pela História e por toda uma mística que encerram de histórias e lendas ...parece um mundo mágico :) tens os meus alojamentos no meu texto se te ajudar e a descrição do nosso passeio e dos principais pontos onde passámos, talvez ajude! ah, e os escoceses são dos povos mais simpáticos e que nos recebem muito bem!!! beijinhos. mais alguma duvida,estás à vontade.

MyGuide...vc não deixam escapar nada, hein?...tenho tanto para contar da Riviera....fui de Marselha ao Mónaco...e só Marselha...dá um belo texto...quanto mais tudo o resto :)

Comentário de Tânia Márcia Lima Leão em 25 Junho 2012 às 21:26

Obrigada Milene e Marina!

Foi muito útil a orientação de vcs.

Só uma perguntinha: Milene, Inverness não merece nem um pernoite, como vc escreveu?

Se for assim, terei que mudar minhas reservas.

Outra coisa: as Highlands merecem mesmo ser visitadas, né?

Obrigada pela ajuda.

Comentário de MyGuide em 25 Junho 2012 às 18:16

Road trip pela riviera francesa? Ui, já estamos de bracinhos abertos! Venha de lá esse relato! ;)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço