VIAGENS (lá fora): Rara Avis, uma experiência única!

O caminho antecipa, tal como num trailer, uma das melhores experiências de viagem da minha vida. Saímos da vila de Las Horquetas de Sarapiqui, às portas do Parque Nacional Braulio Carrillo, na Costa Rica.  Aqui, deixamos o excesso de bagagem e as pretensões citadinas, levamos apenas uma mochila bem protegida  da chuva e os 5 cinco sentidos em alerta.  

Calçamos botas altas de borracha. Sim, leram bem. Botas altas de borracha. E eu que pensava que uns chinelos de praia chegavam para qualquer país que abrace o mar das Caraíbas…

Espera-nos um tractor. Mas não era um tractor qualquer . Este “desfrutava” da  sombra de uma árvore carregada de carambolas enquanto aguardava que o grupo se vestisse a rigor para as horas e dias que se avizinham. Rodas gigantes e ainda sujas de lama levam-me a desconfiar da utilidade destas botas, 2 tamanhos acima!  A humidade corta a respiração e o coração pula com tudo o que me rodeia .

Iniciamos viagem . São apenas15Km mas que duram 3 longas horas por entre uma floresta densa e remota no interior costa-riquenho. Com solavancos constantes e fortes, vamos baloiçando ( e muitas vezes saltando) do banco corrido do tractor. Ao longo deste caminho longo de lama, pedras, declives, buracos,…o tractor é movido pela experiência dos seus condutores….Mas o imprevisto não deixa de ser a palavra de ordem,  sempre recebida com um sorriso. Chove, chove a cântaros como nunca vi chover. E percebemos o verdadeiro significado de “rainforest”. O tractor é  coberto por um oleado gigante aos retalhos : que não é mais do que os nossos impermeáveis, de diferentes cores e feitios, que todos vestimos na esperança vã de  nos mantermos secos. Tenho os olhos bem abertos tentando absorver cada gota desta folhagem, cada pedaço de terra, cada insecto diferente, cada tronco que se ergue na nossa direcção.

 

De repente, parámos. Mais uma vez e  apesar dos esforços de todos,  não é possível continuar viagem com todo o nosso peso. Não fazia ideia de quanto tempo faltava. Mas faltava muito. Saltámos todos do tractor e temos que seguir a pé pela floresta. “A pé?”, pensava eu. Olhava em meu redor e só via verde e tal como os arranha-céus nas cidades, este verde era alto, imponente e cobria tudo.

Andamos sem parar seguindo um dos ticos ( alcunha dada aos costa-riquenhos)  por entre trilhos feitos à medida e no momento. Respiro ofegante por entre a folhagem densa e quero correr porque a noite ameaça chegar em poucos minutos. Um passo em falso no caminho amolecido pelas chuvas fortes dos trópicos pode ser fatal. A cada minuto, mais deslumbrada por este manto verde e espesso. Oiço uivar, grunhir, zunir, rastejar…mas não sei de onde vêm os sons ou a que distância estão estes ecos da selva que sussurram à minha passagem.

Vislumbro na penumbra ao longe, um ponto de cor anil que parece aumentar na minha direcção. Fico imóvel.É gigante e transforma-se-num azul forte voando à minha volta. “É Morpho, a borboleta da floresta húmida”. Pousa na minha mão escondendo-a atrás das suas grandes asas cor de céu. Não consigo dizer uma palavra mas estou entupida de perguntas. As suas asas abrem e fecham esvoaçando qual bandeiras guias para o nosso caminho. Morpho é  apenas uma das guardiãs desta  Natureza, da verdadeira “Pura Vida”. Iremos encontrá-la muitas vezes ao longo da nossa viagem na Costa Rica.

Chegámos. É o coração de Rara Avis. Rara Avis Rainforest Lodge & Reserve. No meio da selva, longe de qualquer traço de civilização.”

 

 

Cabanas de madeira equipadas com o mínimo”…é o que diriam os  olhos urbanos pouco treinados.  A riqueza e a abundância são, contudo, evidentes a qualquer ser vivo.Não há electricidade nas cabanas onde dormimos. Apenas na área comum de convívio e refeições.

O luar ilumina a vegetação luxuriante. Não há sofás. Há redes que balouçam  com vista sobre as árvores. Não há sirenes, buzinas, multidão. Ouvem-se os cantos dos pássaros pela manhã, o zumbido de insectos luminosos ao entardecer, o rasto de todos os que fazem da selva a sua casa. À noite …o som da água que jorra sem parar torna-se ainda mais forte…ecoa por entre as madeiras e embala-nos o sono. Não tardava a descobrir…a cascata de Rara Avis.

 

Pela manhã e após um caminho improvisado por  troncos cortados e escorregadios pelo musgo,  envolta na mais densa vegetação, sou confrontados com esta oferenda da rainforest, a cascata de água límpida e fresca que cai numa baía paradisíaca protegida pela Natureza. O banho foi demorado como que num ritual tântrico onde queremos que o prazer nunca acabe.

 

A alegria de Rara Avis é contagiante. Juan Montoya dirige uma equipa de gente feliz, em perfeita comunhão com a Natureza, com sorrisos largos e que falam o  espanhol melodioso das Caraíbas.

Preparam refeições caseiras partilhadas por todos. No final das caminhadas na selva …da observação de aves ou mergulhos ... devoramos  as iguarias destes Chefs da Floresta e ficamos horas à conversa… com a  luz fraca de lanternas e tochas, um convite claro ao convívio e  troca de confidências.

A festa é improvisada ao som dos anos 80 e com cds antigos de Juan. Os viajantes dançam inebriados por este cheiro a terra molhada. Pela manhã, o cheiro a café parece atrair os colibris. Lindos e equilibristas batem asas com mestria para o pequeno almoço. É o amanhecer de Rara Avis.

Descubram a Costa Rica com a GAP ADVENTURES e

NÃO SE VÃO ARREPENDER . Rara Avis é apenas um dos muitos locais mágicos que vão descobrir em 16 dias de viagem!

http://www.gapadventures.com/trips/costa-rica-adventure/CRA/2011/ 

 

NOTA: Artigo publicado em Maio de 2011 e colocado novamente em destaque em Setembro de 2015

 

Exibições: 2886

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de manuela flaspoehler barreto em 5 Setembro 2012 às 14:28

Que sitio maravilhoso que deve ser este!

Vai fazer parte do meu Calendario de Viagens a nao perder, pelo que vi e li!

um Obrigada!

Comentário de manuela flaspoehler barreto em 5 Setembro 2012 às 14:28

Que sitio maravilhoso que deve ser este!

Vai fazer parte do meu Calendario de Viagens a nao perder, pelo que vi e li!

um Obrigada!

Comentário de Hotel La Palapa Ecolodge Resort em 3 Setembro 2012 às 17:53

Gostava de falar consigo pelo telefone.

Envie-me o seu telefone por mensagem para: mbraganca@lapalaparesort.com

Eu estou agora cá em Portugal: 964515188

Comentário de Hotel La Palapa Ecolodge Resort em 3 Setembro 2012 às 17:29

A parte da Costa Rica onde fica o La Palapa é sem duvida uma das mais preservada e onde existem ainda florestas tropicais verdadeiramente cheias de vida selvagem e florestas intocáveis.

No La Palapa o cliente acorda TODOS OS DIAS com o som dos tucanos, papagaios, periquitos e demais vida selvagem incluindo por vezes as araras vermelhas que nidificam nas florestas vizinhas e possivelmente dentro da floresta do próprio resort.

A loucura total é a TEMPERATURA DA AGUA DO MAR, que está sempre entre os 28 e 29º centigrados, que faz as delicias de qualquer ser mortal.

Agora imagine-se a beber uma agua do coco acabado de cair de um dos milhares coqueiros existentes por estas praias.

As actividades de outdoor são o máximo na Costa Rica, especialmente, o rafting, Canopy, bicicleta de montanha e tours a pé pelas florestas tropicais incluindo a observação as passaros destas florestas.

Uma visita a uma tribo índia e disfrutar da sua cultura e comprar algum do seu artesanato não deixa de ser uma grande atração cultural da Costa Rica.

Não posso deixar de mencionar a importância da pesca desportiva nestas paragens, que constitui uma das maiores atrações turísticas deste país aliado ao turismo ecologico.

Como se diz na Costa Rica.

Pura Vida . . . . e não é por acaso que a Costa Rica é considerado o país onde vive o povo mais feliz do mundo, em todos os estudos feitos até hoje, quer pelas Nações Unidas, quer pela Revista Forbes, quer por todas as instituições que se dedicam a fazer este tipo de estudo.

Para todos saberem:

A costa Rica tem um sistema de saúde idêntico em qualidade ao dos Estados Unidos da América.

Tem um sistema de ensino equivalente em termos de qualidade ao dos Estados Unidos da América.

Os índices de crime são os mais baixos de toda a América Latina.

O nível de vida é idêntico ao de Portugal.

As estradas são de boa qualidade.

Os melhores Eco Lodges do mundo encontram-se na Costa Rica.

Costa Rica é o país mais avançado num mundo em politicas de turismo ambiental.

Cerca de 25% do território da Costa Rica esta protegido por reservas naturais para a proteção da vida Selvagem e florestas tropicais.

A politica de preservação da natureza é considerado um assunto muito sério na Costa Rica, com leis duras para com aqueles que tentam violar o bem estar da natureza e das florestas tropicais.

A Costa Rica é considerada um dos melhores destinos do mundo para se viver, motivo pelo qual continua a ver ano após ano um fluxo de pessoas cada vez maior para viver grande parte do ano neste país com a sua reforma, adquirindo para o efeito uma casa para viver no paraíso.

A importação de um carro para a Costa Rica sofre de taxas akfandegarias muito altas de acordo com uma tabela oficial, que desmoraliza qualquer tipo de tentativa para um Europeu levar o seu próprio carro, caso esteja interessado em ir viver para a Costa Rica.

O preço da propriedade na Costa Rica pode ser considerada mais barata comparando com os níveis de Portugal, excluindo a capital San Jose, onde a propriedade em bairros de luxo atinge níveis muito altos.

O aluguer de uma casa na Costa Rica com 3 quartos perto das praias da Costa do Pacifico pode andar entre os $300 e os $500 (Dolares Americanos), por mês dependendo da localização e se tem ou não piscina.

Uma empregada domestica para todos os dias do mês pode ser facilmente encontrada, por valores mensais que rondam os $300 a $400.

O preço da gasolina é ligeiramente mais cara que o gasóleo, que anda por volta de $1.1 / por litro.

Os habitantes da Costa Rica não conhecem um bom pão, pois o único pão existente é o PANRICO.

A boa pastelaria é coisa que praticamente não existe, e a pouca que existe não se pode comparada com a de Portugal. (excelente investimento)

Peixe na Costa Rica, é de boa qualidade, mas os hipermercados só vendem filetes de peixe, e tudo sem cabeça.

A gastronomia da Costa Rica é pouco variada mas apetitosa, pelo que um bom restaurante português em qualquer lado da Costa Rica, é meio caminho para a riqueza.

Na Costa Rica esta vedado o trabalho a um estrangeiro a não ser que vá para a Costa Rica para criar a sua própria empresa. Só pode ter acesso ao trabalho aquele seja reconhecido pelo ministério da trabalho como um quadro importante para a empresa que o quer admitir, mas tem que ter essa autorização.

Todo o tipo de aquisição deve de envolver SEMPRE um bom advogado da Costa Rica, pois existem muitos de qualidade.


 

 

 

Comentário de Milene Cabral em 3 Setembro 2012 às 14:49

um Português na Costa Rica Manuel? que fantástico!!!! adorei o La Palapa!!! que sitio fantástico :)

espero um dia poder ir lá!

 

Comentário de Manuel Bragança em 3 Setembro 2012 às 13:39

Gostei muito dos comentarios que faz à Costa Rica.

A Costa Rica é sem duvida e sem favores um dos mais lindos e bem preservados países do nosso planeta com florestas e vida selvagem incriveis.

Eu sou proprietario do La Palapa um dos mais lindos Eco Resorts da Costa do Pacifico da Costa Rica, com praias paradisiacas e infindaveis florestas tropicais virgens.

Aqui estão alguns links do Hotel La Palapa Ecolodge Resort:

www.lapalaparesort.com
www.facebook.com/lapalapa.lodge
www.facebook.com/HotelLaPalapaEcolodgeResort
http://www.packforapurpose.org/docs/countries/costa-rica/hotel-la-p...

Espero que gostem.

 

Comentário de Luis Marques Cotonete em 20 Junho 2011 às 23:21
Que espetáculo Miléne,,, deve ser lindo
Comentário de carlos moreira em 18 Junho 2011 às 0:20
A Costa Rica tem uma selva espectacular, e encontrar, depois de uma boa caminhada, a cascata de água límpida e fresca que cai numa baía paradisíaca eu acho que melhor não há !
Comentário de Sonia Cabral em 17 Junho 2011 às 23:56
Realmente a Costa Rica é uma autentica caixinha de surpresas! conheço várias pessoas que ja la foram e voltam todas completamente maravilhadas! E nao falam de outra coisa durante no mínimo uma semana!!!! Acho que vale mesmo o investimento de lá ir!
Comentário de Arminda Cabral em 17 Junho 2011 às 21:42
Leva-nos a conhecer os mais belos lugares do nosso planeta....

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço