VIAGENS (lá fora): Ilha de Cuba , "la más fermosa…"

Em 27 de Outubro de 1492, Cristóvão Colombo chegou à ilha de Cuba pela zona de Cayo Bariary, na Província de Holguín, que o fez exclamar “Es la má fermosa…” Não podia estar mais de acordo! Cuba surpreende pelas praias, pela cultura, pelas gentes e pela música.

Ocupando uma extensão aproximada de 114.000 km², Cuba situa-se no Mar das Caraíbas, junto ao Trópico de Câncer, na entrada do Golfo do México, entre a América do Norte e a do Sul. Com um clima tropical, sem excessos, distinguem-se duas estações, a das chuvas (de Maio a Outubro) e a da seca (de Novembro a Abril).

Fiquei em Varadero, centro turístico mais conhecido de Cuba, com mais de 20 quilómetros de praias de areia fina e branca. Instalações hoteleiras magníficas, restaurantes, discotecas, desportos náuticos, fazem desta zona um local privilegiado. É normal ouvir chamar pelo nosso nome para participarmos em diferentes e irrecusáveis actividades, propostas pelo hospitaleiro pessoal do Resort ou por outros turistas que passado pouco tempo de chegarmos já nos conhecem, tal é o convívio.

Ao som dos instrumentos africanos (bongo, conga) dançam-se o bembé ou o caringa. A tradicional música cubana formou-se a partir da junção das letras e melodias espanholas com os ritmos africanos. Esta junção gerou os tradicionais estilos musicais e de dança cubanos: a rumba, o mambo, a salsa, o son e o punto. Ritmo contagiante, depois, há sempre alguém que segura uma vara e desafia as nossas capacidades. 

No hotel apanhei um mini bus que, gratuitamente, me levou ao centro de Havana. Este, bem diferente dos carros que vemos à medida que nos aproximamos da cidade. Sem possibilidade de adquirir carros novos durante muito tempo, restou aos cubanos a preservação do parque automóvel existente em 1959, o que torna a paisagem automóvel única.

 

 

Em Havana comecei o percurso pelo Parque Trece de Marzo, passando pelo Museo de la Revolución (antigo Palácio Presidencial) e o Museo de Bellas Artes, para chegar ao Parque central com o Grande Teatro de Havana e o Capitólio.

 

 

 

 

Do outro lado da rua do edifício do Capitólio permanece uma das mais antigas fábricas de charutos de Cuba, a Real Fábrica de Tabacos Partagas, um museu num edifício bem preservado que data de 1845. De onde saem as grandes marcas de charutos cubanos, local de interesse de visita para se observar todo o trabalho manual dos mesmos que fazem deles os mais famosos do mundo.

 

 

Os produtos típicos cubanos, aqueles que são impossíveis de não levar são, sem dúvida, charutos e rum. Um bom rum pode ser adquirido na ilha. Aconselham comprar marcas que não são comercializadas fora de Cuba, como Santiago, Paticruzado ou Legendario.

 

Para além destes produtos, adorei a joalharia feita em coral negro e prata. Também se podem encontrar boas obras de literatura, viagens, obras científicas ou técnicas a preços simbólicos.

 

 

Pelas ruas de Havana Velha recuei na história. Havana envolve-nos e se perguntamos por alguma direcção, não é de estranhar que o cubano nos acompanhe até ao destino. O contacto com o povo cubano deve ser uma experiência obrigatória. Pelo seu carácter amável e hospitaleiro, a relação com ele resulta de todo e é inevitável.

 
Imprescindível a visita à Plaza de Armas, Catedral e Plaza Vieza, bem como às ruas Obispo, Oficios, Obrapía, Mercaderes, Empedrado e muitas outras repletas de sabor, tipicismo, palácios antigos, igrejas e conventos.

 

El Malecón, avenida costeira de 7 km frequentada por pescadores e com grande animação no final da tarde, é símbolo de uma Havana Moderna. Seguindo para o interior fica La Plaza de la Revolución, local de grandes manifestações populares, onde está localizado o monumento a José Martí.

 

 

 

 

Em Havana, outrora o porto mais seguro das Índias Ocidentais, foram construídas numerosas fortificações. O forte mais antigo é o da Real Fuerza, que actualmente, é a sede do Museo de Armas. Posteriormente foi construído o de San Salvador de la Punta, na entrada da baía. No outro lado, o dos Tres Reyes del Morro que permite uma impressionante vista panorâmica sobre a cidade. No de San Carlos de la Cabaña, todos os dias, às nove da noite, realiza-se uma cerimónia - a manobra do canhonaço - com trajes daquela época a anunciar o encerramento das portas da muralha.

 

 

Quanto a Restaurantes, há dois encontros obrigatórios em Havana: La Bodeguita del Medio, exponente máximo da cozinha crioula e famosa pelos seus “mojitos” e El Floridita, com uma ementa excelente de peixes e mariscos.

 

 

A cozinha cubana é a mistura da espanhola e das tradições culinárias africanas. Esta mistura deu lugar a uma cozinha crioula, cujo prato fundamental é o congrí (arroz, feijão negro e pedaços de toucinho, que costuma acompanhar com banana frita). A batata, a mandioca e a malanga também são habituais. A galinha e o porco são as carnes mais apreciadas pelos cubanos. São magníficos os pratos com lagosta, camarões e peixes. As sobremesas são deliciosas pela variedade de frutas e doces, bem como os gelados.

 

Parti para mais uns dias em Cayo Coco. Este Cayo, é um dos maiores do arquipélago de Camagüey. Com 370 Km², é um esplêndido parque natural. Quase toda a sua superfície está coberta por bosques e tem 22 quilómetros de praia. Acede-se a Cayo Coco através de um pedraplano, construído sobre a água.

 

 

Um refúgio para descansar em harmonia com a natureza. Um autêntico paraíso, rodeado de águas cristalinas que nos convidam a mergulhar para ver belos cardumes.

 

 

Não é por acaso que se diz que a ilha Grande das Caraíbas é em si mesma dois paraísos, o imerso e o submerso. Aqui é facilitada a aprendizagem e a prática de mergulho, bem como o descobrimento de um mundo novo totalmente diferente e apaixonante. Durante todo o ano, os mares de Cuba mantêm uma visibilidade média horizontal de 40m, isto é, as melhores condições para o mergulho e a fotografia submarina.

 

 

De regresso a Portugal fazia sentido ouvir outros turistas dizer que era a terceira, quarta… vez que escolhiam o destino de Cuba para férias. 

 

 

Exibições: 1875

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Filipe Amorim em 5 Março 2011 às 11:41
Então, o que aconteceu?
Comentário de Maria Costa Domingues em 4 Março 2011 às 23:42
Também já apanhei um susto em Moçambique. No meio da selva. Mais uma vez, fui aventuras.
Comentário de Filipe Amorim em 4 Março 2011 às 23:33
Fico à espera dos teus próximos artigos para contares as tuas aventuras pelo mundo! ;-)
Comentário de Maria Costa Domingues em 4 Março 2011 às 23:29
Felizmente ... foi um experiência que me tornou mais cautelosa. Já fui mais de aventuras.
Comentário de Filipe Amorim em 4 Março 2011 às 23:11

Pois! Mas na altura não deve ter sido muito divertido! :-S Eu tenho muito respeito pela agua.. acho que, se de repente, perante um belo dia de férias, começa-se a voar num catamaran, acho que ficava com sequelas! lol

Mas ainda bem que correu tudo bem, e estás cá para contar a historia! Já dava uma belo documentário para o Discovery Channel! ;-)

Comentário de Maria Costa Domingues em 4 Março 2011 às 23:05
Sem dúvida. A situação foi caricata. O céu estava azul, o Sol brilhava, o mar convidava a passear.  De repente tudo mudou ... primeiro vieram os trovões, depois a chuva torrencial que fazia doer na pele, uma ventania, que as cadeiras na praia voavam . E nós, bem no meio do mar, três gatos pingados. Quando vejo as fotos rio sempre da situação.
Comentário de Filipe Amorim em 4 Março 2011 às 22:51
Bem, mais uma experiência única! Voar num catamaran perante um temporal! ...
Comentário de Maria Costa Domingues em 4 Março 2011 às 22:44
Por acaso fui em Setembro e apanhei bom tempo. Um temporal em Cayo Coco, mas nada de mais. O susto foi maior porque estava num catamaran que passou a avião!
Comentário de Filipe Amorim em 4 Março 2011 às 22:33
Interessante a cultura de Cuba, e o mais importante é que devemos ir entre Novembro a Abril, antes que comece a precipitação! :-) Gostei da origem da cozinha crioula e da preservação dos carros antigos desde 1959! Muito interessante! :-)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço