VIAGENS (lá fora): Gredos - À Conquista da Laguna Grande e dos Galayos

Sempre tive aquela ideia de que, quando queríamos neve, e na ausência de clima que a proporcionasse, sobrava a tradicional ida à Serra da Estrela, de saco plástico na mão, ou em alternativa o forfait na Serra Nevada.

Não podia estar mais errado. Existe outra Serra. Fica situada a cerca de 100 quilómetros de Vilar Formoso. É bela, de fácil acesso, e ainda selvagem quanto baste, para que não nos cruzemos com a comunidade forfait da zona. A Serra de Gredos.

Situada no extremo Sul da província de Ávila, constitui um dos mais bem preservados sistemas montanhosos da Península Ibérica.

Tínhamos decidido ir de carro com o Rogério e a Rute, eles já habituados a andanças em Ordesa, o Monte Perdido, (Está na lista de to do), e nós ainda a estranharmos não ir com o saco plástico da praxe.

É bastante simples lá chegar. Depois de Vilar Formoso, seguimos em direcção a Ciudad Rodrigo pela N-620, tomando depois a C-515 em direcção a Béjar. A partir desta cidade, através da C-500, chegamos rapidamente à vertente norte da Serra.

Aquilo a que nos propunhamos no primeiro dia fazer era a "Senda de la Laguna Grande", desde a plataforma de Gredos até ao refúgio Elola, a 2000 metros de altura.

É um percurso de dificuldade média com cerca de 15 quilómetros ida e volta e com uma duração de 6 horas.

Depois de preparado o equipamento fizemo-nos à estrada, ou melhor, à neve.

Não existe foto que demonstre a experiência de caminhar quilómetros, ficar com algum receio de escorregar e não parar, de brincar aos tiroleses e provocar uma avalanche, de parar para almoçar e ter as cabras montesas ao lado a invejarem-nos a sandocha.

Quando o vento se levanta e parece querer nevar a qualquer momento, o passo estuga-se e entramos em modo caminheiro de montanha.

Eis que avistamos o refúgio e nos apercebemos que estamos em cima de um lago glaciar congelado. Dá para simular o Moonwalk do Michael Jackson, mas com respeitinho porque vemos demasiados filmes de Hollywood com o gelo a quebrar.

Galayos

Depois de um merecido e retemperador jantar e de uma noite de sono em que devo ter demorado uns bons 28 segundos a adormecer, o Sol decidiu que nos ia fazer companhia na "senda do Carril De Los Galayos". E fê-lo durante parte do caminho. Mas deve ter-se cansado porque nos deixou ao nosso destino ao fim de algum tempo, algo que agradecemos porque eram 3 horas sempre a subir, e o calor sempre presente na subida não é a melhor das companhias.

Tínhamos como ponto de partida a plataforma Nogal del Barranco no lado Norte da Serra de Gredos. Novamente tendo como destino um refúgio de Montanha, neste caso o Antonio Victory, a cerca de 2000 metros de altura.

Já nos tinham avisado para a beleza dos Galayos, e não é para menos: eles são o símbolo da federação de alpinismo espanhola e é em Gredos que se fazem treinos para as escaladas dos Himalaias.

Quando a companhia é boa, as palavras de incentivo e o espírito do xerpa que existe em cada um de nós, ajudam sempre a arrebanhar caminho.

Sempre que possível tentávamos imortalizar a natureza no seu estado puro.

Eis que se consegue avistar a zona do refúgio ao fim de quase 3 horas em subida permanente. Serve como plataforma base para os alpinistas, profissionais deste "ramo", treinarem as escaladas para os Himalaias, por isso ao contrário doElola , é desprovido de qualquer conforto extra para além da protecção que as suas paredes nos dão dos 3 graus negativos que se faziam sentir.

Com o cansaço que as pernas sentiam e com a bela da sandocha para apaziguar o estômago rezinga, soube melhor do que se de um Ritz se tratasse.

Se bem que os dias maiores e mais quentes, já só nos fazem pensar na Primavera, vale a pena, esta Páscoa, dar um saltinho aqui ao lado, mesmo que a neve já se tenha derretido.

Nota: Artigo publicado em 2011 e novamente destacado em janeiro de 2015.

Exibições: 1092

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Pedro Castanheira em 22 Janeiro 2015 às 12:08

Sim já me tinham falados desta serra (Serra de Gredos) e das uas potencialidades. Inesplicavelmente, talvez por cada vez que saio para a serra, saio em grupo e as ideias estão sempre pré definidas e nunca ninguém se lembrou de tal hipótese. No entanto o bichinho já se instalou para sair na próxima oportunidade. Gracias

Comentário de Helena Guerreiro em 30 Junho 2011 às 17:19

Nunca fui além da experiência com os sacos plásticos :)

Não seria capaz de me meter numa destas, mas deve ser maravilhoso andar assim no meio da neve.

Grande artigo.

Comentário de Carlos Fernandes em 30 Junho 2011 às 12:33

Não sabia que eras assim tão adepto destas andanças. Muito fixe.

Mas deve ter que haver o minimo de preparação antes nos metermos numa destas, mas deve valer bem a pena. :)

Comentário de Filipe Mendes em 30 Junho 2011 às 12:00

Isto foi sem usar as botas com picos? Não era perigoso?

Grande experiência!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço